Conhecimento do profissional de educação física frente à atuação com portadores de diabetes mellitus nas academias de ginástica de Fortaleza, CE
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16717 |
Resumo: | O objetivo foi avaliar o conhecimento do Profissional de Educação Física frente à atuação com diabéticos nas academias de ginástica de Fortaleza, CE. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, descritivo e transversal, tendo sido conduzido nas academias de ginástica cadastradas no Conselho Regional de Educação Física - CREF-5. Participaram 400 profissionais cadastrados no Conselho Regional de Educação Física - CREF- 5 que atuavam nas 84 academias de ginástica do Município de Fortaleza-CE. Foi utilizado um questionário sobre o conhecimento de critérios diagnósticos de diabetes, valor da glicemia em jejum, cuidados para a prática de atividade física e recomendações para adquirir um melhor controle do diabetes. Dos 400, 265 (66,3%) atuavam com diabéticos, sendo que 182 (68,7%) não sabiam informar os valores glicemicos para considerar um aluno diabético e 52 (19,6%) não sabiam as situações que contra-indicavam o exercício físico e nem as recomendações que esses alunos deveriam receber. A maioria (75%) não realizava o monitoramento glicêmico. Os profissionais de Educação Física ainda possuem conhecimentos insuficientes para exercer a boa prática profissional com diabéticos. |
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Conhecimento do profissional de educação física frente à atuação com portadores de diabetes mellitus nas academias de ginástica de Fortaleza, CE Knowledge of physical education professionals when dealing with persons with diabetes mellitus in the gyms in the city of Fortaleza, CE Doença crônica-degenerativaConhecimentoEducação em saúdeAtividade físicaChronic disease-degenerativeKnowledgeHealth educationPhysical activity O objetivo foi avaliar o conhecimento do Profissional de Educação Física frente à atuação com diabéticos nas academias de ginástica de Fortaleza, CE. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, descritivo e transversal, tendo sido conduzido nas academias de ginástica cadastradas no Conselho Regional de Educação Física - CREF-5. Participaram 400 profissionais cadastrados no Conselho Regional de Educação Física - CREF- 5 que atuavam nas 84 academias de ginástica do Município de Fortaleza-CE. Foi utilizado um questionário sobre o conhecimento de critérios diagnósticos de diabetes, valor da glicemia em jejum, cuidados para a prática de atividade física e recomendações para adquirir um melhor controle do diabetes. Dos 400, 265 (66,3%) atuavam com diabéticos, sendo que 182 (68,7%) não sabiam informar os valores glicemicos para considerar um aluno diabético e 52 (19,6%) não sabiam as situações que contra-indicavam o exercício físico e nem as recomendações que esses alunos deveriam receber. A maioria (75%) não realizava o monitoramento glicêmico. Os profissionais de Educação Física ainda possuem conhecimentos insuficientes para exercer a boa prática profissional com diabéticos. The objective of this study was to evaluate the knowledge of the Physical Education Professionals when dealing with Diabetes Mellitus patients in the gyms and health clubs of Fortaleza, CE. This was a quantitative, descriptive and transversal study conducted in gyms registered at the Regional Physical Education Council - CREF-5. Four hundred Physical Education profissionals, registered at the CREF, whom were working at 84 gyms in the city of Fortaleza-CE, answered a questionnaire about their knowledge of diagnostic criteria, glycemic levels, and physical activity and guidelines. Two hundred profissionals (66.3%) worked with diabetes patients, being that 182 (68.7%) were not able to describe the glicemic values and 52 (19.6%) did not know the physical activity guidelines for these patients. Most of the professionals (75%) did not use routine monitoring. The Physical Education professionals in the Fortaleza city still possess insufficient knowledge to effectively prescribe exercise for diabetes patients. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1671710.1590/S1807-55092009000200004Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 23 n. 2 (2009); 135-142 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 23 Núm. 2 (2009); 135-142 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 23 No. 2 (2009); 135-142 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16717/18430Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Luciana ZaranzaSpinato, Itana LisaneSilva, Carlos Antonio Bruno daSantos, Zélia Maria de Souza AraújoPinheiro, Mônica Helena Neves PereiraMontenegro Júnior, Renan Magalhães2012-05-22T12:32:54Zoai:revistas.usp.br:article/16717Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:32:54Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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