Validação de um instrumento para avaliação qualitativa do nado “Crawl”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gollegã, Daniel Guedes
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Oliveira, Thiago Augusto Costa de, Freudenheim, Andrea Michele, Madureira, Fabrício, Rodrigues, Henrique França, Dubas, João Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16702
Resumo: A carência de instrumentos de avaliação do nado “Crawl”, com base nos pressupostos recentes sobre eficiência técnica e variedade de estilos para um único nado, tem dificultado o trabalho de profissionais, bem como, a utilização deste nado no desenvolvimento de pesquisas na área de comportamento motor. O objetivo deste estudo foi propor e validar um instrumento de avaliação qualitativa do nado “Crawl”. Para isto, foi elaborada uma lista de proficiência com os erros mais frequentes, classificados segundo os subcomponentes do nado em 12 categorias. Para efetuar a validação do instrumento, sete crianças (quatro do sexo masculino e três do sexo feminino) praticantes de natação há pelo menos um ano e com idade média de 10,5 e desvio-padrão de ± 2 anos, que tiveram seus deslocamentos filmados (imagens aérea e subaquática). Três especialistas em Natação competitiva, com formação acadêmica, avaliaram o conteúdo da lista de checagem e participaram da determinação das correlações intra e interavaliadores. Os resultados mostraram que o conteúdo da lista apresentou clareza e pertinência técnica satisfatórias e boa aplicabilidade. Quanto à consistência e reprodutibilidade, pode-se inferir que a lista de checagem é adequada em virtude de a correlação intra-avaliador ter ficado entre 0,83 e 1,0 sendo que 91% das correlações estiveram acima de 0,9. Já a correlação interavaliador ficou entre 0,50 e 1,0 com 90% das correlações mantendo-se acima de 0,9. Sendo assim, a lista de checagem para avaliação do nível de proficiência do nado proposta é válida e considera diferenças individuais, magnitude e o significado do erro.
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