Validação de um instrumento para avaliação qualitativa do nado “Crawl”
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16702 |
Resumo: | A carência de instrumentos de avaliação do nado “Crawl”, com base nos pressupostos recentes sobre eficiência técnica e variedade de estilos para um único nado, tem dificultado o trabalho de profissionais, bem como, a utilização deste nado no desenvolvimento de pesquisas na área de comportamento motor. O objetivo deste estudo foi propor e validar um instrumento de avaliação qualitativa do nado “Crawl”. Para isto, foi elaborada uma lista de proficiência com os erros mais frequentes, classificados segundo os subcomponentes do nado em 12 categorias. Para efetuar a validação do instrumento, sete crianças (quatro do sexo masculino e três do sexo feminino) praticantes de natação há pelo menos um ano e com idade média de 10,5 e desvio-padrão de ± 2 anos, que tiveram seus deslocamentos filmados (imagens aérea e subaquática). Três especialistas em Natação competitiva, com formação acadêmica, avaliaram o conteúdo da lista de checagem e participaram da determinação das correlações intra e interavaliadores. Os resultados mostraram que o conteúdo da lista apresentou clareza e pertinência técnica satisfatórias e boa aplicabilidade. Quanto à consistência e reprodutibilidade, pode-se inferir que a lista de checagem é adequada em virtude de a correlação intra-avaliador ter ficado entre 0,83 e 1,0 sendo que 91% das correlações estiveram acima de 0,9. Já a correlação interavaliador ficou entre 0,50 e 1,0 com 90% das correlações mantendo-se acima de 0,9. Sendo assim, a lista de checagem para avaliação do nível de proficiência do nado proposta é válida e considera diferenças individuais, magnitude e o significado do erro. |
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Validação de um instrumento para avaliação qualitativa do nado “Crawl” Validation of an instrument for qualitative evaluation of the Crawl stroke NataçãoCrawlComportamento MotorSwimmingCrawlMotor behavior A carência de instrumentos de avaliação do nado “Crawl”, com base nos pressupostos recentes sobre eficiência técnica e variedade de estilos para um único nado, tem dificultado o trabalho de profissionais, bem como, a utilização deste nado no desenvolvimento de pesquisas na área de comportamento motor. O objetivo deste estudo foi propor e validar um instrumento de avaliação qualitativa do nado “Crawl”. Para isto, foi elaborada uma lista de proficiência com os erros mais frequentes, classificados segundo os subcomponentes do nado em 12 categorias. Para efetuar a validação do instrumento, sete crianças (quatro do sexo masculino e três do sexo feminino) praticantes de natação há pelo menos um ano e com idade média de 10,5 e desvio-padrão de ± 2 anos, que tiveram seus deslocamentos filmados (imagens aérea e subaquática). Três especialistas em Natação competitiva, com formação acadêmica, avaliaram o conteúdo da lista de checagem e participaram da determinação das correlações intra e interavaliadores. Os resultados mostraram que o conteúdo da lista apresentou clareza e pertinência técnica satisfatórias e boa aplicabilidade. Quanto à consistência e reprodutibilidade, pode-se inferir que a lista de checagem é adequada em virtude de a correlação intra-avaliador ter ficado entre 0,83 e 1,0 sendo que 91% das correlações estiveram acima de 0,9. Já a correlação interavaliador ficou entre 0,50 e 1,0 com 90% das correlações mantendo-se acima de 0,9. Sendo assim, a lista de checagem para avaliação do nível de proficiência do nado proposta é válida e considera diferenças individuais, magnitude e o significado do erro. The lack of instruments to evaluate the crawl stroke, based on recent assumptions regarding technical efficiency and range of styles for a single stroke, has posed difficulties to both swimming coaches and motor behavior researchers. The objective of this study was to propose and validate an instrument for evaluating Crawl stroke qualitatively. A proficiency list with the most frequent technical errors was elaborated, ranked according to the sub-components of the stroke in twelve categories. In order to perform the validation of the instrument, seven childrens (four boys and three girls), with at least one year of swimming experience and age of 10.5 (±2) years, had their displacements videotaped (above and underwater). Three competitive swimming experts, with academic graduation, evaluated the content of the checklist. Then, intra- and inter-examiners correlations were determined. The results confirmed that the content of the list showed clarity and satisfactory technical pertinence and good applicability. As for consistency and reproducibility, it is possible to infer that the checklist is adequate since the intra-examiner correlation was between 0.83 and 1.0 and 91% of the correlations were above 0.9. The inter-examiner correlation, on the other hand, was between 0.50 and 1.0 with 90% of the correlation above 0.9. Thus, the checklist used to evaluate the proficiency level for the proposed stroke seems to be valid and to take into account individual differences, magnitude and meaning of the technical erros. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1670210.1590/S1807-55092008000400004Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 22 n. 4 (2008); 273-284 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 22 Núm. 4 (2008); 273-284 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 22 No. 4 (2008); 273-284 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16702/18415Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessGollegã, Daniel GuedesOliveira, Thiago Augusto Costa deFreudenheim, Andrea MicheleMadureira, FabrícioRodrigues, Henrique FrançaDubas, João Paulo2012-05-22T12:31:25Zoai:revistas.usp.br:article/16702Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:31:25Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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