O desafio da informação longitudinal: um "passeio guiado" sobre modelação hierárquica, "tracking" e informação omissa com um conjunto de dados do estudo de Muzambinho
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16777 |
Resumo: | O grande propósito deste texto é apresentar um tutorial para investigadores das Ciências do Desporto e da Educação Física acerca dos desafios que se colocam quando se analisa informação longitudinal. A partir de um exemplo com dados reais do estudo longitudinal-misto de Muzambinho percorrem-se três avenidas de preocupações: 1) a construção de um discurso desenvolvimentista com base na modelação hierárquica; 2) a apresentação de duas soluções para lidar com informação omissa; 3) a pesquisa sobre a estabilidade das diferenças interindividuais nas mudanças intraindividuais (i.e., do "tracking"). Em cada uma dessas avenidas são lançadas questões cujas soluções são sempre acompanhadas de leituras dos principais resultados dos distintos programas estatísticos utilizados. |
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O desafio da informação longitudinal: um "passeio guiado" sobre modelação hierárquica, "tracking" e informação omissa com um conjunto de dados do estudo de Muzambinho The challenge of longitudinal information: a "guided tour" on hierarchical modeling, tracking and missing information with a set of data from Muzambinho study Modelação hierárquicaDados omissosTrackingHierarchical modelingMissing dataTracking O grande propósito deste texto é apresentar um tutorial para investigadores das Ciências do Desporto e da Educação Física acerca dos desafios que se colocam quando se analisa informação longitudinal. A partir de um exemplo com dados reais do estudo longitudinal-misto de Muzambinho percorrem-se três avenidas de preocupações: 1) a construção de um discurso desenvolvimentista com base na modelação hierárquica; 2) a apresentação de duas soluções para lidar com informação omissa; 3) a pesquisa sobre a estabilidade das diferenças interindividuais nas mudanças intraindividuais (i.e., do "tracking"). Em cada uma dessas avenidas são lançadas questões cujas soluções são sempre acompanhadas de leituras dos principais resultados dos distintos programas estatísticos utilizados. The main aim of this study is to present a tutorial to Sport Sciences and Physical Education researchers when facing challenges emerging from longitudinal data analysis. Based on a real data set from Muzambinho mixed-longitudinal study, we shall deal with three main concerns: 1) to build a developmental view based on hierarchical or multilevel modeling; 2) to present two solutions to the missing data problem; 3) to search for stability of interindividual differences in intraindividual change (i.e., tracking). In each of these main issues questions will be asked whose answers will be presented alongside with main results coming from different statistical softwares used. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1677710.1590/S1807-55092010000300012Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 24 n. 3 (2010); 413-431 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 24 Núm. 3 (2010); 413-431 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 24 No. 3 (2010); 413-431 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16777/18490Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia, José António RibeiroBasso, LucianoOliveira, Jorge Alberto deForjaz, Cláudia Lúcia de MoraesPrista, AntónioTani, Go2012-05-22T12:43:09Zoai:revistas.usp.br:article/16777Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:43:09Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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