O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lousada, Eliane Gouvea
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Emily Caroline, Dias, Ana Paula Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/166748
Resumo: No contexto da internacionalização das pesquisas nas universidades, este artigo apresenta parte dos resultados de um curso sobre o ensino de gêneros textuais da esfera acadêmica em francês. Com base nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo, nos aportes sobre o Letramento Acadêmico e em considerações sobre o plurilinguismo na ciência, o estudo analisou o material didático proposto e as apresentações orais dos alunos através de uma abordagem comparativa entre produção intermediária e produção final. Os resultados revelam um desenvolvimento das capacidades de linguagem dos estudantes e uma consequente contribuição para o Letramento Acadêmico em francês, visando a construir uma ciência plurilíngue.
id USP-36_345c1e0f7ce59d832b9175c235e91c85
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/166748
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciênciaThe Teaching of Oral Presentation in French and its Contribution to Academic Literacy and to The Multilingualism in ScienceAcademic LiteracyTextual GenresMultilingualismOral ProductionForeign Languagesletramento acadêmicogêneros textuaisplurilinguismoprodução orallíngua estrangeiraNo contexto da internacionalização das pesquisas nas universidades, este artigo apresenta parte dos resultados de um curso sobre o ensino de gêneros textuais da esfera acadêmica em francês. Com base nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo, nos aportes sobre o Letramento Acadêmico e em considerações sobre o plurilinguismo na ciência, o estudo analisou o material didático proposto e as apresentações orais dos alunos através de uma abordagem comparativa entre produção intermediária e produção final. Os resultados revelam um desenvolvimento das capacidades de linguagem dos estudantes e uma consequente contribuição para o Letramento Acadêmico em francês, visando a construir uma ciência plurilíngue.In the context of research internationalization at universities, this article presents part of the results of a course upon the teaching of textual genres of the academic sphere in the French language. Based on the theoretical framework of the Sociodiscursive Interactionism, on the contributions of the Academic Literacy and on the discussions about multilingualism in science, the study analyzes the didactic material and the student’s oral presentations using a comparative approach between the intermediate and the final productions. The results reported a development of students’ language abilities and a consequent contribution to the Academic Literacy in the French Language, in order to build a multilingual science.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2020-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/16674810.11606/issn.2236-4242.v33i2p161-188Linha D'Água; v. 33 n. 2 (2020): Gêneros, tecnologia e multimodalidade: perspectivas para o ensino-aprendizagem de línguas e para a formação de professores; 161-1882236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/166748/162692https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/166748/170462Copyright (c) 2020 Linha D'Águahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLousada, Eliane GouveaSilva, Emily CarolineDias, Ana Paula Silva2022-03-25T13:42:18Zoai:revistas.usp.br:article/166748Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:55.520191Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência
The Teaching of Oral Presentation in French and its Contribution to Academic Literacy and to The Multilingualism in Science
title O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência
spellingShingle O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência
Lousada, Eliane Gouvea
Academic Literacy
Textual Genres
Multilingualism
Oral Production
Foreign Languages
letramento acadêmico
gêneros textuais
plurilinguismo
produção oral
língua estrangeira
title_short O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência
title_full O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência
title_fullStr O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência
title_full_unstemmed O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência
title_sort O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência
author Lousada, Eliane Gouvea
author_facet Lousada, Eliane Gouvea
Silva, Emily Caroline
Dias, Ana Paula Silva
author_role author
author2 Silva, Emily Caroline
Dias, Ana Paula Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lousada, Eliane Gouvea
Silva, Emily Caroline
Dias, Ana Paula Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Academic Literacy
Textual Genres
Multilingualism
Oral Production
Foreign Languages
letramento acadêmico
gêneros textuais
plurilinguismo
produção oral
língua estrangeira
topic Academic Literacy
Textual Genres
Multilingualism
Oral Production
Foreign Languages
letramento acadêmico
gêneros textuais
plurilinguismo
produção oral
língua estrangeira
description No contexto da internacionalização das pesquisas nas universidades, este artigo apresenta parte dos resultados de um curso sobre o ensino de gêneros textuais da esfera acadêmica em francês. Com base nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo, nos aportes sobre o Letramento Acadêmico e em considerações sobre o plurilinguismo na ciência, o estudo analisou o material didático proposto e as apresentações orais dos alunos através de uma abordagem comparativa entre produção intermediária e produção final. Os resultados revelam um desenvolvimento das capacidades de linguagem dos estudantes e uma consequente contribuição para o Letramento Acadêmico em francês, visando a construir uma ciência plurilíngue.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/166748
10.11606/issn.2236-4242.v33i2p161-188
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/166748
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v33i2p161-188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/166748/162692
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/166748/170462
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Linha D'Água
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Linha D'Água
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 33 n. 2 (2020): Gêneros, tecnologia e multimodalidade: perspectivas para o ensino-aprendizagem de línguas e para a formação de professores; 161-188
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221894563069952