Uma coleção de arquitetura moderna: imagem e narratividade no catálogo latino-americano de Henry-Russell Hitchcock (1955)1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Claudia Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anais do Museu Paulista (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/182082
Resumo: Os edifícios são colecionáveis? Houve quem colecionasse projetos, como o casal Tremaine, para quem Niemeyer e Johnson projetaram casas nunca construídas; certas exposições incorporaram protótipos arquitetônicos, como a casa que Breuer levantou no jardim do MoMAem 1949. Mas na grande maioria das vezes, as obras de arquitetura entram nos museus e na historiografia através de algo que as representa. Essas representações – fotografias, desenhos – geralmente compõem catálogos que, de certa maneira, desfrutam de uma vida independentedas exposições que os originaram e superam-nas em longevidade. Latin American Architecture since 1945, catálogo decorrente da exposição homônima organizada por Henry-Russell Hitchcock para o MoMA em 1955, é hoje amplamente reconhecido como peça fundamental na construção historiográfica da arquitetura moderna latino-americana, bem como o BrazilBuilds de Philip Goodwin (1943). Os catálogos de arquitetura são produtos bibliográficos onde as imagens têm papel preponderante sobre os textos. Entram na categoria da coleção de figuras ou do álbum fotográfico. Contudo, não obstante a prioridade da imagem sobre a palavra, o catálogo constitui, também, uma narrativa. O objetivo deste texto é interrogar acondição narrativa própria do catálogo como coleção de arquitetura, como álbum fotográfico, em suas correlações com os métodos da historiografia e com a formação do conceito de arquitetura moderna, através de Latin American Architecture since 1945.
id USP-37_ab1d59250bef81d3f44c1670fa7de932
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/182082
network_acronym_str USP-37
network_name_str Anais do Museu Paulista (Online)
repository_id_str
spelling Uma coleção de arquitetura moderna: imagem e narratividade no catálogo latino-americano de Henry-Russell Hitchcock (1955)1A modern architecture collection: Image and narrativity in Henry-Russell Hitchcock’s catalog on Latin America (1955)ColeçãoNarrativaArquitetura modernaAmérica LatinaCollectionNarrativeModern architectureLatin AmericaOs edifícios são colecionáveis? Houve quem colecionasse projetos, como o casal Tremaine, para quem Niemeyer e Johnson projetaram casas nunca construídas; certas exposições incorporaram protótipos arquitetônicos, como a casa que Breuer levantou no jardim do MoMAem 1949. Mas na grande maioria das vezes, as obras de arquitetura entram nos museus e na historiografia através de algo que as representa. Essas representações – fotografias, desenhos – geralmente compõem catálogos que, de certa maneira, desfrutam de uma vida independentedas exposições que os originaram e superam-nas em longevidade. Latin American Architecture since 1945, catálogo decorrente da exposição homônima organizada por Henry-Russell Hitchcock para o MoMA em 1955, é hoje amplamente reconhecido como peça fundamental na construção historiográfica da arquitetura moderna latino-americana, bem como o BrazilBuilds de Philip Goodwin (1943). Os catálogos de arquitetura são produtos bibliográficos onde as imagens têm papel preponderante sobre os textos. Entram na categoria da coleção de figuras ou do álbum fotográfico. Contudo, não obstante a prioridade da imagem sobre a palavra, o catálogo constitui, também, uma narrativa. O objetivo deste texto é interrogar acondição narrativa própria do catálogo como coleção de arquitetura, como álbum fotográfico, em suas correlações com os métodos da historiografia e com a formação do conceito de arquitetura moderna, através de Latin American Architecture since 1945.Are buildings collectible? Some people collected projects, like the Tremaine couple, for whom Niemeyer and Johnson designed houses that they never built; some exhibitions incorporated architectural prototypes, such as the house installed by Breuer in MoMA’s garden in 1949. But in most cases, works of architecture enter museums (and historiography) by theirrepresentations. These representations – photographs, drawings – usually compose catalogsthat, in a way, enjoy a life independent from their exhibitions of origin, whose longevity they surpass. Latin American Architecture Since 1945, the catalog of the homonymous exhibition organized by Henry-Russell Hitchcock for MoMA in 1955, is now widely recognized as acentral piece in the historiographical construction of Latin American modern architecture, like Brazil Builds by Philip Goodwin (1943). Architectural catalogs are bibliographic products where pictures have a predominant role over texts. They fall into the category of the picture collection, or the photographic album. But despite the priority of image over word, the catalog is also a narrative. The purpose of this text is to examine the intrinsic narrative condition of the catalog as a photographic album and as an architecture collection, in its correlations with the historiographic methods and with the formation of the modern architecture concept, by usingLatin American Architecture Since 1945.Universidade de São Paulo. Museu Paulista2021-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/18208210.1590/1982-02672021v29e62Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 29 (2021); 1-531982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/182082/178261Copyright (c) 2021 Claudia Costa Cabralhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Claudia Costa2021-12-14T10:55:03Zoai:revistas.usp.br:article/182082Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2021-12-14T10:55:03Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma coleção de arquitetura moderna: imagem e narratividade no catálogo latino-americano de Henry-Russell Hitchcock (1955)1
A modern architecture collection: Image and narrativity in Henry-Russell Hitchcock’s catalog on Latin America (1955)
title Uma coleção de arquitetura moderna: imagem e narratividade no catálogo latino-americano de Henry-Russell Hitchcock (1955)1
spellingShingle Uma coleção de arquitetura moderna: imagem e narratividade no catálogo latino-americano de Henry-Russell Hitchcock (1955)1
Cabral, Claudia Costa
Coleção
Narrativa
Arquitetura moderna
América Latina
Collection
Narrative
Modern architecture
Latin America
title_short Uma coleção de arquitetura moderna: imagem e narratividade no catálogo latino-americano de Henry-Russell Hitchcock (1955)1
title_full Uma coleção de arquitetura moderna: imagem e narratividade no catálogo latino-americano de Henry-Russell Hitchcock (1955)1
title_fullStr Uma coleção de arquitetura moderna: imagem e narratividade no catálogo latino-americano de Henry-Russell Hitchcock (1955)1
title_full_unstemmed Uma coleção de arquitetura moderna: imagem e narratividade no catálogo latino-americano de Henry-Russell Hitchcock (1955)1
title_sort Uma coleção de arquitetura moderna: imagem e narratividade no catálogo latino-americano de Henry-Russell Hitchcock (1955)1
author Cabral, Claudia Costa
author_facet Cabral, Claudia Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Claudia Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Coleção
Narrativa
Arquitetura moderna
América Latina
Collection
Narrative
Modern architecture
Latin America
topic Coleção
Narrativa
Arquitetura moderna
América Latina
Collection
Narrative
Modern architecture
Latin America
description Os edifícios são colecionáveis? Houve quem colecionasse projetos, como o casal Tremaine, para quem Niemeyer e Johnson projetaram casas nunca construídas; certas exposições incorporaram protótipos arquitetônicos, como a casa que Breuer levantou no jardim do MoMAem 1949. Mas na grande maioria das vezes, as obras de arquitetura entram nos museus e na historiografia através de algo que as representa. Essas representações – fotografias, desenhos – geralmente compõem catálogos que, de certa maneira, desfrutam de uma vida independentedas exposições que os originaram e superam-nas em longevidade. Latin American Architecture since 1945, catálogo decorrente da exposição homônima organizada por Henry-Russell Hitchcock para o MoMA em 1955, é hoje amplamente reconhecido como peça fundamental na construção historiográfica da arquitetura moderna latino-americana, bem como o BrazilBuilds de Philip Goodwin (1943). Os catálogos de arquitetura são produtos bibliográficos onde as imagens têm papel preponderante sobre os textos. Entram na categoria da coleção de figuras ou do álbum fotográfico. Contudo, não obstante a prioridade da imagem sobre a palavra, o catálogo constitui, também, uma narrativa. O objetivo deste texto é interrogar acondição narrativa própria do catálogo como coleção de arquitetura, como álbum fotográfico, em suas correlações com os métodos da historiografia e com a formação do conceito de arquitetura moderna, através de Latin American Architecture since 1945.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/182082
10.1590/1982-02672021v29e62
url https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/182082
identifier_str_mv 10.1590/1982-02672021v29e62
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/182082/178261
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Claudia Costa Cabral
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Claudia Costa Cabral
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Museu Paulista
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Museu Paulista
dc.source.none.fl_str_mv Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 29 (2021); 1-53
1982-0267
0101-4714
reponame:Anais do Museu Paulista (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Anais do Museu Paulista (Online)
collection Anais do Museu Paulista (Online)
repository.name.fl_str_mv Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||anaismp@usp.br
_version_ 1800222817387544576