A sacralização do feminino nas imagens marianas de marfim
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anais do Museu Paulista (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/126850 |
Resumo: | Nos espaços coloniais do Império português, em seus contextos de encontros e confrontos, nos desafios da alteridade, a experiência intercultural pode ser identificada nas diversidades das iconografias religiosas. Neste artigo observa-se a sacralização do feminino, que, se para o Projeto da Conquista teve em Maria a imagem e o modelo de mulher segundo a fé católica, ambiguamente, em suas representações, vestígios técnicos, estéticos e míticos, aproximou a Mãe de Jesus de divindades femininas de devocional equivalência, de outras matrizes das sociedades colonizadas, conforme se pode comparar na Índia portuguesa. A imaginária mariana em marfim, produzida nesta que foi uma matéria-prima símbolo de prestígio e de grande valor comercial, denota as tensões do poder além da polarização e do subjugo do império. |
id |
USP-37_efef4bc09a9f85508fe3fe2dd8f1bb63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/126850 |
network_acronym_str |
USP-37 |
network_name_str |
Anais do Museu Paulista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A sacralização do feminino nas imagens marianas de marfimThe feminine sanctification in ivory images of Mary, mother of JesusNos espaços coloniais do Império português, em seus contextos de encontros e confrontos, nos desafios da alteridade, a experiência intercultural pode ser identificada nas diversidades das iconografias religiosas. Neste artigo observa-se a sacralização do feminino, que, se para o Projeto da Conquista teve em Maria a imagem e o modelo de mulher segundo a fé católica, ambiguamente, em suas representações, vestígios técnicos, estéticos e míticos, aproximou a Mãe de Jesus de divindades femininas de devocional equivalência, de outras matrizes das sociedades colonizadas, conforme se pode comparar na Índia portuguesa. A imaginária mariana em marfim, produzida nesta que foi uma matéria-prima símbolo de prestígio e de grande valor comercial, denota as tensões do poder além da polarização e do subjugo do império.In a context permeated by conflicts, among the challenge of otherness, intercultural experiences can be identified in the colonial Portuguese Empire environment through the variety of religious iconography. In this paper, our aim is to analyze the feminine sanctification under two perspectives: if, in one hand, Mary was in the Conquer Project both the paradigm and model of woman according to the catholic doctrine, on the other, ambiguously, in its representation and technical, aesthetic and mythic traces, the Mother of Jesus was compared to female deities from religious matrices belonged to other colonized societies, as seen in the Portuguese India. Produced with ivory, symbol of prestige and great commercial value, the images of Mary represent the tensions for power beyond the polarization and the control of the Portuguese Empire.Universidade de São Paulo. Museu Paulista2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/12685010.1590/1982-02672016v24n0310Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 24 n. 3 (2016); 299-3141982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/126850/123822Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Materialinfo:eu-repo/semantics/openAccessLúzio, Jorge2021-06-08T13:08:09Zoai:revistas.usp.br:article/126850Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2021-06-08T13:08:09Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sacralização do feminino nas imagens marianas de marfim The feminine sanctification in ivory images of Mary, mother of Jesus |
title |
A sacralização do feminino nas imagens marianas de marfim |
spellingShingle |
A sacralização do feminino nas imagens marianas de marfim Lúzio, Jorge |
title_short |
A sacralização do feminino nas imagens marianas de marfim |
title_full |
A sacralização do feminino nas imagens marianas de marfim |
title_fullStr |
A sacralização do feminino nas imagens marianas de marfim |
title_full_unstemmed |
A sacralização do feminino nas imagens marianas de marfim |
title_sort |
A sacralização do feminino nas imagens marianas de marfim |
author |
Lúzio, Jorge |
author_facet |
Lúzio, Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lúzio, Jorge |
description |
Nos espaços coloniais do Império português, em seus contextos de encontros e confrontos, nos desafios da alteridade, a experiência intercultural pode ser identificada nas diversidades das iconografias religiosas. Neste artigo observa-se a sacralização do feminino, que, se para o Projeto da Conquista teve em Maria a imagem e o modelo de mulher segundo a fé católica, ambiguamente, em suas representações, vestígios técnicos, estéticos e míticos, aproximou a Mãe de Jesus de divindades femininas de devocional equivalência, de outras matrizes das sociedades colonizadas, conforme se pode comparar na Índia portuguesa. A imaginária mariana em marfim, produzida nesta que foi uma matéria-prima símbolo de prestígio e de grande valor comercial, denota as tensões do poder além da polarização e do subjugo do império. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/126850 10.1590/1982-02672016v24n0310 |
url |
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/126850 |
identifier_str_mv |
10.1590/1982-02672016v24n0310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/126850/123822 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Museu Paulista |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Museu Paulista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 24 n. 3 (2016); 299-314 1982-0267 0101-4714 reponame:Anais do Museu Paulista (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Anais do Museu Paulista (Online) |
collection |
Anais do Museu Paulista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||anaismp@usp.br |
_version_ |
1800222816291782656 |