Estudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-paciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sadala, Maria Lúcia Araújo
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1154
Resumo: O estudo tem o objetivo de analisar a ansiedade como variável na comunicação de alunas de graduação em enfermagem ao prestarem assistência aos pacientes. Os dados foram obtidos pela pesquisadora através da observação participante, estratégia que se constituiu simultaneamente de três procedimentos: registro das interações aluno-paciente pela pesquisadora, registro das mesmas pelos alunos e entrevistas dos alunos pela pesquisadora imediatamente após os dois primeiros procedimentos. A população da pesquisa constituiu-se de 10 alunos de enfermagem , acompanhados durante atividades de estágios curriculares nos 3°, 4° e 6° semestre do curso. A ansiedade, tanto dos alunos como dos pacientes, aparece como variável interferindo no uso da comunicação terapêutica pelos alunos.
id USP-38_20f54311de9e83d6852375da0fff24a2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1154
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Estudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-pacienteA study of anxiety as a variablein the student-patient relationshipEstudio de la ansiedad como variable en el relacionamiento alumnos y pacientesanxietytherapeutic communicationansiedadcomunicación terapéuticaansiedadecomunicação terapêuticaO estudo tem o objetivo de analisar a ansiedade como variável na comunicação de alunas de graduação em enfermagem ao prestarem assistência aos pacientes. Os dados foram obtidos pela pesquisadora através da observação participante, estratégia que se constituiu simultaneamente de três procedimentos: registro das interações aluno-paciente pela pesquisadora, registro das mesmas pelos alunos e entrevistas dos alunos pela pesquisadora imediatamente após os dois primeiros procedimentos. A população da pesquisa constituiu-se de 10 alunos de enfermagem , acompanhados durante atividades de estágios curriculares nos 3°, 4° e 6° semestre do curso. A ansiedade, tanto dos alunos como dos pacientes, aparece como variável interferindo no uso da comunicação terapêutica pelos alunos.The aim of this study was to analyze the anxiety as a variable in the nursing students communication with patients. Data was obtained through interviews, reports and observations of 10 students during 3 moments: 3th, 4th, and 6th, periods of undergraduate nursing course. Both students and patients anxiety was identified as a variable that interfered in the use of the therapeutic communication by the students.El estudio tiene por objetivo el análisis de la ansiedad como variable en la comunicación de los alumnos de graduación de enfermería, en actividades relacionadas a cuidados de pacientes. Los datos fueron obtenidos a partir de la observación participante, estrategia esta que constituida por tres procedimientos simultáneos: registro por la investigadora de las interacciones entre alumnos y pacientes; registro por los alumnos de esas mismas interacciones y entre vista de los alumnos por la autora mediatamente después de los dos primeros procedimientos. La populación se constituyó de 10 alumnos de enfermería acompañados durante sus actividades prácticas curriculares en los 3°, 4° e 6° semestres del curso básico (enfermería). La ansiedad de los estudiantes como la de los pacientes , aparece como variable interferente en el uso de la comunicación terapéutica entre ellos.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1994-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/115410.1590/S0104-11691994000200003Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 2 n. 2 (1994); 21-35Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 2 Núm. 2 (1994); 21-35Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 2 No. 2 (1994); 21-351518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1154/1172Sadala, Maria Lúcia Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-24T19:16:11Zoai:revistas.usp.br:article/1154Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-24T19:16:11Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-paciente
A study of anxiety as a variablein the student-patient relationship
Estudio de la ansiedad como variable en el relacionamiento alumnos y pacientes
title Estudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-paciente
spellingShingle Estudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-paciente
Sadala, Maria Lúcia Araújo
anxiety
therapeutic communication
ansiedad
comunicación terapéutica
ansiedade
comunicação terapêutica
title_short Estudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-paciente
title_full Estudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-paciente
title_fullStr Estudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-paciente
title_full_unstemmed Estudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-paciente
title_sort Estudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-paciente
author Sadala, Maria Lúcia Araújo
author_facet Sadala, Maria Lúcia Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sadala, Maria Lúcia Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv anxiety
therapeutic communication
ansiedad
comunicación terapéutica
ansiedade
comunicação terapêutica
topic anxiety
therapeutic communication
ansiedad
comunicación terapéutica
ansiedade
comunicação terapêutica
description O estudo tem o objetivo de analisar a ansiedade como variável na comunicação de alunas de graduação em enfermagem ao prestarem assistência aos pacientes. Os dados foram obtidos pela pesquisadora através da observação participante, estratégia que se constituiu simultaneamente de três procedimentos: registro das interações aluno-paciente pela pesquisadora, registro das mesmas pelos alunos e entrevistas dos alunos pela pesquisadora imediatamente após os dois primeiros procedimentos. A população da pesquisa constituiu-se de 10 alunos de enfermagem , acompanhados durante atividades de estágios curriculares nos 3°, 4° e 6° semestre do curso. A ansiedade, tanto dos alunos como dos pacientes, aparece como variável interferindo no uso da comunicação terapêutica pelos alunos.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1154
10.1590/S0104-11691994000200003
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1154
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11691994000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1154/1172
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 2 n. 2 (1994); 21-35
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 2 Núm. 2 (1994); 21-35
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 2 No. 2 (1994); 21-35
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222835785859072