Estudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-paciente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1154 |
Resumo: | O estudo tem o objetivo de analisar a ansiedade como variável na comunicação de alunas de graduação em enfermagem ao prestarem assistência aos pacientes. Os dados foram obtidos pela pesquisadora através da observação participante, estratégia que se constituiu simultaneamente de três procedimentos: registro das interações aluno-paciente pela pesquisadora, registro das mesmas pelos alunos e entrevistas dos alunos pela pesquisadora imediatamente após os dois primeiros procedimentos. A população da pesquisa constituiu-se de 10 alunos de enfermagem , acompanhados durante atividades de estágios curriculares nos 3°, 4° e 6° semestre do curso. A ansiedade, tanto dos alunos como dos pacientes, aparece como variável interferindo no uso da comunicação terapêutica pelos alunos. |
id |
USP-38_20f54311de9e83d6852375da0fff24a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1154 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-pacienteA study of anxiety as a variablein the student-patient relationshipEstudio de la ansiedad como variable en el relacionamiento alumnos y pacientesanxietytherapeutic communicationansiedadcomunicación terapéuticaansiedadecomunicação terapêuticaO estudo tem o objetivo de analisar a ansiedade como variável na comunicação de alunas de graduação em enfermagem ao prestarem assistência aos pacientes. Os dados foram obtidos pela pesquisadora através da observação participante, estratégia que se constituiu simultaneamente de três procedimentos: registro das interações aluno-paciente pela pesquisadora, registro das mesmas pelos alunos e entrevistas dos alunos pela pesquisadora imediatamente após os dois primeiros procedimentos. A população da pesquisa constituiu-se de 10 alunos de enfermagem , acompanhados durante atividades de estágios curriculares nos 3°, 4° e 6° semestre do curso. A ansiedade, tanto dos alunos como dos pacientes, aparece como variável interferindo no uso da comunicação terapêutica pelos alunos.The aim of this study was to analyze the anxiety as a variable in the nursing students communication with patients. Data was obtained through interviews, reports and observations of 10 students during 3 moments: 3th, 4th, and 6th, periods of undergraduate nursing course. Both students and patients anxiety was identified as a variable that interfered in the use of the therapeutic communication by the students.El estudio tiene por objetivo el análisis de la ansiedad como variable en la comunicación de los alumnos de graduación de enfermería, en actividades relacionadas a cuidados de pacientes. Los datos fueron obtenidos a partir de la observación participante, estrategia esta que constituida por tres procedimientos simultáneos: registro por la investigadora de las interacciones entre alumnos y pacientes; registro por los alumnos de esas mismas interacciones y entre vista de los alumnos por la autora mediatamente después de los dos primeros procedimientos. La populación se constituyó de 10 alumnos de enfermería acompañados durante sus actividades prácticas curriculares en los 3°, 4° e 6° semestres del curso básico (enfermería). La ansiedad de los estudiantes como la de los pacientes , aparece como variable interferente en el uso de la comunicación terapéutica entre ellos.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1994-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/115410.1590/S0104-11691994000200003Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 2 n. 2 (1994); 21-35Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 2 Núm. 2 (1994); 21-35Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 2 No. 2 (1994); 21-351518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1154/1172Sadala, Maria Lúcia Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-24T19:16:11Zoai:revistas.usp.br:article/1154Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-24T19:16:11Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-paciente A study of anxiety as a variablein the student-patient relationship Estudio de la ansiedad como variable en el relacionamiento alumnos y pacientes |
title |
Estudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-paciente |
spellingShingle |
Estudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-paciente Sadala, Maria Lúcia Araújo anxiety therapeutic communication ansiedad comunicación terapéutica ansiedade comunicação terapêutica |
title_short |
Estudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-paciente |
title_full |
Estudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-paciente |
title_fullStr |
Estudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-paciente |
title_full_unstemmed |
Estudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-paciente |
title_sort |
Estudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-paciente |
author |
Sadala, Maria Lúcia Araújo |
author_facet |
Sadala, Maria Lúcia Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sadala, Maria Lúcia Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
anxiety therapeutic communication ansiedad comunicación terapéutica ansiedade comunicação terapêutica |
topic |
anxiety therapeutic communication ansiedad comunicación terapéutica ansiedade comunicação terapêutica |
description |
O estudo tem o objetivo de analisar a ansiedade como variável na comunicação de alunas de graduação em enfermagem ao prestarem assistência aos pacientes. Os dados foram obtidos pela pesquisadora através da observação participante, estratégia que se constituiu simultaneamente de três procedimentos: registro das interações aluno-paciente pela pesquisadora, registro das mesmas pelos alunos e entrevistas dos alunos pela pesquisadora imediatamente após os dois primeiros procedimentos. A população da pesquisa constituiu-se de 10 alunos de enfermagem , acompanhados durante atividades de estágios curriculares nos 3°, 4° e 6° semestre do curso. A ansiedade, tanto dos alunos como dos pacientes, aparece como variável interferindo no uso da comunicação terapêutica pelos alunos. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1154 10.1590/S0104-11691994000200003 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1154 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11691994000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1154/1172 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 2 n. 2 (1994); 21-35 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 2 Núm. 2 (1994); 21-35 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 2 No. 2 (1994); 21-35 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222835785859072 |