Interacción profesional en la gestión de la tríada: educación permanente en salud, seguridad de los pacientes y calidad
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186196 |
Resumo: | Objetivo: compreender como acontece a interação profissional na estrutura organizacional hospitalar para a gestão da educação permanente em saúde a fim de garantir a segurança do paciente e a qualidade do cuidado de enfermagem. Método: trata-se de um estudo qualitativo, que utilizou a vertente estruturalista da Teoria Fundamentada em Dados como referencial metodológico. Participaram do estudo 27 entrevistados, que compuseram quatro grupos amostrais. Resultados: apresentaram-se seis categorias e 13 subcategorias que representam o fenômeno estudado e destacam particularidades do sistema público de saúde, a influência do apoio do gestor e da prioridade de gestão, da disposição da estrutura organizacional, da cultura institucional, dos estímulos externos à instituição, da iniciativa e da liderança do enfermeiro na interação profissional para a gestão da tríade Educação Permanente em Saúde, segurança do paciente e qualidade da assistência, revelando a necessidade de uma mudança cultural por meio da interdisciplinaridade. Conclusão: a interação profissional na estrutura organizacional hospitalar exige a conformação de novos modelos de gestão com ênfase em uma gestão mais participativa, de forma a melhorar os processos de cuidado nas instituições hospitalares. |
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Interacción profesional en la gestión de la tríada: educación permanente en salud, seguridad de los pacientes y calidadProfessional interaction in management of the triad: Permanent Education in Health, patient safety and qualityInteração profissional na gestão da tríade: educação permanente em saúde, segurança do paciente e qualidadeEducação ContinuadaSegurança do PacienteGestão da QualidadeInterdisciplinaridadeGestão em SaúdeEnfermagemEducación ContinuaSeguridad del PacienteGestión de la CalidadInterdisciplinariedadGestión en SaludEnfermeríaContinuing EducationPatient SafetyQuality ManagementInterdisciplinarityHealth ManagementNursingObjetivo: compreender como acontece a interação profissional na estrutura organizacional hospitalar para a gestão da educação permanente em saúde a fim de garantir a segurança do paciente e a qualidade do cuidado de enfermagem. Método: trata-se de um estudo qualitativo, que utilizou a vertente estruturalista da Teoria Fundamentada em Dados como referencial metodológico. Participaram do estudo 27 entrevistados, que compuseram quatro grupos amostrais. Resultados: apresentaram-se seis categorias e 13 subcategorias que representam o fenômeno estudado e destacam particularidades do sistema público de saúde, a influência do apoio do gestor e da prioridade de gestão, da disposição da estrutura organizacional, da cultura institucional, dos estímulos externos à instituição, da iniciativa e da liderança do enfermeiro na interação profissional para a gestão da tríade Educação Permanente em Saúde, segurança do paciente e qualidade da assistência, revelando a necessidade de uma mudança cultural por meio da interdisciplinaridade. Conclusão: a interação profissional na estrutura organizacional hospitalar exige a conformação de novos modelos de gestão com ênfase em uma gestão mais participativa, de forma a melhorar os processos de cuidado nas instituições hospitalares.Objetivo: comprender cómo se produce la interacción profesional en la estructura organizativa hospitalaria para la gestión de la educación permanente en salud a fin de garantizar la seguridad del paciente y la calidad de la atención de enfermería. Método: se trata de un estudio cualitativo, que utilizó el aspecto estructuralista de la Teoría Basada en Datos como referencia metodológica. Participaron en el estudio 27 entrevistados, que conformaron cuatro grupos de muestra. Resultados: se presentaron seis categorías y 13 subcategorías que representan el fenómeno estudiado y destacan particularidades del sistema público de salud, la influencia del apoyo del gerente y la prioridad de la gestión, la disposición de la estructura organizativa, la cultura institucional, los estímulos externos a la institución, la iniciativa y el liderazgo del enfermero en la interacción profesional para la gestión de la tríada de Educación Permanente en Salud, seguridad del paciente y calidad de la atención, revelando así la necesidad de un cambio cultural a través de la interdisciplinariedad Conclusión: la interacción profesional en la estructura organizativa hospitalaria requiere la conformación de nuevos modelos de gestión con énfasis en una gestión más participativa, para mejorar los procesos asistenciales en las instituciones hospitalarias.Objective: to understand how professional interaction takes place in the hospital organizational structure for the management of Permanent Education in Health, to guarantee patient safety and the quality of nursing care. Method: this is a qualitative study, which used the structuralist aspect of the Grounded Theory as a methodological framework. 27 interviewers participated in the study, who made up four sample groups. Results: six categories and 13 subcategories were presented, representing the studied phenomenon and highlighting particularities of the public health system and the influence of the manager’s support and management priority, the disposition of the organizational structure, the institutional culture, the external encouragement to institution, and the nurses’ initiative and leadership in the professional interaction for the management of the Permanent Education in Health, patient safety, and quality of care triad, revealing the need for cultural change through interdisciplinarity. Conclusion: the professional interaction in the hospital organizational structure requires the creation of new management models with an emphasis on more participative management, in order to improve the care processes in hospital institutions.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18619610.1590/1518-8345.4154.3379Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3379Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3379Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e33791518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186196/171893https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186196/171894https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186196/171895Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKoerich, CintiaErdmann, Alacoque Lorenzini Lanzoni, Gabriela Marcellino de Melo 2021-05-26T15:54:42Zoai:revistas.usp.br:article/186196Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-26T15:54:42Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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