Existential phenomenology as a possibility to understand pregnancy experiences in teenagers
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2379 |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo compreender o sentido da gravidez, para a adolescente grávida, tentando captar o modo-de-ser e seu novo-sendo-no-mundo-estando-grávida. Foram realizadas quatro entrevistas em profundidade, utilizando-se a questão norteadora: como é para você estar grávida? Os discursos e seus significados foram analisados à luz da fenomenologia heideggeriana. Na aproximação com o fenômeno, captou-se o modo impessoal e inautêntico das adolescentes, a co-presença na relação com o namorado e com a família, influenciando as decisões sobre a gravidez. Ficou demonstrado, ainda, o temor pelo filho e pela saúde dele, a preocupação com os cuidados e o futuro que circunda o cuidar por julgarem não possuir habilidade para tal, o que gera a angústia e a ansiedade próprias da cotidianidade no novo-modo-de-ser-da-presença. A compreensão desse fenômeno é fundamental no cuidado à adolescente grávida para uma ação integral e humanizada, no controle e na promoção da saúde do binômio mãe-filho. |
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Existential phenomenology as a possibility to understand pregnancy experiences in teenagersA fenomenologia existencial como possibilidade de compreensão das vivências da gravidez em adolescentesLa fenomenologia existencial como posibilidad de comprensión de las vivencias del embarazo en adolescentesadolescentegravidezpromoção da saúdeadolescenteembarazopromoción de la saludadolescentpregnancypromotion of healthA pesquisa teve como objetivo compreender o sentido da gravidez, para a adolescente grávida, tentando captar o modo-de-ser e seu novo-sendo-no-mundo-estando-grávida. Foram realizadas quatro entrevistas em profundidade, utilizando-se a questão norteadora: como é para você estar grávida? Os discursos e seus significados foram analisados à luz da fenomenologia heideggeriana. Na aproximação com o fenômeno, captou-se o modo impessoal e inautêntico das adolescentes, a co-presença na relação com o namorado e com a família, influenciando as decisões sobre a gravidez. Ficou demonstrado, ainda, o temor pelo filho e pela saúde dele, a preocupação com os cuidados e o futuro que circunda o cuidar por julgarem não possuir habilidade para tal, o que gera a angústia e a ansiedade próprias da cotidianidade no novo-modo-de-ser-da-presença. A compreensão desse fenômeno é fundamental no cuidado à adolescente grávida para uma ação integral e humanizada, no controle e na promoção da saúde do binômio mãe-filho.The research had as objective to comprehend the sense of pregnancy to the teenager pregnant trying to get the way of being and having be pregnant. It was done four in-deep interviews, using the core question: How do you feel being pregnant? The speeches and their meanings were analysed by the light of Heidegger's Phenomenology. In getting closer to the phenomena we get the way impersonal and not authentic of teenagers, the co-presence in relation to the boyfriend and family. They shown, still the dread by the child and by his health, worrying with the future that around the care, due they deem themselves not to have the ability to this, which causes the anguish and anxiety of daily life, in the new way of being. The comprehension of this phenomena is fundamental in the care to the teenager pregnant to a full and humanized action.La investigación ha tenido como objetivo comprender el sentido del embarazo para la adolescente embarazada, intentando captar el "modo-de-ser" y su nuevo "siendo-en el-mundo-estando-embarazada". Han sido realizadas cuatro entrevistas en profundidad, utilizando la cuestión que nos guia: ¿Cómo es para ti estar embarzada? Los discursos y sus significados han sido analizados a la luz de la Fenomenología heideggeriana. Ha quedado demostrado además el temor por el hijo y por la salud del mismo, y la preocupación con el futuro que involucra el cuidar, justamente porque juzgan que no poseen habilidades para ello. Eso favorece la angustia y la ansiedad propias de su cotidiano, en el nuevo-modo-de-ser de la presencia. La comprensión de este fenómeno es fundamental en el cuidado de la adolescente embarazada, para lograr una acción integral y humanizada en el control y la promoción de la salud del binomio madre-hijo.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/237910.1590/S0104-11692006000600012Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 14 n. 6 (2006); 907-914Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 Núm. 6 (2006); 907-914Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 No. 6 (2006); 907-9141518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2379/2601https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2379/2602https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2379/2603Jorge, Maria Salete BessaFiúza, Getúlio VasconcelosQueiroz, Maria Veraci Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T19:16:51Zoai:revistas.usp.br:article/2379Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T19:16:51Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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