Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um curso à distância sobre tratamento de feridas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2211 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivos desenvolver, aplicar e avaliar um curso de educação à distância (EAD), através da internet, utilizando um ambiente denominado TelEduc. Foram convidados 38 enfermeiros para participarem do curso, 28 se inscreveram, 17 o concluíram. Os especialistas e alunos avaliaram o curso e foram realizadas as avaliações diagnóstica (pré-teste), processual e somativa (pós-teste). Os especialistas em EAD e em feridas consideram o curso adequado, mas que, de forma geral, precisava de pequenas reformulações. A grande maioria dos alunos apresentou opinião positiva com relação ao curso. Comparando-se o pré- e o pós-teste, os alunos obtiveram melhores resultados no pós-teste (p |
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Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um curso à distância sobre tratamento de feridasDevelopment, implementation and evaluation of a distance course about wound treatmentDesarrollo, aplicación y evaluación de un curso a distancia sobre tratamiento de heridaseducação à distânciainternetcicatrização de feridaseducação em enfermagemeducación a distanciainternetcicatrización de heridaseducación en enfermeríaeducation^i2^sdistainternetwound healingeducation^i2^snursEsta pesquisa teve como objetivos desenvolver, aplicar e avaliar um curso de educação à distância (EAD), através da internet, utilizando um ambiente denominado TelEduc. Foram convidados 38 enfermeiros para participarem do curso, 28 se inscreveram, 17 o concluíram. Os especialistas e alunos avaliaram o curso e foram realizadas as avaliações diagnóstica (pré-teste), processual e somativa (pós-teste). Os especialistas em EAD e em feridas consideram o curso adequado, mas que, de forma geral, precisava de pequenas reformulações. A grande maioria dos alunos apresentou opinião positiva com relação ao curso. Comparando-se o pré- e o pós-teste, os alunos obtiveram melhores resultados no pós-teste (pThis research aimed to design, implement and evaluate a distance learning course (DLC), using the Internet, in a virtual environment named TelEduc. Thirty-eight nurses were invited, 28 of whom registered and 17 concluded the course. The specialists and the students evaluated the course and diagnostic (pre-test), process and final (post-test) evaluations were made. Specialists in distance learning and wounds considered the course as adequate but recommended minor adjustments. Most of the students showed a positive opinion about the course. A comparison between pre- and post-test results showed that students scored better on the post-test (pEsta investigación tuvo como objetivo desarrollar, aplicar y evaluar un curso de educación a distancia (EAD), a través de la internet, utilizando un ambiente denominado TelEduc. Se invitaron a 38 enfermeros para que participaran del curso, 28 de los cuales se inscribieron y 17 lo terminaron. El curso fue evaluado por especialistas y alumnos y fue realizada evaluación diagnostica (pretest), procesual y sumativa (postest). Los especialistas en EAD y en heridas consideran el curso adecuado, pero que, de forma general, necesitaba de algunas pequeñas reformulaciones. La gran mayoría de los alumnos presentó una opinión positiva con relación al curso. Comparándose los resultados del pre y postest, los alumnos obtuvieron mejores resultados en el postest (pUniversidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2006-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/221110.1590/S0104-11692006000100011Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 14 n. 1 (2006); 77-84Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 Núm. 1 (2006); 77-84Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 No. 1 (2006); 77-841518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2211/2327Ribeiro, Maria Andréia SilvaLopes, Maria Helena Baena de Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T18:54:41Zoai:revistas.usp.br:article/2211Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T18:54:41Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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