Consenso Iberoamericano sobre Habilidades de Comunicación para Estudiantes de Grado de Enfermería

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pérez-Martín, Ana María
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: García Madrid, Mercedes Gómez del Pulgar, Ruiz-Moral, Roger, Crespo-Cañizares, Almudena, Leonardo Mena, Cristina García de, Caballero-Martínez, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199330
Resumo: Objetivo: como profissão orientada à atenção da saúde, focada nocuidado às pessoas, a Enfermagem precisa desenvolver habilidadesde comunicação sólidas. Com base em um consenso internacionalde especialistas, apresenta-se uma proposta sobre os resultados deaprendizagem na comunicação clínica para planos de estudos emcursos de Enfermagem em países hispanofalantes. Método: umcomitê orientador, composto por 5 enfermeiros e especialistas emcomunicação em ciências de atenção à saúde, elaborou a primeiralista de habilidades comunicacionais específicas para o curso deEnfermagem. Outro comitê de 7 assessores científicos internacionaisrevisou e melhorou a referida proposta. Foram selecionados 70especialistas de 14 países pelo procedimento de amostragem “bola deneve”, sendo convidados para participar em um processo de consensoDelphi modificado a distância em duas rodadas de pesquisa. Foirealizada a análise estatística para estabelecer o nível de consensofinal correspondente a cada item. Resultados: foi apresentado umquestionário com 68 resultados de aprendizagem em comunicaçõesclínicas para serem avaliados pelo painel. Na primeira rodada Delphi, opainel chegou a um consenso estatístico em todos os itens avaliados.Não foi necessária uma segunda rodada para conciliar posições.Conclusão: apresenta-se uma proposta acadêmica aprovada com umelevado nível de consenso internacional a fim de orientar e unificar osresultados de aprendizagem nos planos de estudo sobre comunicaçãoclínica para cursos de Enfermagem em países hispanofalantes.
id USP-38_739968f8117e864e5cf8e24c162f86da
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/199330
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Consenso Iberoamericano sobre Habilidades de Comunicación para Estudiantes de Grado de EnfermeríaConsenso Ibero-americano sobre Habilidades Comunicacionais para Estudantes de Graduação em EnfermagemIbero-American Consensus on Communication Skills for Nursing Degree studentsNurse-Patient Relations; Health Communication; Graduate Nursing Education; Learning; Consensus; Delphi Technique.Relaciones Enfermero-Paciente; Comunicación en Salud; Educación de Postgrado en Enfermería; Aprendizaje; Consenso; Técnica Delphi.Relações Enfermeiro-Paciente; Comunicação em Saúde; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Aprendizagem; Consenso; Técnica Delphi.Objetivo: como profissão orientada à atenção da saúde, focada nocuidado às pessoas, a Enfermagem precisa desenvolver habilidadesde comunicação sólidas. Com base em um consenso internacionalde especialistas, apresenta-se uma proposta sobre os resultados deaprendizagem na comunicação clínica para planos de estudos emcursos de Enfermagem em países hispanofalantes. Método: umcomitê orientador, composto por 5 enfermeiros e especialistas emcomunicação em ciências de atenção à saúde, elaborou a primeiralista de habilidades comunicacionais específicas para o curso deEnfermagem. Outro comitê de 7 assessores científicos internacionaisrevisou e melhorou a referida proposta. Foram selecionados 70especialistas de 14 países pelo procedimento de amostragem “bola deneve”, sendo convidados para participar em um processo de consensoDelphi modificado a distância em duas rodadas de pesquisa. Foirealizada a análise estatística para estabelecer o nível de consensofinal correspondente a cada item. Resultados: foi apresentado umquestionário com 68 resultados de aprendizagem em comunicaçõesclínicas para serem avaliados pelo painel. Na primeira rodada Delphi, opainel chegou a um consenso estatístico em todos os itens avaliados.Não foi necessária uma segunda rodada para conciliar posições.Conclusão: apresenta-se uma proposta acadêmica aprovada com umelevado nível de consenso internacional a fim de orientar e unificar osresultados de aprendizagem nos planos de estudo sobre comunicaçãoclínica para cursos de Enfermagem em países hispanofalantes.Objetivo: en su carácter de profesión de atención de la salud enfocadaen cuidar a las personas, la Enfermería requiere habilidades decomunicación sólidas. Sobre la base de un consenso internacional deexpertos, se presenta una propuesta sobre resultados de aprendizajeen la comunicación clínica para planes de estudio de las carreras degrado de Enfermería en países de habla hispana. Método: un comitéorientador, compuesto por 5 enfermeros y expertos en comunicación enciencias de atención de la salud, elaboró la primera lista de habilidadesde comunicación específicas para la carrera de Enfermería. Un comité de7 asesores científicos internacionales revisó y mejoró dicha propuesta.Se seleccionó a 70 expertos de 14 países a través del procedimiento demuestreo “bola de nieve”, y se los invitó a participar en un proceso deconsenso Delphi modificado a distancia en dos rondas de encuesta. Serealizó un análisis estadístico para establecer el nivel de consenso finalcorrespondiente a cada ítem. Resultados: se presentó un cuestionariocon 68 resultados de aprendizaje en comunicaciones clínicas para quelo evaluara el panel. En la primera ronda Delphi, el panel llegó a unconsenso estadístico en todos los ítems evaluados. No fue necesariauna segunda ronda para conciliar posiciones. Conclusión: se presentauna propuesta académica, aprobada con un elevado nivel de consensointernacional, a fin de orientar y unificar los resultados de aprendizajeen los planes de estudio sobre comunicación clínica para carreras degrado de Enfermería en países de habla hispana.Objective: as a health care profession focused on caring forpeople, Nursing requires sound communication skills. Based on aninternational expert consensus, a proposal on learning outcomes inclinical communication for undergraduate Nursing education curriculain Spanish speaking countries is presented. Method: a steeringcommittee, consisting of 5 nurses and experts in communication inhealth care sciences, drew up the first list of communication skillsspecific to the Nursing degree. Their proposal was reviewed andimproved by a committee of 7 international scientific advisers. 70experts from 14 countries were selected using a snowball samplingprocedure and invited to participate in a distance modified Delphiconsensus process in two survey rounds. Statistical analysis wascarried out to establish the final consensus level for each item.Results: a questionnaire with 68 learning outcomes in clinicalcommunications was submitted for panel assessment. In the firstDelphi round, the panel reached a statistical consensus on all theitems assessed. There was no need for a second round to reconcilepositions. Conclusion: an academic proposal, approved by a highlevel of international consensus, is presented to guide and unifythe learning outcomes on the clinical communication curriculum forundergraduate Nursing studies in Spanish speaking countries.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2022-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/19933010.1590/1518-8345.5653.3565Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3565Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3565Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e35651518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199330/183390https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199330/183391https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199330/183392https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPérez-Martín, Ana María García Madrid, Mercedes Gómez del Pulgar Ruiz-Moral, Roger Crespo-Cañizares, AlmudenaLeonardo Mena, Cristina García de Caballero-Martínez, Fernando 2022-06-24T15:43:29Zoai:revistas.usp.br:article/199330Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2022-06-24T15:43:29Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Consenso Iberoamericano sobre Habilidades de Comunicación para Estudiantes de Grado de Enfermería
Consenso Ibero-americano sobre Habilidades Comunicacionais para Estudantes de Graduação em Enfermagem
Ibero-American Consensus on Communication Skills for Nursing Degree students
title Consenso Iberoamericano sobre Habilidades de Comunicación para Estudiantes de Grado de Enfermería
spellingShingle Consenso Iberoamericano sobre Habilidades de Comunicación para Estudiantes de Grado de Enfermería
Pérez-Martín, Ana María
Nurse-Patient Relations; Health Communication; Graduate Nursing Education; Learning; Consensus; Delphi Technique.
Relaciones Enfermero-Paciente; Comunicación en Salud; Educación de Postgrado en Enfermería; Aprendizaje; Consenso; Técnica Delphi.
Relações Enfermeiro-Paciente; Comunicação em Saúde; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Aprendizagem; Consenso; Técnica Delphi.
title_short Consenso Iberoamericano sobre Habilidades de Comunicación para Estudiantes de Grado de Enfermería
title_full Consenso Iberoamericano sobre Habilidades de Comunicación para Estudiantes de Grado de Enfermería
title_fullStr Consenso Iberoamericano sobre Habilidades de Comunicación para Estudiantes de Grado de Enfermería
title_full_unstemmed Consenso Iberoamericano sobre Habilidades de Comunicación para Estudiantes de Grado de Enfermería
title_sort Consenso Iberoamericano sobre Habilidades de Comunicación para Estudiantes de Grado de Enfermería
author Pérez-Martín, Ana María
author_facet Pérez-Martín, Ana María
García Madrid, Mercedes Gómez del Pulgar
Ruiz-Moral, Roger
Crespo-Cañizares, Almudena
Leonardo Mena, Cristina García de
Caballero-Martínez, Fernando
author_role author
author2 García Madrid, Mercedes Gómez del Pulgar
Ruiz-Moral, Roger
Crespo-Cañizares, Almudena
Leonardo Mena, Cristina García de
Caballero-Martínez, Fernando
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pérez-Martín, Ana María
García Madrid, Mercedes Gómez del Pulgar
Ruiz-Moral, Roger
Crespo-Cañizares, Almudena
Leonardo Mena, Cristina García de
Caballero-Martínez, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Nurse-Patient Relations; Health Communication; Graduate Nursing Education; Learning; Consensus; Delphi Technique.
Relaciones Enfermero-Paciente; Comunicación en Salud; Educación de Postgrado en Enfermería; Aprendizaje; Consenso; Técnica Delphi.
Relações Enfermeiro-Paciente; Comunicação em Saúde; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Aprendizagem; Consenso; Técnica Delphi.
topic Nurse-Patient Relations; Health Communication; Graduate Nursing Education; Learning; Consensus; Delphi Technique.
Relaciones Enfermero-Paciente; Comunicación en Salud; Educación de Postgrado en Enfermería; Aprendizaje; Consenso; Técnica Delphi.
Relações Enfermeiro-Paciente; Comunicação em Saúde; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Aprendizagem; Consenso; Técnica Delphi.
description Objetivo: como profissão orientada à atenção da saúde, focada nocuidado às pessoas, a Enfermagem precisa desenvolver habilidadesde comunicação sólidas. Com base em um consenso internacionalde especialistas, apresenta-se uma proposta sobre os resultados deaprendizagem na comunicação clínica para planos de estudos emcursos de Enfermagem em países hispanofalantes. Método: umcomitê orientador, composto por 5 enfermeiros e especialistas emcomunicação em ciências de atenção à saúde, elaborou a primeiralista de habilidades comunicacionais específicas para o curso deEnfermagem. Outro comitê de 7 assessores científicos internacionaisrevisou e melhorou a referida proposta. Foram selecionados 70especialistas de 14 países pelo procedimento de amostragem “bola deneve”, sendo convidados para participar em um processo de consensoDelphi modificado a distância em duas rodadas de pesquisa. Foirealizada a análise estatística para estabelecer o nível de consensofinal correspondente a cada item. Resultados: foi apresentado umquestionário com 68 resultados de aprendizagem em comunicaçõesclínicas para serem avaliados pelo painel. Na primeira rodada Delphi, opainel chegou a um consenso estatístico em todos os itens avaliados.Não foi necessária uma segunda rodada para conciliar posições.Conclusão: apresenta-se uma proposta acadêmica aprovada com umelevado nível de consenso internacional a fim de orientar e unificar osresultados de aprendizagem nos planos de estudo sobre comunicaçãoclínica para cursos de Enfermagem em países hispanofalantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199330
10.1590/1518-8345.5653.3565
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199330
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.5653.3565
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199330/183390
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199330/183391
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199330/183392
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3565
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3565
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3565
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222856815050752