Consenso Iberoamericano sobre Habilidades de Comunicación para Estudiantes de Grado de Enfermería
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199330 |
Resumo: | Objetivo: como profissão orientada à atenção da saúde, focada nocuidado às pessoas, a Enfermagem precisa desenvolver habilidadesde comunicação sólidas. Com base em um consenso internacionalde especialistas, apresenta-se uma proposta sobre os resultados deaprendizagem na comunicação clínica para planos de estudos emcursos de Enfermagem em países hispanofalantes. Método: umcomitê orientador, composto por 5 enfermeiros e especialistas emcomunicação em ciências de atenção à saúde, elaborou a primeiralista de habilidades comunicacionais específicas para o curso deEnfermagem. Outro comitê de 7 assessores científicos internacionaisrevisou e melhorou a referida proposta. Foram selecionados 70especialistas de 14 países pelo procedimento de amostragem “bola deneve”, sendo convidados para participar em um processo de consensoDelphi modificado a distância em duas rodadas de pesquisa. Foirealizada a análise estatística para estabelecer o nível de consensofinal correspondente a cada item. Resultados: foi apresentado umquestionário com 68 resultados de aprendizagem em comunicaçõesclínicas para serem avaliados pelo painel. Na primeira rodada Delphi, opainel chegou a um consenso estatístico em todos os itens avaliados.Não foi necessária uma segunda rodada para conciliar posições.Conclusão: apresenta-se uma proposta acadêmica aprovada com umelevado nível de consenso internacional a fim de orientar e unificar osresultados de aprendizagem nos planos de estudo sobre comunicaçãoclínica para cursos de Enfermagem em países hispanofalantes. |
id |
USP-38_739968f8117e864e5cf8e24c162f86da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/199330 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Consenso Iberoamericano sobre Habilidades de Comunicación para Estudiantes de Grado de EnfermeríaConsenso Ibero-americano sobre Habilidades Comunicacionais para Estudantes de Graduação em EnfermagemIbero-American Consensus on Communication Skills for Nursing Degree studentsNurse-Patient Relations; Health Communication; Graduate Nursing Education; Learning; Consensus; Delphi Technique.Relaciones Enfermero-Paciente; Comunicación en Salud; Educación de Postgrado en Enfermería; Aprendizaje; Consenso; Técnica Delphi.Relações Enfermeiro-Paciente; Comunicação em Saúde; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Aprendizagem; Consenso; Técnica Delphi.Objetivo: como profissão orientada à atenção da saúde, focada nocuidado às pessoas, a Enfermagem precisa desenvolver habilidadesde comunicação sólidas. Com base em um consenso internacionalde especialistas, apresenta-se uma proposta sobre os resultados deaprendizagem na comunicação clínica para planos de estudos emcursos de Enfermagem em países hispanofalantes. Método: umcomitê orientador, composto por 5 enfermeiros e especialistas emcomunicação em ciências de atenção à saúde, elaborou a primeiralista de habilidades comunicacionais específicas para o curso deEnfermagem. Outro comitê de 7 assessores científicos internacionaisrevisou e melhorou a referida proposta. Foram selecionados 70especialistas de 14 países pelo procedimento de amostragem “bola deneve”, sendo convidados para participar em um processo de consensoDelphi modificado a distância em duas rodadas de pesquisa. Foirealizada a análise estatística para estabelecer o nível de consensofinal correspondente a cada item. Resultados: foi apresentado umquestionário com 68 resultados de aprendizagem em comunicaçõesclínicas para serem avaliados pelo painel. Na primeira rodada Delphi, opainel chegou a um consenso estatístico em todos os itens avaliados.Não foi necessária uma segunda rodada para conciliar posições.Conclusão: apresenta-se uma proposta acadêmica aprovada com umelevado nível de consenso internacional a fim de orientar e unificar osresultados de aprendizagem nos planos de estudo sobre comunicaçãoclínica para cursos de Enfermagem em países hispanofalantes.Objetivo: en su carácter de profesión de atención de la salud enfocadaen cuidar a las personas, la Enfermería requiere habilidades decomunicación sólidas. Sobre la base de un consenso internacional deexpertos, se presenta una propuesta sobre resultados de aprendizajeen la comunicación clínica para planes de estudio de las carreras degrado de Enfermería en países de habla hispana. Método: un comitéorientador, compuesto por 5 enfermeros y expertos en comunicación enciencias de atención de la salud, elaboró la primera lista de habilidadesde comunicación específicas para la carrera de Enfermería. Un comité de7 asesores científicos internacionales revisó y mejoró dicha propuesta.Se seleccionó a 70 expertos de 14 países a través del procedimiento demuestreo “bola de nieve”, y se los invitó a participar en un proceso deconsenso Delphi modificado a distancia en dos rondas de encuesta. Serealizó un análisis estadístico para establecer el nivel de consenso finalcorrespondiente a cada ítem. Resultados: se presentó un cuestionariocon 68 resultados de aprendizaje en comunicaciones clínicas para quelo evaluara el panel. En la primera ronda Delphi, el panel llegó a unconsenso estadístico en todos los ítems evaluados. No fue necesariauna segunda ronda para conciliar posiciones. Conclusión: se presentauna propuesta académica, aprobada con un elevado nivel de consensointernacional, a fin de orientar y unificar los resultados de aprendizajeen los planes de estudio sobre comunicación clínica para carreras degrado de Enfermería en países de habla hispana.Objective: as a health care profession focused on caring forpeople, Nursing requires sound communication skills. Based on aninternational expert consensus, a proposal on learning outcomes inclinical communication for undergraduate Nursing education curriculain Spanish speaking countries is presented. Method: a steeringcommittee, consisting of 5 nurses and experts in communication inhealth care sciences, drew up the first list of communication skillsspecific to the Nursing degree. Their proposal was reviewed andimproved by a committee of 7 international scientific advisers. 70experts from 14 countries were selected using a snowball samplingprocedure and invited to participate in a distance modified Delphiconsensus process in two survey rounds. Statistical analysis wascarried out to establish the final consensus level for each item.Results: a questionnaire with 68 learning outcomes in clinicalcommunications was submitted for panel assessment. In the firstDelphi round, the panel reached a statistical consensus on all theitems assessed. There was no need for a second round to reconcilepositions. Conclusion: an academic proposal, approved by a highlevel of international consensus, is presented to guide and unifythe learning outcomes on the clinical communication curriculum forundergraduate Nursing studies in Spanish speaking countries.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2022-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/19933010.1590/1518-8345.5653.3565Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3565Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3565Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e35651518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199330/183390https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199330/183391https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199330/183392https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPérez-Martín, Ana María García Madrid, Mercedes Gómez del Pulgar Ruiz-Moral, Roger Crespo-Cañizares, AlmudenaLeonardo Mena, Cristina García de Caballero-Martínez, Fernando 2022-06-24T15:43:29Zoai:revistas.usp.br:article/199330Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2022-06-24T15:43:29Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consenso Iberoamericano sobre Habilidades de Comunicación para Estudiantes de Grado de Enfermería Consenso Ibero-americano sobre Habilidades Comunicacionais para Estudantes de Graduação em Enfermagem Ibero-American Consensus on Communication Skills for Nursing Degree students |
title |
Consenso Iberoamericano sobre Habilidades de Comunicación para Estudiantes de Grado de Enfermería |
spellingShingle |
Consenso Iberoamericano sobre Habilidades de Comunicación para Estudiantes de Grado de Enfermería Pérez-Martín, Ana María Nurse-Patient Relations; Health Communication; Graduate Nursing Education; Learning; Consensus; Delphi Technique. Relaciones Enfermero-Paciente; Comunicación en Salud; Educación de Postgrado en Enfermería; Aprendizaje; Consenso; Técnica Delphi. Relações Enfermeiro-Paciente; Comunicação em Saúde; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Aprendizagem; Consenso; Técnica Delphi. |
title_short |
Consenso Iberoamericano sobre Habilidades de Comunicación para Estudiantes de Grado de Enfermería |
title_full |
Consenso Iberoamericano sobre Habilidades de Comunicación para Estudiantes de Grado de Enfermería |
title_fullStr |
Consenso Iberoamericano sobre Habilidades de Comunicación para Estudiantes de Grado de Enfermería |
title_full_unstemmed |
Consenso Iberoamericano sobre Habilidades de Comunicación para Estudiantes de Grado de Enfermería |
title_sort |
Consenso Iberoamericano sobre Habilidades de Comunicación para Estudiantes de Grado de Enfermería |
author |
Pérez-Martín, Ana María |
author_facet |
Pérez-Martín, Ana María García Madrid, Mercedes Gómez del Pulgar Ruiz-Moral, Roger Crespo-Cañizares, Almudena Leonardo Mena, Cristina García de Caballero-Martínez, Fernando |
author_role |
author |
author2 |
García Madrid, Mercedes Gómez del Pulgar Ruiz-Moral, Roger Crespo-Cañizares, Almudena Leonardo Mena, Cristina García de Caballero-Martínez, Fernando |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pérez-Martín, Ana María García Madrid, Mercedes Gómez del Pulgar Ruiz-Moral, Roger Crespo-Cañizares, Almudena Leonardo Mena, Cristina García de Caballero-Martínez, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nurse-Patient Relations; Health Communication; Graduate Nursing Education; Learning; Consensus; Delphi Technique. Relaciones Enfermero-Paciente; Comunicación en Salud; Educación de Postgrado en Enfermería; Aprendizaje; Consenso; Técnica Delphi. Relações Enfermeiro-Paciente; Comunicação em Saúde; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Aprendizagem; Consenso; Técnica Delphi. |
topic |
Nurse-Patient Relations; Health Communication; Graduate Nursing Education; Learning; Consensus; Delphi Technique. Relaciones Enfermero-Paciente; Comunicación en Salud; Educación de Postgrado en Enfermería; Aprendizaje; Consenso; Técnica Delphi. Relações Enfermeiro-Paciente; Comunicação em Saúde; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Aprendizagem; Consenso; Técnica Delphi. |
description |
Objetivo: como profissão orientada à atenção da saúde, focada nocuidado às pessoas, a Enfermagem precisa desenvolver habilidadesde comunicação sólidas. Com base em um consenso internacionalde especialistas, apresenta-se uma proposta sobre os resultados deaprendizagem na comunicação clínica para planos de estudos emcursos de Enfermagem em países hispanofalantes. Método: umcomitê orientador, composto por 5 enfermeiros e especialistas emcomunicação em ciências de atenção à saúde, elaborou a primeiralista de habilidades comunicacionais específicas para o curso deEnfermagem. Outro comitê de 7 assessores científicos internacionaisrevisou e melhorou a referida proposta. Foram selecionados 70especialistas de 14 países pelo procedimento de amostragem “bola deneve”, sendo convidados para participar em um processo de consensoDelphi modificado a distância em duas rodadas de pesquisa. Foirealizada a análise estatística para estabelecer o nível de consensofinal correspondente a cada item. Resultados: foi apresentado umquestionário com 68 resultados de aprendizagem em comunicaçõesclínicas para serem avaliados pelo painel. Na primeira rodada Delphi, opainel chegou a um consenso estatístico em todos os itens avaliados.Não foi necessária uma segunda rodada para conciliar posições.Conclusão: apresenta-se uma proposta acadêmica aprovada com umelevado nível de consenso internacional a fim de orientar e unificar osresultados de aprendizagem nos planos de estudo sobre comunicaçãoclínica para cursos de Enfermagem em países hispanofalantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199330 10.1590/1518-8345.5653.3565 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199330 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.5653.3565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199330/183390 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199330/183391 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199330/183392 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3565 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3565 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3565 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222856815050752 |