Efeitos das tecnologias educativas na prevenção e tratamento da úlcera diabética: revisão sistemática e metanálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Jefferson Abraão Caetano
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rocha, Álvaro Sepúlveda Carvalho, Bezerra, Sandra Marina Gonçalves, Nogueira, Paula Cristina, Santos, Ana Maria Ribeiro dos, Nogueira, Lídya Tolstenko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/213433
Resumo: Objetivo: analisar os efeitos das tecnologias educativas na prevenção e tratamento da úlcera diabética. Método: revisão sistemática conduzida em sete bases de dados, um índice bibliográfico, uma biblioteca eletrônica e na literatura cinzenta. A amostra foi constituída de 11 ensaios clínicos controlados randomizados. A síntese dos resultados foi descritiva e por meio de metanálise. Resultados: as tecnologias educativas predominantes foram os treinamentos e as orientações verbais, destacando-se as tecnologias leve-duras. Na comparação com o cuidado usual, as tecnologias educativas apresentaram fator de proteção para prevenção da incidência de úlcera diabética (RR=0,40; IC 95%=0,18-0,90; p=0,03) e a avaliação de certeza da evidência foi baixa. As tecnologias educativas também tiveram fator de proteção para prevenção da incidência de amputação em membros inferiores (RR=0,53; IC 95%=0,31-0,90; p=0,02) e a certeza da evidência foi muito baixa. Conclusão: as tecnologias educativas leve-duras, como orientações verbais estruturadas, jogos educativos, aula expositiva, treinamentos teórico-práticos, vídeo educativo, folder, álbum seriado e desenhos lúdicos, e as tecnologias duras, a exemplo do calçado terapêutico, palmilhas, termômetro digital de infravermelho, kits de cuidados com os pés, aplicativo de telemedicina e telefone móvel, foram efetivas para prevenção e tratamento da úlcera diabética, porém, estudos mais robustos são necessários.
id USP-38_7a9d2950a980dcd47a3537982b455dc0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/213433
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Efeitos das tecnologias educativas na prevenção e tratamento da úlcera diabética: revisão sistemática e metanáliseEffects of educational technologies on the prevention and treatment of diabetic ulcers: A systematic review and meta-analysisEfectos de las tecnologías educativas en la prevención y tratamiento de la úlcera diabética: revisión sistemática y metaanálisisDiabetes Mellitus; Diabetic Foot; Diabetes Complications; Educational Technology; Systematic Review; Meta-AnalysisDiabetes Mellitus; Pie Diabético; Complicaciones de la Diabetes; Tecnología Educacional; Revisión Sistemática; MetaanálisisDiabetes Mellitus; Pé Diabético; Complicações do Diabetes; Tecnologia Educacional; Revisão Sistemática; MetanáliseObjetivo: analisar os efeitos das tecnologias educativas na prevenção e tratamento da úlcera diabética. Método: revisão sistemática conduzida em sete bases de dados, um índice bibliográfico, uma biblioteca eletrônica e na literatura cinzenta. A amostra foi constituída de 11 ensaios clínicos controlados randomizados. A síntese dos resultados foi descritiva e por meio de metanálise. Resultados: as tecnologias educativas predominantes foram os treinamentos e as orientações verbais, destacando-se as tecnologias leve-duras. Na comparação com o cuidado usual, as tecnologias educativas apresentaram fator de proteção para prevenção da incidência de úlcera diabética (RR=0,40; IC 95%=0,18-0,90; p=0,03) e a avaliação de certeza da evidência foi baixa. As tecnologias educativas também tiveram fator de proteção para prevenção da incidência de amputação em membros inferiores (RR=0,53; IC 95%=0,31-0,90; p=0,02) e a certeza da evidência foi muito baixa. Conclusão: as tecnologias educativas leve-duras, como orientações verbais estruturadas, jogos educativos, aula expositiva, treinamentos teórico-práticos, vídeo educativo, folder, álbum seriado e desenhos lúdicos, e as tecnologias duras, a exemplo do calçado terapêutico, palmilhas, termômetro digital de infravermelho, kits de cuidados com os pés, aplicativo de telemedicina e telefone móvel, foram efetivas para prevenção e tratamento da úlcera diabética, porém, estudos mais robustos são necessários.Objective: to analyze the effects of educational technologies in the prevention and treatment of diabetic ulcers. Method: a systematic review conducted in seven databases, a bibliographic index, an electronic library and the Gray Literature. The sample consisted of 11 randomized controlled clinical trials. The synthesis of the results was descriptive and through meta-analysis. Results: the predominant educational technologies were training sessions and verbal guidelines, with soft-hard technologies standing out. When compared to usual care, the educational technologies presented a protective factor to prevent the incidence of diabetic ulcers (RR=0.40; 95% CI=0.18-0.90; p=0.03) and the certainty of the evidence assessment was low. The educational technologies also had a protective factor to prevent the incidence of lower limb amputations (RR=0.53; 95% CI=0.31-0.90; p=0.02) and certainty of the evidence was very low. Conclusion: soft-hard educational technologies such as structured verbal guidelines, educational games, lectures, theoretical-practical training sessions, educational videos, folders, serial albums and playful drawings, and hard technologies such as therapeutic footwear, insoles, infrared digital thermometer, foot care kits, Telemedicine app and mobile phone use, were effective for the prevention and treatment of diabetic ulcers, although more robust studies are required.Objetivo: analizar los efectos de las tecnologías educativas en la prevención y tratamiento de la úlcera diabética. Método: revisión sistemática realizada en siete bases de datos, un índice bibliográfico, una biblioteca electrónica y literatura gris. La muestra estuvo compuesta por 11 ensayos clínicos controlados aleatorizados. La síntesis de los resultados fue descriptiva y mediante metaanálisis. Resultados: las tecnologías educativas predominantes fueron la capacitación y la orientación verbal, se destacaron las tecnologías blandas-duras. En comparación con la atención habitual, las tecnologías educativas demostraron ser un factor protector para prevenir la incidencia de úlcera diabética (RR=0,40; IC 95%=0,18-0,90; p=0,03) y la evaluación de certeza de evidencia fue baja. Las tecnologías educativas también demostraron ser un factor protector para prevenir la incidencia de amputación en miembros inferiores (RR=0,53; IC 95%=0,31-0,90; p=0,02) y la certeza de evidencia fue muy baja. Conclusión: tecnologías educativas blandas-duras, como orientación verbal estructurada, juegos educativos, clase expositiva, capacitación teórico-práctica, video educativo, folder, rotafolio educativo y dibujos lúdicos, y tecnologías duras, como calzado terapéutico, plantillas, termómetro infrarrojo digital, kits para el cuidado de los pies, aplicación de telemedicina y teléfono móvil, resultaron efectivas para la prevención y el tratamiento de la úlcera diabética, sin embargo, es necesario que se realicen estudios más robustos.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2023-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/21343310.1590/1518-8345.6628.3946Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 31 (2023); e3946Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e3946Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e39461518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/213433/195421https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/213433/195422https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/213433/195423https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLira, Jefferson Abraão CaetanoRocha, Álvaro Sepúlveda CarvalhoBezerra, Sandra Marina GonçalvesNogueira, Paula CristinaSantos, Ana Maria Ribeiro dosNogueira, Lídya Tolstenko2023-06-21T15:03:40Zoai:revistas.usp.br:article/213433Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2023-06-21T15:03:40Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos das tecnologias educativas na prevenção e tratamento da úlcera diabética: revisão sistemática e metanálise
Effects of educational technologies on the prevention and treatment of diabetic ulcers: A systematic review and meta-analysis
Efectos de las tecnologías educativas en la prevención y tratamiento de la úlcera diabética: revisión sistemática y metaanálisis
title Efeitos das tecnologias educativas na prevenção e tratamento da úlcera diabética: revisão sistemática e metanálise
spellingShingle Efeitos das tecnologias educativas na prevenção e tratamento da úlcera diabética: revisão sistemática e metanálise
Lira, Jefferson Abraão Caetano
Diabetes Mellitus; Diabetic Foot; Diabetes Complications; Educational Technology; Systematic Review; Meta-Analysis
Diabetes Mellitus; Pie Diabético; Complicaciones de la Diabetes; Tecnología Educacional; Revisión Sistemática; Metaanálisis
Diabetes Mellitus; Pé Diabético; Complicações do Diabetes; Tecnologia Educacional; Revisão Sistemática; Metanálise
title_short Efeitos das tecnologias educativas na prevenção e tratamento da úlcera diabética: revisão sistemática e metanálise
title_full Efeitos das tecnologias educativas na prevenção e tratamento da úlcera diabética: revisão sistemática e metanálise
title_fullStr Efeitos das tecnologias educativas na prevenção e tratamento da úlcera diabética: revisão sistemática e metanálise
title_full_unstemmed Efeitos das tecnologias educativas na prevenção e tratamento da úlcera diabética: revisão sistemática e metanálise
title_sort Efeitos das tecnologias educativas na prevenção e tratamento da úlcera diabética: revisão sistemática e metanálise
author Lira, Jefferson Abraão Caetano
author_facet Lira, Jefferson Abraão Caetano
Rocha, Álvaro Sepúlveda Carvalho
Bezerra, Sandra Marina Gonçalves
Nogueira, Paula Cristina
Santos, Ana Maria Ribeiro dos
Nogueira, Lídya Tolstenko
author_role author
author2 Rocha, Álvaro Sepúlveda Carvalho
Bezerra, Sandra Marina Gonçalves
Nogueira, Paula Cristina
Santos, Ana Maria Ribeiro dos
Nogueira, Lídya Tolstenko
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lira, Jefferson Abraão Caetano
Rocha, Álvaro Sepúlveda Carvalho
Bezerra, Sandra Marina Gonçalves
Nogueira, Paula Cristina
Santos, Ana Maria Ribeiro dos
Nogueira, Lídya Tolstenko
dc.subject.por.fl_str_mv Diabetes Mellitus; Diabetic Foot; Diabetes Complications; Educational Technology; Systematic Review; Meta-Analysis
Diabetes Mellitus; Pie Diabético; Complicaciones de la Diabetes; Tecnología Educacional; Revisión Sistemática; Metaanálisis
Diabetes Mellitus; Pé Diabético; Complicações do Diabetes; Tecnologia Educacional; Revisão Sistemática; Metanálise
topic Diabetes Mellitus; Diabetic Foot; Diabetes Complications; Educational Technology; Systematic Review; Meta-Analysis
Diabetes Mellitus; Pie Diabético; Complicaciones de la Diabetes; Tecnología Educacional; Revisión Sistemática; Metaanálisis
Diabetes Mellitus; Pé Diabético; Complicações do Diabetes; Tecnologia Educacional; Revisão Sistemática; Metanálise
description Objetivo: analisar os efeitos das tecnologias educativas na prevenção e tratamento da úlcera diabética. Método: revisão sistemática conduzida em sete bases de dados, um índice bibliográfico, uma biblioteca eletrônica e na literatura cinzenta. A amostra foi constituída de 11 ensaios clínicos controlados randomizados. A síntese dos resultados foi descritiva e por meio de metanálise. Resultados: as tecnologias educativas predominantes foram os treinamentos e as orientações verbais, destacando-se as tecnologias leve-duras. Na comparação com o cuidado usual, as tecnologias educativas apresentaram fator de proteção para prevenção da incidência de úlcera diabética (RR=0,40; IC 95%=0,18-0,90; p=0,03) e a avaliação de certeza da evidência foi baixa. As tecnologias educativas também tiveram fator de proteção para prevenção da incidência de amputação em membros inferiores (RR=0,53; IC 95%=0,31-0,90; p=0,02) e a certeza da evidência foi muito baixa. Conclusão: as tecnologias educativas leve-duras, como orientações verbais estruturadas, jogos educativos, aula expositiva, treinamentos teórico-práticos, vídeo educativo, folder, álbum seriado e desenhos lúdicos, e as tecnologias duras, a exemplo do calçado terapêutico, palmilhas, termômetro digital de infravermelho, kits de cuidados com os pés, aplicativo de telemedicina e telefone móvel, foram efetivas para prevenção e tratamento da úlcera diabética, porém, estudos mais robustos são necessários.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/213433
10.1590/1518-8345.6628.3946
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/213433
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.6628.3946
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/213433/195421
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/213433/195422
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/213433/195423
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 31 (2023); e3946
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e3946
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e3946
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222857573171200