Intervenção educativa para candidatos ao transplante de fígado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Karina Dal Sasso
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva Junior, Orlando de Castro e, Ziviani, Luciana da Costa, Rossin, Fabiana Murad, Zago, Márcia Maria Fontão, Galvão, Cristina Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52970
Resumo: OBJETIVO: o estudo teve como objetivo analisar o conhecimento de candidatos sobre o processo de transplante de fígado, antes e depois da implementação de intervenção educativa. MÉTODOS: trata-se de estudo com delineamento de pesquisa quase-experimental, do tipo grupo único, antes e depois. A amostra final foi composta por 15 sujeitos. A coleta de dados da investigação, cuja duração foi de janeiro a março de 2010, ocorreu em três etapas, a saber: pré-teste, implementação da intervenção educativa (dois encontros) e pós-teste. RESULTADOS: os resultados evidenciaram ganho cognitivo significativo após a intervenção, com melhora no desempenho dos participantes. CONCLUSÕES: o estudo traz evidências de que a implementação de estratégia direcionada para educação de paciente pode aumentar o conhecimento de candidatos sobre o processo de transplante de fígado e, consequentemente, contribuir para o sucesso do tratamento.
id USP-38_b89aad671083c3bc969e188cf188f753
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/52970
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Intervenção educativa para candidatos ao transplante de fígado Intervención educativa para candidatos al trasplante de hígado Educational intervention for liver transplantation candidates EnfermagemTransplante de FígadoEnsinoAprendizagemEnfermeríaTrasplante de HígadoEnseñanzaAprendizajeNursingLiver TransplantationTeachingLearning OBJETIVO: o estudo teve como objetivo analisar o conhecimento de candidatos sobre o processo de transplante de fígado, antes e depois da implementação de intervenção educativa. MÉTODOS: trata-se de estudo com delineamento de pesquisa quase-experimental, do tipo grupo único, antes e depois. A amostra final foi composta por 15 sujeitos. A coleta de dados da investigação, cuja duração foi de janeiro a março de 2010, ocorreu em três etapas, a saber: pré-teste, implementação da intervenção educativa (dois encontros) e pós-teste. RESULTADOS: os resultados evidenciaram ganho cognitivo significativo após a intervenção, com melhora no desempenho dos participantes. CONCLUSÕES: o estudo traz evidências de que a implementação de estratégia direcionada para educação de paciente pode aumentar o conhecimento de candidatos sobre o processo de transplante de fígado e, consequentemente, contribuir para o sucesso do tratamento. OBJETIVO: El objetivo del estudio fue analizar el conocimiento de candidatos sobre el proceso de trasplante de hígado, antes y después de la implementación de una intervención educativa. MÉTODO: Se trata de un estudio con diseño casi experimental, del tipo grupo único, antes y después. La muestra final abarcó a 15 sujetos. La recolecta de datos de la investigación, con duración de enero a marzo del 2010, fue llevada a cabo en tres etapas, que son: pre-test, implementación de la intervención educativa (dos encuentros) y post-test. RESULTADOS: Los resultados evidenciaron ganancia cognitiva significativa tras la intervención, con mejora en el desempeño de los participantes. CONCLUSIONES: El estudio evidencia que la implementación de una estrategia dirigida a la educación del paciente puede aumentar el conocimiento de candidatos sobre el proceso de trasplante de hígado y consecuentemente contribuir al éxito del tratamiento. OBJECTIVE: The objective in this study was to analyze candidates' knowledge on the liver transplantation process before and after putting in practice an educational intervention. METHOD: A quasi-experimental, one-group pretest-posttest research design was adopted. The final sample included 15 subjects. Research data were collected between January and March 2010 in three phases, which were: pretest, implementation of the educational intervention (two meetings) and posttest. RESULTS: The results evidenced significant cognitive gains after the intervention, with improvements in the participants' performance . CONCLUSIONS: The research presents evidence that putting in practice a patient education strategy can enhance candidates' knowledge on the liver transplantation process and consequently contribute to a successful treatment. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2013-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/5297010.1590/S0104-11692013000100018Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 n. 1 (2013); 419-425 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 Núm. 1 (2013); 419-425 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 No. 1 (2013); 419-425 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52970/57014https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52970/57015https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52970/57016Mendes, Karina Dal SassoSilva Junior, Orlando de Castro eZiviani, Luciana da CostaRossin, Fabiana MuradZago, Márcia Maria FontãoGalvão, Cristina Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-05T17:07:20Zoai:revistas.usp.br:article/52970Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2013-04-05T17:07:20Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção educativa para candidatos ao transplante de fígado
Intervención educativa para candidatos al trasplante de hígado
Educational intervention for liver transplantation candidates
title Intervenção educativa para candidatos ao transplante de fígado
spellingShingle Intervenção educativa para candidatos ao transplante de fígado
Mendes, Karina Dal Sasso
Enfermagem
Transplante de Fígado
Ensino
Aprendizagem
Enfermería
Trasplante de Hígado
Enseñanza
Aprendizaje
Nursing
Liver Transplantation
Teaching
Learning
title_short Intervenção educativa para candidatos ao transplante de fígado
title_full Intervenção educativa para candidatos ao transplante de fígado
title_fullStr Intervenção educativa para candidatos ao transplante de fígado
title_full_unstemmed Intervenção educativa para candidatos ao transplante de fígado
title_sort Intervenção educativa para candidatos ao transplante de fígado
author Mendes, Karina Dal Sasso
author_facet Mendes, Karina Dal Sasso
Silva Junior, Orlando de Castro e
Ziviani, Luciana da Costa
Rossin, Fabiana Murad
Zago, Márcia Maria Fontão
Galvão, Cristina Maria
author_role author
author2 Silva Junior, Orlando de Castro e
Ziviani, Luciana da Costa
Rossin, Fabiana Murad
Zago, Márcia Maria Fontão
Galvão, Cristina Maria
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Karina Dal Sasso
Silva Junior, Orlando de Castro e
Ziviani, Luciana da Costa
Rossin, Fabiana Murad
Zago, Márcia Maria Fontão
Galvão, Cristina Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Transplante de Fígado
Ensino
Aprendizagem
Enfermería
Trasplante de Hígado
Enseñanza
Aprendizaje
Nursing
Liver Transplantation
Teaching
Learning
topic Enfermagem
Transplante de Fígado
Ensino
Aprendizagem
Enfermería
Trasplante de Hígado
Enseñanza
Aprendizaje
Nursing
Liver Transplantation
Teaching
Learning
description OBJETIVO: o estudo teve como objetivo analisar o conhecimento de candidatos sobre o processo de transplante de fígado, antes e depois da implementação de intervenção educativa. MÉTODOS: trata-se de estudo com delineamento de pesquisa quase-experimental, do tipo grupo único, antes e depois. A amostra final foi composta por 15 sujeitos. A coleta de dados da investigação, cuja duração foi de janeiro a março de 2010, ocorreu em três etapas, a saber: pré-teste, implementação da intervenção educativa (dois encontros) e pós-teste. RESULTADOS: os resultados evidenciaram ganho cognitivo significativo após a intervenção, com melhora no desempenho dos participantes. CONCLUSÕES: o estudo traz evidências de que a implementação de estratégia direcionada para educação de paciente pode aumentar o conhecimento de candidatos sobre o processo de transplante de fígado e, consequentemente, contribuir para o sucesso do tratamento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52970
10.1590/S0104-11692013000100018
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52970
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692013000100018
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52970/57014
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52970/57015
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52970/57016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 n. 1 (2013); 419-425
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 Núm. 1 (2013); 419-425
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 No. 1 (2013); 419-425
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444192433373184