Intervenção educativa para candidatos ao transplante de fígado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52970 |
Resumo: | OBJETIVO: o estudo teve como objetivo analisar o conhecimento de candidatos sobre o processo de transplante de fígado, antes e depois da implementação de intervenção educativa. MÉTODOS: trata-se de estudo com delineamento de pesquisa quase-experimental, do tipo grupo único, antes e depois. A amostra final foi composta por 15 sujeitos. A coleta de dados da investigação, cuja duração foi de janeiro a março de 2010, ocorreu em três etapas, a saber: pré-teste, implementação da intervenção educativa (dois encontros) e pós-teste. RESULTADOS: os resultados evidenciaram ganho cognitivo significativo após a intervenção, com melhora no desempenho dos participantes. CONCLUSÕES: o estudo traz evidências de que a implementação de estratégia direcionada para educação de paciente pode aumentar o conhecimento de candidatos sobre o processo de transplante de fígado e, consequentemente, contribuir para o sucesso do tratamento. |
id |
USP-38_b89aad671083c3bc969e188cf188f753 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/52970 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenção educativa para candidatos ao transplante de fígado Intervención educativa para candidatos al trasplante de hígado Educational intervention for liver transplantation candidates EnfermagemTransplante de FígadoEnsinoAprendizagemEnfermeríaTrasplante de HígadoEnseñanzaAprendizajeNursingLiver TransplantationTeachingLearning OBJETIVO: o estudo teve como objetivo analisar o conhecimento de candidatos sobre o processo de transplante de fígado, antes e depois da implementação de intervenção educativa. MÉTODOS: trata-se de estudo com delineamento de pesquisa quase-experimental, do tipo grupo único, antes e depois. A amostra final foi composta por 15 sujeitos. A coleta de dados da investigação, cuja duração foi de janeiro a março de 2010, ocorreu em três etapas, a saber: pré-teste, implementação da intervenção educativa (dois encontros) e pós-teste. RESULTADOS: os resultados evidenciaram ganho cognitivo significativo após a intervenção, com melhora no desempenho dos participantes. CONCLUSÕES: o estudo traz evidências de que a implementação de estratégia direcionada para educação de paciente pode aumentar o conhecimento de candidatos sobre o processo de transplante de fígado e, consequentemente, contribuir para o sucesso do tratamento. OBJETIVO: El objetivo del estudio fue analizar el conocimiento de candidatos sobre el proceso de trasplante de hígado, antes y después de la implementación de una intervención educativa. MÉTODO: Se trata de un estudio con diseño casi experimental, del tipo grupo único, antes y después. La muestra final abarcó a 15 sujetos. La recolecta de datos de la investigación, con duración de enero a marzo del 2010, fue llevada a cabo en tres etapas, que son: pre-test, implementación de la intervención educativa (dos encuentros) y post-test. RESULTADOS: Los resultados evidenciaron ganancia cognitiva significativa tras la intervención, con mejora en el desempeño de los participantes. CONCLUSIONES: El estudio evidencia que la implementación de una estrategia dirigida a la educación del paciente puede aumentar el conocimiento de candidatos sobre el proceso de trasplante de hígado y consecuentemente contribuir al éxito del tratamiento. OBJECTIVE: The objective in this study was to analyze candidates' knowledge on the liver transplantation process before and after putting in practice an educational intervention. METHOD: A quasi-experimental, one-group pretest-posttest research design was adopted. The final sample included 15 subjects. Research data were collected between January and March 2010 in three phases, which were: pretest, implementation of the educational intervention (two meetings) and posttest. RESULTS: The results evidenced significant cognitive gains after the intervention, with improvements in the participants' performance . CONCLUSIONS: The research presents evidence that putting in practice a patient education strategy can enhance candidates' knowledge on the liver transplantation process and consequently contribute to a successful treatment. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2013-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/5297010.1590/S0104-11692013000100018Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 n. 1 (2013); 419-425 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 Núm. 1 (2013); 419-425 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 No. 1 (2013); 419-425 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52970/57014https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52970/57015https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52970/57016Mendes, Karina Dal SassoSilva Junior, Orlando de Castro eZiviani, Luciana da CostaRossin, Fabiana MuradZago, Márcia Maria FontãoGalvão, Cristina Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-05T17:07:20Zoai:revistas.usp.br:article/52970Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2013-04-05T17:07:20Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção educativa para candidatos ao transplante de fígado Intervención educativa para candidatos al trasplante de hígado Educational intervention for liver transplantation candidates |
title |
Intervenção educativa para candidatos ao transplante de fígado |
spellingShingle |
Intervenção educativa para candidatos ao transplante de fígado Mendes, Karina Dal Sasso Enfermagem Transplante de Fígado Ensino Aprendizagem Enfermería Trasplante de Hígado Enseñanza Aprendizaje Nursing Liver Transplantation Teaching Learning |
title_short |
Intervenção educativa para candidatos ao transplante de fígado |
title_full |
Intervenção educativa para candidatos ao transplante de fígado |
title_fullStr |
Intervenção educativa para candidatos ao transplante de fígado |
title_full_unstemmed |
Intervenção educativa para candidatos ao transplante de fígado |
title_sort |
Intervenção educativa para candidatos ao transplante de fígado |
author |
Mendes, Karina Dal Sasso |
author_facet |
Mendes, Karina Dal Sasso Silva Junior, Orlando de Castro e Ziviani, Luciana da Costa Rossin, Fabiana Murad Zago, Márcia Maria Fontão Galvão, Cristina Maria |
author_role |
author |
author2 |
Silva Junior, Orlando de Castro e Ziviani, Luciana da Costa Rossin, Fabiana Murad Zago, Márcia Maria Fontão Galvão, Cristina Maria |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Karina Dal Sasso Silva Junior, Orlando de Castro e Ziviani, Luciana da Costa Rossin, Fabiana Murad Zago, Márcia Maria Fontão Galvão, Cristina Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Transplante de Fígado Ensino Aprendizagem Enfermería Trasplante de Hígado Enseñanza Aprendizaje Nursing Liver Transplantation Teaching Learning |
topic |
Enfermagem Transplante de Fígado Ensino Aprendizagem Enfermería Trasplante de Hígado Enseñanza Aprendizaje Nursing Liver Transplantation Teaching Learning |
description |
OBJETIVO: o estudo teve como objetivo analisar o conhecimento de candidatos sobre o processo de transplante de fígado, antes e depois da implementação de intervenção educativa. MÉTODOS: trata-se de estudo com delineamento de pesquisa quase-experimental, do tipo grupo único, antes e depois. A amostra final foi composta por 15 sujeitos. A coleta de dados da investigação, cuja duração foi de janeiro a março de 2010, ocorreu em três etapas, a saber: pré-teste, implementação da intervenção educativa (dois encontros) e pós-teste. RESULTADOS: os resultados evidenciaram ganho cognitivo significativo após a intervenção, com melhora no desempenho dos participantes. CONCLUSÕES: o estudo traz evidências de que a implementação de estratégia direcionada para educação de paciente pode aumentar o conhecimento de candidatos sobre o processo de transplante de fígado e, consequentemente, contribuir para o sucesso do tratamento. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52970 10.1590/S0104-11692013000100018 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52970 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692013000100018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52970/57014 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52970/57015 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52970/57016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 n. 1 (2013); 419-425 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 Núm. 1 (2013); 419-425 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 No. 1 (2013); 419-425 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1816444192433373184 |