Diferenças entre first movers e late movers na capacitação para o desenvolvimento de produtos na indústria automobilística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79192 |
Resumo: | Neste estudo objetiva-se explicar a influência da ordem de entrada das multinacionais da indústria automobilística no Brasil sobre o processo de capacitação da subsidiária para o desenvolvimento de produto. O quadro analítico envolve a discussão sobre vantagens do pioneiro e vantagens do seguidor, da Economia, e sua aplicação à internacionalização de empresas, bem como a literatura a respeito da capacitação para o desenvolvimento de produto no setor. O estudo múltiplo foi feito mediante entrevistas em profundidade, em quatro montadoras que empreendem atividades de engenharia relevantes no Brasil: General Motors, Volkswagen, Fiat e Renault. O método utilizado foi o estudo de caso múltiplo. Os resultados sugerem que os late movers queimam etapas no processo de capacitação, utilizando-se das experiências bem sucedidas dos pioneiros. Os resultados contribuem, no plano teórico, para o avanço da discussão sobre capacitação das subsidiárias para inovação e desenvolvimento de produtos, para a discussão sobre pioneiros e seguidores na área internacional; e no plano da prática, são relevantes na medida em que identificam um fast track para a capacitação da engenharia, num setor em que a maioria dos competidores ainda exerce essa atividade de maneira muito limitada. |
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Diferenças entre first movers e late movers na capacitação para o desenvolvimento de produtos na indústria automobilísticaDIFFERENCES BETWEEN FIRST MOVERS AND LATE MOVERS FOR PRODUCT DEVELOPMENT CAPABILITY-BUILDING IN THE BRAZILIAN AUTOMOTIVE INDUSTRY DOI: 10.5585/RAI.2010552ManagementInnovationInnovation ManagementTechnologySubsidiaryMultinational Corporation.Indústria automotivaDesenvolvimento de produtosInovação na subsidiáriaEmpresa multinacional.Neste estudo objetiva-se explicar a influência da ordem de entrada das multinacionais da indústria automobilística no Brasil sobre o processo de capacitação da subsidiária para o desenvolvimento de produto. O quadro analítico envolve a discussão sobre vantagens do pioneiro e vantagens do seguidor, da Economia, e sua aplicação à internacionalização de empresas, bem como a literatura a respeito da capacitação para o desenvolvimento de produto no setor. O estudo múltiplo foi feito mediante entrevistas em profundidade, em quatro montadoras que empreendem atividades de engenharia relevantes no Brasil: General Motors, Volkswagen, Fiat e Renault. O método utilizado foi o estudo de caso múltiplo. Os resultados sugerem que os late movers queimam etapas no processo de capacitação, utilizando-se das experiências bem sucedidas dos pioneiros. Os resultados contribuem, no plano teórico, para o avanço da discussão sobre capacitação das subsidiárias para inovação e desenvolvimento de produtos, para a discussão sobre pioneiros e seguidores na área internacional; e no plano da prática, são relevantes na medida em que identificam um fast track para a capacitação da engenharia, num setor em que a maioria dos competidores ainda exerce essa atividade de maneira muito limitada.This study aspires to explain the influence of the order of entry of multinational companies in Brazil’s automotive industry concerning the capability-building process of the subsidiary for product development. The analytical framework involves discussing the benefits and advantages of the pioneer/follower, of economy, and its application to the internationalization of enterprises, and the literature relating to capability-building in automobile product development. The multiple case studies were embarked by in-depth interviews with four automakers who undertook relevant engineering activities in Brazil: General Motors (GM), Volkswagen, Fiat and Renault. The method used was a multiple case study. The results suggest that late movers leap steps above in the capability-building process, using the successful experience of the pioneers. Theoretically, the results contribute to promote the discussion of: empowering subsidiaries for product development and innovation; to discuss the pioneers and followers in the international arena. In practical terms, the results are relevant by identifying a "fast track” for the qualified engineering, in an industry where most subsidiaries still exert such activity in a very limited manner.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2011-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79192INMR - Innovation & Management Review; v. 7 n. 4 (2010); 66-862515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79192/83264Amatucci, Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-17T17:30:59Zoai:revistas.usp.br:article/79192Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-17T17:30:59Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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