CONSIDERAÇÕES SOBRE INOVAÇÃO E ATIVIDADE EMPREENDEDORA NA TRAJETÓRIA SUL COREANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tayso
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira, Maurício Fernandes, Cário, Silvio Antônio Ferraz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79353
Resumo: Os fatores históricos referentes ao milagre econômico leste-asiático explicam, em parte, o contexto do qual emergiu a situação atual de inovação e atividade empreendedora na Coreia do Sul. Sendo o único país em cinco décadas a deixar a periferia mundial para emergir ao próximo nível, chama-se atenção para investigar um pouco mais sobre aspectos que puderam fortalecer a economia de um país, especialmente no tocante às inovações, tendo os achados do presente estudo apontado esta nação como a que mais cresceu, em todo o mundo, em um quesito científico que será melhor apresentado na presente análise. Um estudo que contemple a atividade empreendedora na Coreia do Sul se faz contributivo teoricamente tendo em conta que, atualmente, as pequenas e médias empresas (PMEs) constituem 99,9% das empresas industriais na Coreia do Sul e são responsáveis por 88,7% dos empregos neste setor. As inovações introduzidas por empreendedores são consideradas o principal motor da dinâmica capitalista. Assim, tendo em conta também o que foi previamente exposto, o presente estudo objetiva analisar aspectos pertinentes à inovação e à atividade empreendedora na economia da Coreia do Sul que contribuem para a explicação do desempenho excepcional desta economia, especialmente quando consideradas suas interfaces. O estudo apresentou tanto um registro da economia histórica da Coreia do Sul quanto fatores atuais relacionados à inovação e à atividade empreendedora, oferecendo uma análise contributiva para a compreensão de uma potência econômica que tem se destacado em âmbito mundial pela competitividade de suas organizações empresariais, entre outros fatores.
id USP-40_54b8da4e089b9eca4ff0c5642d694f90
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79353
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling CONSIDERAÇÕES SOBRE INOVAÇÃO E ATIVIDADE EMPREENDEDORA NA TRAJETÓRIA SUL COREANAInovaçãoEmpreendedorismoCoreia do Sul.Os fatores históricos referentes ao milagre econômico leste-asiático explicam, em parte, o contexto do qual emergiu a situação atual de inovação e atividade empreendedora na Coreia do Sul. Sendo o único país em cinco décadas a deixar a periferia mundial para emergir ao próximo nível, chama-se atenção para investigar um pouco mais sobre aspectos que puderam fortalecer a economia de um país, especialmente no tocante às inovações, tendo os achados do presente estudo apontado esta nação como a que mais cresceu, em todo o mundo, em um quesito científico que será melhor apresentado na presente análise. Um estudo que contemple a atividade empreendedora na Coreia do Sul se faz contributivo teoricamente tendo em conta que, atualmente, as pequenas e médias empresas (PMEs) constituem 99,9% das empresas industriais na Coreia do Sul e são responsáveis por 88,7% dos empregos neste setor. As inovações introduzidas por empreendedores são consideradas o principal motor da dinâmica capitalista. Assim, tendo em conta também o que foi previamente exposto, o presente estudo objetiva analisar aspectos pertinentes à inovação e à atividade empreendedora na economia da Coreia do Sul que contribuem para a explicação do desempenho excepcional desta economia, especialmente quando consideradas suas interfaces. O estudo apresentou tanto um registro da economia histórica da Coreia do Sul quanto fatores atuais relacionados à inovação e à atividade empreendedora, oferecendo uma análise contributiva para a compreensão de uma potência econômica que tem se destacado em âmbito mundial pela competitividade de suas organizações empresariais, entre outros fatores.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2014-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79353INMR - Innovation & Management Review; v. 10 n. 4 (2013); 283-3072515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79353/114234Silva, TaysoPereira, Maurício FernandesCário, Silvio Antônio Ferrazinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-23T17:25:29Zoai:revistas.usp.br:article/79353Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-23T17:25:29Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSIDERAÇÕES SOBRE INOVAÇÃO E ATIVIDADE EMPREENDEDORA NA TRAJETÓRIA SUL COREANA
title CONSIDERAÇÕES SOBRE INOVAÇÃO E ATIVIDADE EMPREENDEDORA NA TRAJETÓRIA SUL COREANA
spellingShingle CONSIDERAÇÕES SOBRE INOVAÇÃO E ATIVIDADE EMPREENDEDORA NA TRAJETÓRIA SUL COREANA
Silva, Tayso
Inovação
Empreendedorismo
Coreia do Sul.
title_short CONSIDERAÇÕES SOBRE INOVAÇÃO E ATIVIDADE EMPREENDEDORA NA TRAJETÓRIA SUL COREANA
title_full CONSIDERAÇÕES SOBRE INOVAÇÃO E ATIVIDADE EMPREENDEDORA NA TRAJETÓRIA SUL COREANA
title_fullStr CONSIDERAÇÕES SOBRE INOVAÇÃO E ATIVIDADE EMPREENDEDORA NA TRAJETÓRIA SUL COREANA
title_full_unstemmed CONSIDERAÇÕES SOBRE INOVAÇÃO E ATIVIDADE EMPREENDEDORA NA TRAJETÓRIA SUL COREANA
title_sort CONSIDERAÇÕES SOBRE INOVAÇÃO E ATIVIDADE EMPREENDEDORA NA TRAJETÓRIA SUL COREANA
author Silva, Tayso
author_facet Silva, Tayso
Pereira, Maurício Fernandes
Cário, Silvio Antônio Ferraz
author_role author
author2 Pereira, Maurício Fernandes
Cário, Silvio Antônio Ferraz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tayso
Pereira, Maurício Fernandes
Cário, Silvio Antônio Ferraz
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Empreendedorismo
Coreia do Sul.
topic Inovação
Empreendedorismo
Coreia do Sul.
description Os fatores históricos referentes ao milagre econômico leste-asiático explicam, em parte, o contexto do qual emergiu a situação atual de inovação e atividade empreendedora na Coreia do Sul. Sendo o único país em cinco décadas a deixar a periferia mundial para emergir ao próximo nível, chama-se atenção para investigar um pouco mais sobre aspectos que puderam fortalecer a economia de um país, especialmente no tocante às inovações, tendo os achados do presente estudo apontado esta nação como a que mais cresceu, em todo o mundo, em um quesito científico que será melhor apresentado na presente análise. Um estudo que contemple a atividade empreendedora na Coreia do Sul se faz contributivo teoricamente tendo em conta que, atualmente, as pequenas e médias empresas (PMEs) constituem 99,9% das empresas industriais na Coreia do Sul e são responsáveis por 88,7% dos empregos neste setor. As inovações introduzidas por empreendedores são consideradas o principal motor da dinâmica capitalista. Assim, tendo em conta também o que foi previamente exposto, o presente estudo objetiva analisar aspectos pertinentes à inovação e à atividade empreendedora na economia da Coreia do Sul que contribuem para a explicação do desempenho excepcional desta economia, especialmente quando consideradas suas interfaces. O estudo apresentou tanto um registro da economia histórica da Coreia do Sul quanto fatores atuais relacionados à inovação e à atividade empreendedora, oferecendo uma análise contributiva para a compreensão de uma potência econômica que tem se destacado em âmbito mundial pela competitividade de suas organizações empresariais, entre outros fatores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79353
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79353/114234
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 10 n. 4 (2013); 283-307
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221936073048064