Desafios e oportunidades para a implementação de estratégias inovativas em uma instituição privada de ensino superior do estado de mato grosso: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, José Delfino
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Freitas Filho, Mauro de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79104
Resumo: Este estudo objetivou verificar, no Balanced Scorecard, propriedades para seu uso como ferramenta de auxílio à gestão em uma instituição privada de ensino superior do Estado de Mato Grosso. O tipo de pesquisa adotado foi a pesquisa exploratório-descritiva e, na investigação, a técnica utilizada foi o estudo de caso. O aspecto inovativo foi o desenvolvimento da metodologia do Balanced Scorecard em uma instituição de ensino, que se deu em 5 etapas. A primeira etapa apresentou as ferramentas de gestão, utilizando-se principalmente de dados obtidos através de fontes primárias. Em seguida, foram descritos os requisitos necessários à utilização do Balanced Scorecard. A terceira etapa definiu o desenvolvimento da metodologia do Balanced Scorecard. Na quarta etapa, foram levantados os objetivos da instituição. Por fim, na quinta etapa, apresenta-se o mapa estratégico. Com base na análise de dados, dimensionou-se também a situação encontrada na administração da instituição. Os resultados mostram que os pesquisadores conhecem parcialmente a metodologia do Balanced Scorecard, uma vez que nem todos os aspectos que compõem sua rede conceitual são praticados pela maioria, embora todos os considerem importantes.
id USP-40_6d95768ca89ffc3736e4ef2fe5463d61
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79104
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling Desafios e oportunidades para a implementação de estratégias inovativas em uma instituição privada de ensino superior do estado de mato grosso: um estudo de casoCHALLENGES AND OPPORTUNITIES FOR THE IMPLEMENTATION OF STRATEGIES WITHIN A HIGHER EDUCATION PRIVATE INSTITUTION IN MATO GROSSO: A CASE STUDYEstratégiaIndicadoresBalanced ScorecardGestão.Este estudo objetivou verificar, no Balanced Scorecard, propriedades para seu uso como ferramenta de auxílio à gestão em uma instituição privada de ensino superior do Estado de Mato Grosso. O tipo de pesquisa adotado foi a pesquisa exploratório-descritiva e, na investigação, a técnica utilizada foi o estudo de caso. O aspecto inovativo foi o desenvolvimento da metodologia do Balanced Scorecard em uma instituição de ensino, que se deu em 5 etapas. A primeira etapa apresentou as ferramentas de gestão, utilizando-se principalmente de dados obtidos através de fontes primárias. Em seguida, foram descritos os requisitos necessários à utilização do Balanced Scorecard. A terceira etapa definiu o desenvolvimento da metodologia do Balanced Scorecard. Na quarta etapa, foram levantados os objetivos da instituição. Por fim, na quinta etapa, apresenta-se o mapa estratégico. Com base na análise de dados, dimensionou-se também a situação encontrada na administração da instituição. Os resultados mostram que os pesquisadores conhecem parcialmente a metodologia do Balanced Scorecard, uma vez que nem todos os aspectos que compõem sua rede conceitual são praticados pela maioria, embora todos os considerem importantes.This study aims to find out, in the Balanced Scorecard (BSC), some properties for its utilization as a management support tool in a private higher education institution in the state of Mato Grosso. The type of research adopted was the exploratory-descriptive. For the investigation of the present research, the employed approach was the case study. The development of the BSC methodology was split in 5 stages. The first one presented the management tools, mainly with the use of data obtained through primary sources. Following this, there was a description of the requirements for the utilization of the BSC. The third stage defined the development of the BSC methodology. In the fourth stage, the objectives of the institution were detailed. Last but not least, the fifth stage presented the strategic map. Based on data analysis, there was also a dimensioning of the current status of the institution management. The results show that the surveyed individuals have a partial knowledge about the BSC methodology, since not all aspects that make up its concepts have been put into practice by most of them, although they are regarded as important ones.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2008-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79104INMR - Innovation & Management Review; v. 5 n. 1 (2008); 112-1252515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79104/83176Duarte, José DelfinoFreitas Filho, Mauro de Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-21T12:53:46Zoai:revistas.usp.br:article/79104Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-21T12:53:46Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e oportunidades para a implementação de estratégias inovativas em uma instituição privada de ensino superior do estado de mato grosso: um estudo de caso
CHALLENGES AND OPPORTUNITIES FOR THE IMPLEMENTATION OF STRATEGIES WITHIN A HIGHER EDUCATION PRIVATE INSTITUTION IN MATO GROSSO: A CASE STUDY
title Desafios e oportunidades para a implementação de estratégias inovativas em uma instituição privada de ensino superior do estado de mato grosso: um estudo de caso
spellingShingle Desafios e oportunidades para a implementação de estratégias inovativas em uma instituição privada de ensino superior do estado de mato grosso: um estudo de caso
Duarte, José Delfino
Estratégia
Indicadores
Balanced Scorecard
Gestão.
title_short Desafios e oportunidades para a implementação de estratégias inovativas em uma instituição privada de ensino superior do estado de mato grosso: um estudo de caso
title_full Desafios e oportunidades para a implementação de estratégias inovativas em uma instituição privada de ensino superior do estado de mato grosso: um estudo de caso
title_fullStr Desafios e oportunidades para a implementação de estratégias inovativas em uma instituição privada de ensino superior do estado de mato grosso: um estudo de caso
title_full_unstemmed Desafios e oportunidades para a implementação de estratégias inovativas em uma instituição privada de ensino superior do estado de mato grosso: um estudo de caso
title_sort Desafios e oportunidades para a implementação de estratégias inovativas em uma instituição privada de ensino superior do estado de mato grosso: um estudo de caso
author Duarte, José Delfino
author_facet Duarte, José Delfino
Freitas Filho, Mauro de Paula
author_role author
author2 Freitas Filho, Mauro de Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, José Delfino
Freitas Filho, Mauro de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Indicadores
Balanced Scorecard
Gestão.
topic Estratégia
Indicadores
Balanced Scorecard
Gestão.
description Este estudo objetivou verificar, no Balanced Scorecard, propriedades para seu uso como ferramenta de auxílio à gestão em uma instituição privada de ensino superior do Estado de Mato Grosso. O tipo de pesquisa adotado foi a pesquisa exploratório-descritiva e, na investigação, a técnica utilizada foi o estudo de caso. O aspecto inovativo foi o desenvolvimento da metodologia do Balanced Scorecard em uma instituição de ensino, que se deu em 5 etapas. A primeira etapa apresentou as ferramentas de gestão, utilizando-se principalmente de dados obtidos através de fontes primárias. Em seguida, foram descritos os requisitos necessários à utilização do Balanced Scorecard. A terceira etapa definiu o desenvolvimento da metodologia do Balanced Scorecard. Na quarta etapa, foram levantados os objetivos da instituição. Por fim, na quinta etapa, apresenta-se o mapa estratégico. Com base na análise de dados, dimensionou-se também a situação encontrada na administração da instituição. Os resultados mostram que os pesquisadores conhecem parcialmente a metodologia do Balanced Scorecard, uma vez que nem todos os aspectos que compõem sua rede conceitual são praticados pela maioria, embora todos os considerem importantes.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79104
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79104/83176
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 5 n. 1 (2008); 112-125
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221934308294656