Sabó indústria e comércio de autopeças
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79105 |
Resumo: | O caso de ensino Sabó apresenta a decisão que se colocou para Newton Chiaparini, presidente da Sabó, de adquirir ou não a fabricante de retentores alemã Kaco. Essa decisão ocorreu em um momento crítico do processo de internacionalização da empresa, dado que representou um salto com relação ao nível de investimentos diretos realizados até então pela empresa. O caso descreve a trajetória da Sabó desde a sua fundação, focalizando o momento que precedeu o surgimento da oportunidade de aquisição da Kaco, culminando com uma descrição da situação atual da empresa. Também retrata o ambiente competitivo setorial enfrentado pelos fabricantes brasileiros de autopeças no momento da decisão, possibilitando a contextualização do caso em relação ao processo de abertura comercial, acelerada pelo qual a economia brasileira estava passando, e das mudanças estruturais que ocorriam com a indústria automobilística e sua cadeia de suprimentos à época. Enquanto instrumento didático, o caso Sabó possibilita uma discussão longitudinal sobre o processo de internacionalização da firma a partir da perspectiva comportamental, mediante a utilização das teorias nórdicas de internacionalização, e, da perspectiva econômica, notadamente a partir do paradigma eclético da produção internacional, de John Dunning. |
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Sabó indústria e comércio de autopeçasSabó industry and trade of autoparts: teaching caseInternacionalização de empresasDunningEscola NórdicaUppsalaSabó.O caso de ensino Sabó apresenta a decisão que se colocou para Newton Chiaparini, presidente da Sabó, de adquirir ou não a fabricante de retentores alemã Kaco. Essa decisão ocorreu em um momento crítico do processo de internacionalização da empresa, dado que representou um salto com relação ao nível de investimentos diretos realizados até então pela empresa. O caso descreve a trajetória da Sabó desde a sua fundação, focalizando o momento que precedeu o surgimento da oportunidade de aquisição da Kaco, culminando com uma descrição da situação atual da empresa. Também retrata o ambiente competitivo setorial enfrentado pelos fabricantes brasileiros de autopeças no momento da decisão, possibilitando a contextualização do caso em relação ao processo de abertura comercial, acelerada pelo qual a economia brasileira estava passando, e das mudanças estruturais que ocorriam com a indústria automobilística e sua cadeia de suprimentos à época. Enquanto instrumento didático, o caso Sabó possibilita uma discussão longitudinal sobre o processo de internacionalização da firma a partir da perspectiva comportamental, mediante a utilização das teorias nórdicas de internacionalização, e, da perspectiva econômica, notadamente a partir do paradigma eclético da produção internacional, de John Dunning.The Sabó case study discusses the difficult decision presented to its CEO Newton Chiaparini, regarding the acquisition of Kaco, a German manufacturer of gaskets and oil seals. This decision took place in a critical moment of the internationalization process of Sabó, as it represented a significant leap in the level of direct investments made by the firm so far. The case describes Sabó’s trajectory since its foundation, focusing the very moment that preceded the appearance of the opportunity to purchase Kaco, until its present situation. It also shows the sectorial competitive environment faced by Brazilian manufacturers of auto parts at the decision moment, due to the process of accelerated commercial opening of the Brazilian economy at that time, and also the structural changes of the car industry and its supply chain, which deeply influenced the decision taken. As a teaching instrument, the Sabó case offers an opportunity to discuss the various theories of the internationalization process, according to the behavioral perspective (Uppsala School) and the economic perspective (the Eclectic Paradigm of international production, by John Dunning).Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2008-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79105INMR - Innovation & Management Review; v. 5 n. 1 (2008); 126-1402515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79105/83177Stal, EvaAlmeida, Victor Manoel Cunha deAvrichir, Ilaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-21T12:58:01Zoai:revistas.usp.br:article/79105Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-21T12:58:01Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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