INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NA RIQUEZA E COMPOSIÇÃO DE AVES EM PARQUE LINEAR URBANO “PEDRINHO SANSÃO” NO MUNICÍPIO DE BOTUCATU, SP.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, Eduardo Campanhã
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mello Junior, José Roberto Silveira, Lopes, Iran Jorge Corrêa, Trafficante, Daniela Polizeli, Fonseca, Renata Cristina Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/81982
Resumo: A avifauna é um importante indicador de qualidade ambiental no contexto urbano. Geralmente associada à cobertura arbórea, desempenha papel fundamental na manutenção da biodiversidade nas cidades. Objetivou-se relacionar 8 composições arbóreas com diferentes riqueza e diversidade de indivíduos com a diversidade e riqueza de aves ao longo de um parque linear na zona urbana do município de Botucatu. Pretendeu-se compreender as relações entre a riqueza e a diversidade entre árvores e avifauna e a distribuição espacial dos indivíduos envolvidos. As coletas visuais de avifauna ocorreram quatro vezes ao mês entre setembro de 2018 e março de 2019 (primavera e verão). Todas as aves e árvores presentes na área do parque foram identificadas. Utilizou-se de variáveis preditoras e suas correlações através do GGally e vegan para análise de componentes principais. Foram gerados estimadores de riqueza Jackniffe 1 e Bootstrap, além do cluster de similaridade pelo método de gower. Registrou-se 57 espécies de aves e 101 de árvores. Observou-se uma relação positiva entre abundância de aves em relação a área das quadras, bem como a riqueza e a abundância de aves com a riqueza e abundância de árvores. A área estudada abriga apenas 16% da avifauna da região do Município.
id USP-42_063918f99b03f4a33abe68f3a3046c88
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/81982
network_acronym_str USP-42
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository_id_str
spelling INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NA RIQUEZA E COMPOSIÇÃO DE AVES EM PARQUE LINEAR URBANO “PEDRINHO SANSÃO” NO MUNICÍPIO DE BOTUCATU, SP.Floresta Urbana; Monitoramento de Faunaavifauna; biodiversidade; comunidade vegetal; floresta urbanaA avifauna é um importante indicador de qualidade ambiental no contexto urbano. Geralmente associada à cobertura arbórea, desempenha papel fundamental na manutenção da biodiversidade nas cidades. Objetivou-se relacionar 8 composições arbóreas com diferentes riqueza e diversidade de indivíduos com a diversidade e riqueza de aves ao longo de um parque linear na zona urbana do município de Botucatu. Pretendeu-se compreender as relações entre a riqueza e a diversidade entre árvores e avifauna e a distribuição espacial dos indivíduos envolvidos. As coletas visuais de avifauna ocorreram quatro vezes ao mês entre setembro de 2018 e março de 2019 (primavera e verão). Todas as aves e árvores presentes na área do parque foram identificadas. Utilizou-se de variáveis preditoras e suas correlações através do GGally e vegan para análise de componentes principais. Foram gerados estimadores de riqueza Jackniffe 1 e Bootstrap, além do cluster de similaridade pelo método de gower. Registrou-se 57 espécies de aves e 101 de árvores. Observou-se uma relação positiva entre abundância de aves em relação a área das quadras, bem como a riqueza e a abundância de aves com a riqueza e abundância de árvores. A área estudada abriga apenas 16% da avifauna da região do Município.Universidade Federal do ParanáRibas, Eduardo CampanhãMello Junior, José Roberto SilveiraLopes, Iran Jorge CorrêaTrafficante, Daniela PolizeliFonseca, Renata Cristina Batista2021-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAs aves foram amostradas pelo método de transectos, auditivo e visual. Árvores identificadas em campo.application/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/8198210.5380/revsbau.v16i3.81982Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 16, n. 3 (2021); 1-151980-769410.5380/revsbau.v16i3reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbanainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/81982/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/downloadSuppFile/81982/49845Micro, Parque Linear Urbano em Botucatu, SP7 meses, setembro/2018 a março/2019Aves e Árvores.http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-04T15:37:47Zoai:revistas.ufpr.br:article/81982Revistahttps://revistas.ufpr.br/revsbauPUBhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/oai1980-76941980-7694opendoar:2021-11-04T15:37:47Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NA RIQUEZA E COMPOSIÇÃO DE AVES EM PARQUE LINEAR URBANO “PEDRINHO SANSÃO” NO MUNICÍPIO DE BOTUCATU, SP.
title INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NA RIQUEZA E COMPOSIÇÃO DE AVES EM PARQUE LINEAR URBANO “PEDRINHO SANSÃO” NO MUNICÍPIO DE BOTUCATU, SP.
spellingShingle INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NA RIQUEZA E COMPOSIÇÃO DE AVES EM PARQUE LINEAR URBANO “PEDRINHO SANSÃO” NO MUNICÍPIO DE BOTUCATU, SP.
Ribas, Eduardo Campanhã
Floresta Urbana; Monitoramento de Fauna
avifauna; biodiversidade; comunidade vegetal; floresta urbana
title_short INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NA RIQUEZA E COMPOSIÇÃO DE AVES EM PARQUE LINEAR URBANO “PEDRINHO SANSÃO” NO MUNICÍPIO DE BOTUCATU, SP.
title_full INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NA RIQUEZA E COMPOSIÇÃO DE AVES EM PARQUE LINEAR URBANO “PEDRINHO SANSÃO” NO MUNICÍPIO DE BOTUCATU, SP.
title_fullStr INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NA RIQUEZA E COMPOSIÇÃO DE AVES EM PARQUE LINEAR URBANO “PEDRINHO SANSÃO” NO MUNICÍPIO DE BOTUCATU, SP.
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NA RIQUEZA E COMPOSIÇÃO DE AVES EM PARQUE LINEAR URBANO “PEDRINHO SANSÃO” NO MUNICÍPIO DE BOTUCATU, SP.
title_sort INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NA RIQUEZA E COMPOSIÇÃO DE AVES EM PARQUE LINEAR URBANO “PEDRINHO SANSÃO” NO MUNICÍPIO DE BOTUCATU, SP.
author Ribas, Eduardo Campanhã
author_facet Ribas, Eduardo Campanhã
Mello Junior, José Roberto Silveira
Lopes, Iran Jorge Corrêa
Trafficante, Daniela Polizeli
Fonseca, Renata Cristina Batista
author_role author
author2 Mello Junior, José Roberto Silveira
Lopes, Iran Jorge Corrêa
Trafficante, Daniela Polizeli
Fonseca, Renata Cristina Batista
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas, Eduardo Campanhã
Mello Junior, José Roberto Silveira
Lopes, Iran Jorge Corrêa
Trafficante, Daniela Polizeli
Fonseca, Renata Cristina Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Floresta Urbana; Monitoramento de Fauna
avifauna; biodiversidade; comunidade vegetal; floresta urbana
topic Floresta Urbana; Monitoramento de Fauna
avifauna; biodiversidade; comunidade vegetal; floresta urbana
description A avifauna é um importante indicador de qualidade ambiental no contexto urbano. Geralmente associada à cobertura arbórea, desempenha papel fundamental na manutenção da biodiversidade nas cidades. Objetivou-se relacionar 8 composições arbóreas com diferentes riqueza e diversidade de indivíduos com a diversidade e riqueza de aves ao longo de um parque linear na zona urbana do município de Botucatu. Pretendeu-se compreender as relações entre a riqueza e a diversidade entre árvores e avifauna e a distribuição espacial dos indivíduos envolvidos. As coletas visuais de avifauna ocorreram quatro vezes ao mês entre setembro de 2018 e março de 2019 (primavera e verão). Todas as aves e árvores presentes na área do parque foram identificadas. Utilizou-se de variáveis preditoras e suas correlações através do GGally e vegan para análise de componentes principais. Foram gerados estimadores de riqueza Jackniffe 1 e Bootstrap, além do cluster de similaridade pelo método de gower. Registrou-se 57 espécies de aves e 101 de árvores. Observou-se uma relação positiva entre abundância de aves em relação a área das quadras, bem como a riqueza e a abundância de aves com a riqueza e abundância de árvores. A área estudada abriga apenas 16% da avifauna da região do Município.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
As aves foram amostradas pelo método de transectos, auditivo e visual. Árvores identificadas em campo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/81982
10.5380/revsbau.v16i3.81982
url https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/81982
identifier_str_mv 10.5380/revsbau.v16i3.81982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/81982/pdf
https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/downloadSuppFile/81982/49845
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Micro, Parque Linear Urbano em Botucatu, SP
7 meses, setembro/2018 a março/2019
Aves e Árvores.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 16, n. 3 (2021); 1-15
1980-7694
10.5380/revsbau.v16i3
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
collection Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808845638676250624