ÁRVORES NATIVAS PARA A ARBORIZAÇÃO DE TERESINA, PIAUÍ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro Barbosa Machado, Roselis
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Maria Jacqueline Meunier, Isabelle, Antônio Aleixo da Silva, José, Alberto Jorge Farias Castro, Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66226
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar espécies nativas ocorrentes na arborização urbana de Teresina, Piauí, catalogando as informações botânicas e paisagísticas sobre algumas delas. Foram feitas coletas mensais de material botânico das espécies nativas encontradas em parques e praças da cidade, sendo observadas 48 espécies de árvores nativas, distribuídas em 42 gêneros e 21 famílias botânicas. A família de maior representatividade foi Caesalpiniaceae, com 6 gêneros e 7 espécies. Dentre as espécies analisadas, 10 foram consideradas com grandes potencialidades para a arborização da cidade e foram particularmente estudadas, a partir de avaliações visuais e informações da bibliografia técnico-científica especializada. Foram elas: Cenostigma macrophyllum (caneleiro) e Caesalpinia ferrea var. ferrea (jucá), indicadas para praças, canteiros centrais com mais de 4,0m de largura, jardins públicos e estacionamentos; Anadenanthera macrocarpa (angico preto), Licania tomentosa (oiti), Enterolobium contorsiliquum (tamboril), Parkia platycephala (faveira), Astronium fraxinifolium (gonçalo-alves) e Hymenea courbaril (jatobá) para praças e parques, Copernicia prunifera (carnaúba), para canteiros centrais e composições em praças e jardins e Magonia glabrata (tingui), uma sapindácea de porte médio, que deve ser testada na arborização de passeios. Verificou-se a necessidade de maior divulgação das espécies nativas com potencial para uso nas várias modalidades de arborização da cidade, considerando que muitas das espécies avaliadas como potenciais não foram freqüentes nos levantamentos realizados ou foram encontradas em locais inadequados.
id USP-42_95d04607278cfd2927d257513e437600
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/66226
network_acronym_str USP-42
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository_id_str
spelling ÁRVORES NATIVAS PARA A ARBORIZAÇÃO DE TERESINA, PIAUÍFlora nativa, arborização urbana, TeresinaO objetivo deste trabalho foi identificar espécies nativas ocorrentes na arborização urbana de Teresina, Piauí, catalogando as informações botânicas e paisagísticas sobre algumas delas. Foram feitas coletas mensais de material botânico das espécies nativas encontradas em parques e praças da cidade, sendo observadas 48 espécies de árvores nativas, distribuídas em 42 gêneros e 21 famílias botânicas. A família de maior representatividade foi Caesalpiniaceae, com 6 gêneros e 7 espécies. Dentre as espécies analisadas, 10 foram consideradas com grandes potencialidades para a arborização da cidade e foram particularmente estudadas, a partir de avaliações visuais e informações da bibliografia técnico-científica especializada. Foram elas: Cenostigma macrophyllum (caneleiro) e Caesalpinia ferrea var. ferrea (jucá), indicadas para praças, canteiros centrais com mais de 4,0m de largura, jardins públicos e estacionamentos; Anadenanthera macrocarpa (angico preto), Licania tomentosa (oiti), Enterolobium contorsiliquum (tamboril), Parkia platycephala (faveira), Astronium fraxinifolium (gonçalo-alves) e Hymenea courbaril (jatobá) para praças e parques, Copernicia prunifera (carnaúba), para canteiros centrais e composições em praças e jardins e Magonia glabrata (tingui), uma sapindácea de porte médio, que deve ser testada na arborização de passeios. Verificou-se a necessidade de maior divulgação das espécies nativas com potencial para uso nas várias modalidades de arborização da cidade, considerando que muitas das espécies avaliadas como potenciais não foram freqüentes nos levantamentos realizados ou foram encontradas em locais inadequados.Universidade Federal do ParanáRibeiro Barbosa Machado, RoselisMaria Jacqueline Meunier, IsabelleAntônio Aleixo da Silva, JoséAlberto Jorge Farias Castro, Antônio2006-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/6622610.5380/revsbau.v1i1.66226Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 1, n. 1 (2006); 10-181980-769410.5380/revsbau.v1i1reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbanainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66226/38105http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:38:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/66226Revistahttps://revistas.ufpr.br/revsbauPUBhttps://revistas.ufpr.br/revsbau/oai1980-76941980-7694opendoar:2019-07-02T12:38:06Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv ÁRVORES NATIVAS PARA A ARBORIZAÇÃO DE TERESINA, PIAUÍ
title ÁRVORES NATIVAS PARA A ARBORIZAÇÃO DE TERESINA, PIAUÍ
spellingShingle ÁRVORES NATIVAS PARA A ARBORIZAÇÃO DE TERESINA, PIAUÍ
Ribeiro Barbosa Machado, Roselis
Flora nativa, arborização urbana, Teresina
title_short ÁRVORES NATIVAS PARA A ARBORIZAÇÃO DE TERESINA, PIAUÍ
title_full ÁRVORES NATIVAS PARA A ARBORIZAÇÃO DE TERESINA, PIAUÍ
title_fullStr ÁRVORES NATIVAS PARA A ARBORIZAÇÃO DE TERESINA, PIAUÍ
title_full_unstemmed ÁRVORES NATIVAS PARA A ARBORIZAÇÃO DE TERESINA, PIAUÍ
title_sort ÁRVORES NATIVAS PARA A ARBORIZAÇÃO DE TERESINA, PIAUÍ
author Ribeiro Barbosa Machado, Roselis
author_facet Ribeiro Barbosa Machado, Roselis
Maria Jacqueline Meunier, Isabelle
Antônio Aleixo da Silva, José
Alberto Jorge Farias Castro, Antônio
author_role author
author2 Maria Jacqueline Meunier, Isabelle
Antônio Aleixo da Silva, José
Alberto Jorge Farias Castro, Antônio
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro Barbosa Machado, Roselis
Maria Jacqueline Meunier, Isabelle
Antônio Aleixo da Silva, José
Alberto Jorge Farias Castro, Antônio
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Flora nativa, arborização urbana, Teresina
topic Flora nativa, arborização urbana, Teresina
description O objetivo deste trabalho foi identificar espécies nativas ocorrentes na arborização urbana de Teresina, Piauí, catalogando as informações botânicas e paisagísticas sobre algumas delas. Foram feitas coletas mensais de material botânico das espécies nativas encontradas em parques e praças da cidade, sendo observadas 48 espécies de árvores nativas, distribuídas em 42 gêneros e 21 famílias botânicas. A família de maior representatividade foi Caesalpiniaceae, com 6 gêneros e 7 espécies. Dentre as espécies analisadas, 10 foram consideradas com grandes potencialidades para a arborização da cidade e foram particularmente estudadas, a partir de avaliações visuais e informações da bibliografia técnico-científica especializada. Foram elas: Cenostigma macrophyllum (caneleiro) e Caesalpinia ferrea var. ferrea (jucá), indicadas para praças, canteiros centrais com mais de 4,0m de largura, jardins públicos e estacionamentos; Anadenanthera macrocarpa (angico preto), Licania tomentosa (oiti), Enterolobium contorsiliquum (tamboril), Parkia platycephala (faveira), Astronium fraxinifolium (gonçalo-alves) e Hymenea courbaril (jatobá) para praças e parques, Copernicia prunifera (carnaúba), para canteiros centrais e composições em praças e jardins e Magonia glabrata (tingui), uma sapindácea de porte médio, que deve ser testada na arborização de passeios. Verificou-se a necessidade de maior divulgação das espécies nativas com potencial para uso nas várias modalidades de arborização da cidade, considerando que muitas das espécies avaliadas como potenciais não foram freqüentes nos levantamentos realizados ou foram encontradas em locais inadequados.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-10
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66226
10.5380/revsbau.v1i1.66226
url https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66226
identifier_str_mv 10.5380/revsbau.v1i1.66226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/66226/38105
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; v. 1, n. 1 (2006); 10-18
1980-7694
10.5380/revsbau.v1i1
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
collection Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754639135041126400