Terapia Ocupacional e formação continuada de professores: uma estratégia para a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carvalho, Daniella Amorim de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/135031
Resumo: A perspectiva inclusiva tem exigido que os professores estejam aptos a trabalhar com crianças com Transtornos do Neurodesenvolvimento, visando a efetiva inclusão das mesmas. Esta pesquisa objetivou analisar repercussões de uma proposta de formação continuada para professores da educação infantil, mediada por terapeuta ocupacional, visando a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, da qual participaram 13 professoras e auxiliares de um Centro de Referência em Educação Infantil, em Belém (PA). Os resultados fizeram emergir as seguintes unidades de significação: 1) Transtornos do neurodesenvolvimento na escola: desconhecimento gerando insegurança; 2) O imaginário de professores sobre a educação inclusiva; 3) Família e escola: parceria fundamental na educação e desenvolvimento infantil; 4) Formação continuada como estratégia para inclusão escolar: possibilidades da terapia ocupacional. Estes resultados contribuem para fortalecer as práticas de formação inicial de professores da educação básica e sinalizam a necessidade de investimentos na formação continuada, da mesma forma que evidenciam que o terapeuta ocupacional pode ser um potencial colaborador neste processo.
id USP-43_71627e97312a1e9bce0245cca0ab4c82
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/135031
network_acronym_str USP-43
network_name_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository_id_str
spelling Terapia Ocupacional e formação continuada de professores: uma estratégia para a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimentoOccupational therapy and continuing education of teachers: a strategy for school inclusion of students with neurodevelopmental disordersEducationcontinuingChild rearingMainstremaing (education)Teacher trainingOccupational therapyNeurodevelopmental disorders.Educação continuadaEducação infantilInclusão educacionalCapacitação de professoresTerapia ocupacionalTranstornos do neurodesenvolvimento.A perspectiva inclusiva tem exigido que os professores estejam aptos a trabalhar com crianças com Transtornos do Neurodesenvolvimento, visando a efetiva inclusão das mesmas. Esta pesquisa objetivou analisar repercussões de uma proposta de formação continuada para professores da educação infantil, mediada por terapeuta ocupacional, visando a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, da qual participaram 13 professoras e auxiliares de um Centro de Referência em Educação Infantil, em Belém (PA). Os resultados fizeram emergir as seguintes unidades de significação: 1) Transtornos do neurodesenvolvimento na escola: desconhecimento gerando insegurança; 2) O imaginário de professores sobre a educação inclusiva; 3) Família e escola: parceria fundamental na educação e desenvolvimento infantil; 4) Formação continuada como estratégia para inclusão escolar: possibilidades da terapia ocupacional. Estes resultados contribuem para fortalecer as práticas de formação inicial de professores da educação básica e sinalizam a necessidade de investimentos na formação continuada, da mesma forma que evidenciam que o terapeuta ocupacional pode ser um potencial colaborador neste processo.The inclusive perspective requires from teachers the ability to work with children with Neurodevelopmental Disorders, i.e., to include them in the educational process. This research aimed to analyze the impacts of a continuing education proposal for early childhood education teachers, mediated by an occupational therapist, for the school inclusion of students with neurodevelopmental disorders. This was a qualitative research, in which participated 13 teachers and assistants from a Reference Center for Early Childhood Education in Belém (PA). From the results the following units of meaning: 1) Neurodevelopmental Disorders at school: lack of knowledge leading to insecurity; 2) Concepts of teachers about inclusive education; 3) Family and school: fundamental partnership for education and child development; 4) Continuing education as a strategy for school inclusion: occupational therapy possibilities. These results strengthen the initial training of basic education teachers and the need for continuing education; similarly, they show the occupational therapist can be a potential collaborator in this process.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2018-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/13503110.11606/issn.2238-6149.v28i3p290-298Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 28 Núm. 3 (2017); 290-298Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 28 No. 3 (2017); 290-298Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 28 n. 3 (2017); 290-2982238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/135031/138010https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/135031/138011Copyright (c) 2018 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessFolha, Débora Ribeiro da Silva CamposCarvalho, Daniella Amorim de2018-02-26T19:31:25Zoai:revistas.usp.br:article/135031Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2018-02-26T19:31:25Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Terapia Ocupacional e formação continuada de professores: uma estratégia para a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento
Occupational therapy and continuing education of teachers: a strategy for school inclusion of students with neurodevelopmental disorders
title Terapia Ocupacional e formação continuada de professores: uma estratégia para a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento
spellingShingle Terapia Ocupacional e formação continuada de professores: uma estratégia para a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento
Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos
Education
continuing
Child rearing
Mainstremaing (education)
Teacher training
Occupational therapy
Neurodevelopmental disorders.
Educação continuada
Educação infantil
Inclusão educacional
Capacitação de professores
Terapia ocupacional
Transtornos do neurodesenvolvimento.
title_short Terapia Ocupacional e formação continuada de professores: uma estratégia para a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento
title_full Terapia Ocupacional e formação continuada de professores: uma estratégia para a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento
title_fullStr Terapia Ocupacional e formação continuada de professores: uma estratégia para a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento
title_full_unstemmed Terapia Ocupacional e formação continuada de professores: uma estratégia para a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento
title_sort Terapia Ocupacional e formação continuada de professores: uma estratégia para a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento
author Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos
author_facet Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos
Carvalho, Daniella Amorim de
author_role author
author2 Carvalho, Daniella Amorim de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos
Carvalho, Daniella Amorim de
dc.subject.por.fl_str_mv Education
continuing
Child rearing
Mainstremaing (education)
Teacher training
Occupational therapy
Neurodevelopmental disorders.
Educação continuada
Educação infantil
Inclusão educacional
Capacitação de professores
Terapia ocupacional
Transtornos do neurodesenvolvimento.
topic Education
continuing
Child rearing
Mainstremaing (education)
Teacher training
Occupational therapy
Neurodevelopmental disorders.
Educação continuada
Educação infantil
Inclusão educacional
Capacitação de professores
Terapia ocupacional
Transtornos do neurodesenvolvimento.
description A perspectiva inclusiva tem exigido que os professores estejam aptos a trabalhar com crianças com Transtornos do Neurodesenvolvimento, visando a efetiva inclusão das mesmas. Esta pesquisa objetivou analisar repercussões de uma proposta de formação continuada para professores da educação infantil, mediada por terapeuta ocupacional, visando a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, da qual participaram 13 professoras e auxiliares de um Centro de Referência em Educação Infantil, em Belém (PA). Os resultados fizeram emergir as seguintes unidades de significação: 1) Transtornos do neurodesenvolvimento na escola: desconhecimento gerando insegurança; 2) O imaginário de professores sobre a educação inclusiva; 3) Família e escola: parceria fundamental na educação e desenvolvimento infantil; 4) Formação continuada como estratégia para inclusão escolar: possibilidades da terapia ocupacional. Estes resultados contribuem para fortalecer as práticas de formação inicial de professores da educação básica e sinalizam a necessidade de investimentos na formação continuada, da mesma forma que evidenciam que o terapeuta ocupacional pode ser um potencial colaborador neste processo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/135031
10.11606/issn.2238-6149.v28i3p290-298
url https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/135031
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-6149.v28i3p290-298
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/135031/138010
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/135031/138011
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 28 Núm. 3 (2017); 290-298
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 28 No. 3 (2017); 290-298
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 28 n. 3 (2017); 290-298
2238-6149
1415-9104
reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
collection Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository.name.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revto@usp.br
_version_ 1754650230223011840