Terapia Ocupacional e formação continuada de professores: uma estratégia para a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/135031 |
Resumo: | A perspectiva inclusiva tem exigido que os professores estejam aptos a trabalhar com crianças com Transtornos do Neurodesenvolvimento, visando a efetiva inclusão das mesmas. Esta pesquisa objetivou analisar repercussões de uma proposta de formação continuada para professores da educação infantil, mediada por terapeuta ocupacional, visando a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, da qual participaram 13 professoras e auxiliares de um Centro de Referência em Educação Infantil, em Belém (PA). Os resultados fizeram emergir as seguintes unidades de significação: 1) Transtornos do neurodesenvolvimento na escola: desconhecimento gerando insegurança; 2) O imaginário de professores sobre a educação inclusiva; 3) Família e escola: parceria fundamental na educação e desenvolvimento infantil; 4) Formação continuada como estratégia para inclusão escolar: possibilidades da terapia ocupacional. Estes resultados contribuem para fortalecer as práticas de formação inicial de professores da educação básica e sinalizam a necessidade de investimentos na formação continuada, da mesma forma que evidenciam que o terapeuta ocupacional pode ser um potencial colaborador neste processo. |
id |
USP-43_71627e97312a1e9bce0245cca0ab4c82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/135031 |
network_acronym_str |
USP-43 |
network_name_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository_id_str |
|
spelling |
Terapia Ocupacional e formação continuada de professores: uma estratégia para a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimentoOccupational therapy and continuing education of teachers: a strategy for school inclusion of students with neurodevelopmental disordersEducationcontinuingChild rearingMainstremaing (education)Teacher trainingOccupational therapyNeurodevelopmental disorders.Educação continuadaEducação infantilInclusão educacionalCapacitação de professoresTerapia ocupacionalTranstornos do neurodesenvolvimento.A perspectiva inclusiva tem exigido que os professores estejam aptos a trabalhar com crianças com Transtornos do Neurodesenvolvimento, visando a efetiva inclusão das mesmas. Esta pesquisa objetivou analisar repercussões de uma proposta de formação continuada para professores da educação infantil, mediada por terapeuta ocupacional, visando a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, da qual participaram 13 professoras e auxiliares de um Centro de Referência em Educação Infantil, em Belém (PA). Os resultados fizeram emergir as seguintes unidades de significação: 1) Transtornos do neurodesenvolvimento na escola: desconhecimento gerando insegurança; 2) O imaginário de professores sobre a educação inclusiva; 3) Família e escola: parceria fundamental na educação e desenvolvimento infantil; 4) Formação continuada como estratégia para inclusão escolar: possibilidades da terapia ocupacional. Estes resultados contribuem para fortalecer as práticas de formação inicial de professores da educação básica e sinalizam a necessidade de investimentos na formação continuada, da mesma forma que evidenciam que o terapeuta ocupacional pode ser um potencial colaborador neste processo.The inclusive perspective requires from teachers the ability to work with children with Neurodevelopmental Disorders, i.e., to include them in the educational process. This research aimed to analyze the impacts of a continuing education proposal for early childhood education teachers, mediated by an occupational therapist, for the school inclusion of students with neurodevelopmental disorders. This was a qualitative research, in which participated 13 teachers and assistants from a Reference Center for Early Childhood Education in Belém (PA). From the results the following units of meaning: 1) Neurodevelopmental Disorders at school: lack of knowledge leading to insecurity; 2) Concepts of teachers about inclusive education; 3) Family and school: fundamental partnership for education and child development; 4) Continuing education as a strategy for school inclusion: occupational therapy possibilities. These results strengthen the initial training of basic education teachers and the need for continuing education; similarly, they show the occupational therapist can be a potential collaborator in this process.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2018-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/13503110.11606/issn.2238-6149.v28i3p290-298Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 28 Núm. 3 (2017); 290-298Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 28 No. 3 (2017); 290-298Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 28 n. 3 (2017); 290-2982238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/135031/138010https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/135031/138011Copyright (c) 2018 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessFolha, Débora Ribeiro da Silva CamposCarvalho, Daniella Amorim de2018-02-26T19:31:25Zoai:revistas.usp.br:article/135031Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2018-02-26T19:31:25Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Terapia Ocupacional e formação continuada de professores: uma estratégia para a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento Occupational therapy and continuing education of teachers: a strategy for school inclusion of students with neurodevelopmental disorders |
title |
Terapia Ocupacional e formação continuada de professores: uma estratégia para a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento |
spellingShingle |
Terapia Ocupacional e formação continuada de professores: uma estratégia para a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos Education continuing Child rearing Mainstremaing (education) Teacher training Occupational therapy Neurodevelopmental disorders. Educação continuada Educação infantil Inclusão educacional Capacitação de professores Terapia ocupacional Transtornos do neurodesenvolvimento. |
title_short |
Terapia Ocupacional e formação continuada de professores: uma estratégia para a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento |
title_full |
Terapia Ocupacional e formação continuada de professores: uma estratégia para a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento |
title_fullStr |
Terapia Ocupacional e formação continuada de professores: uma estratégia para a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento |
title_full_unstemmed |
Terapia Ocupacional e formação continuada de professores: uma estratégia para a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento |
title_sort |
Terapia Ocupacional e formação continuada de professores: uma estratégia para a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento |
author |
Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos |
author_facet |
Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos Carvalho, Daniella Amorim de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Daniella Amorim de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos Carvalho, Daniella Amorim de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education continuing Child rearing Mainstremaing (education) Teacher training Occupational therapy Neurodevelopmental disorders. Educação continuada Educação infantil Inclusão educacional Capacitação de professores Terapia ocupacional Transtornos do neurodesenvolvimento. |
topic |
Education continuing Child rearing Mainstremaing (education) Teacher training Occupational therapy Neurodevelopmental disorders. Educação continuada Educação infantil Inclusão educacional Capacitação de professores Terapia ocupacional Transtornos do neurodesenvolvimento. |
description |
A perspectiva inclusiva tem exigido que os professores estejam aptos a trabalhar com crianças com Transtornos do Neurodesenvolvimento, visando a efetiva inclusão das mesmas. Esta pesquisa objetivou analisar repercussões de uma proposta de formação continuada para professores da educação infantil, mediada por terapeuta ocupacional, visando a inclusão escolar de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, da qual participaram 13 professoras e auxiliares de um Centro de Referência em Educação Infantil, em Belém (PA). Os resultados fizeram emergir as seguintes unidades de significação: 1) Transtornos do neurodesenvolvimento na escola: desconhecimento gerando insegurança; 2) O imaginário de professores sobre a educação inclusiva; 3) Família e escola: parceria fundamental na educação e desenvolvimento infantil; 4) Formação continuada como estratégia para inclusão escolar: possibilidades da terapia ocupacional. Estes resultados contribuem para fortalecer as práticas de formação inicial de professores da educação básica e sinalizam a necessidade de investimentos na formação continuada, da mesma forma que evidenciam que o terapeuta ocupacional pode ser um potencial colaborador neste processo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/135031 10.11606/issn.2238-6149.v28i3p290-298 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/135031 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-6149.v28i3p290-298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/135031/138010 https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/135031/138011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 28 Núm. 3 (2017); 290-298 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 28 No. 3 (2017); 290-298 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 28 n. 3 (2017); 290-298 2238-6149 1415-9104 reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
collection |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revto@usp.br |
_version_ |
1754650230223011840 |