Entre exposição e desaparecimento: por uma ética das imagens do rosto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lage, Leandro Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Klautau Filho, Mariano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/148033
Resumo: Poderia a exposição ostensiva de certos indivíduos e povos converter-se em desaparição? O artigo problematiza os trabalhos artísticos dos paraenses Éder Oliveira e Wagner Almeida à luz de abordagens estéticas e políticas preocupadas com a regulação das disposições afetivas e da comoção (Butler), a significância ética do rosto como interpelação à responsabilidade para com o outro (Lévinas), a dimensão potencialmente política desses gestos artísticos e imagéticos em seu trabalho de identificação e desidentificação de sujeitos (Rancière) e os discursos que envolvem a estética documental na arte (Sekula). Busca-se compreender como tais imagens enquadram diferentes sujeitos e modos de vida, segundo gestos artísticos de regulação dos afetos, do visível e do “audível”. 
id USP-45_56d4298bb9e2ec500834127d787b6a6c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/148033
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Entre exposição e desaparecimento: por uma ética das imagens do rostoBetween exposure and disappearance: towards an ethics of images of the faceimagepoliticsartsimagempolíticaartesPoderia a exposição ostensiva de certos indivíduos e povos converter-se em desaparição? O artigo problematiza os trabalhos artísticos dos paraenses Éder Oliveira e Wagner Almeida à luz de abordagens estéticas e políticas preocupadas com a regulação das disposições afetivas e da comoção (Butler), a significância ética do rosto como interpelação à responsabilidade para com o outro (Lévinas), a dimensão potencialmente política desses gestos artísticos e imagéticos em seu trabalho de identificação e desidentificação de sujeitos (Rancière) e os discursos que envolvem a estética documental na arte (Sekula). Busca-se compreender como tais imagens enquadram diferentes sujeitos e modos de vida, segundo gestos artísticos de regulação dos afetos, do visível e do “audível”. Could the ostensible exposure of certain individuals and people become a disappearance? The article analyzes the artistic works of Éder Oliveira and Wagner Almeida, both from Pará, in the light of aesthetic and political approaches concerned with the regulation of affect (Butler), the ethical significance of the face as an interpellation to the responsibility towards the another (Lévinas), the potentially political dimension of these artistic and imaging gestures in his work of identification and disidentification of subjects (Rancière) and speeches that embrace the documentary aesthetic in art (Sekula). It seeks to understand how these images frame different subjects and ways of life, according to artistic gestures of regulation of affect, the visible and the “audible.” Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/14803310.11606/issn.2178-0447.ars.2018.148033ARS (São Paulo); v. 16 n. 34 (2018); 207 - 231ARS; Vol. 16 Núm. 34 (2018); 207 - 231ARS; Vol. 16 No. 34 (2018); 207 - 2312178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/148033/149701Copyright (c) 2018 Leandro Rodrigues Lage, Mariano Klautau Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLage, Leandro RodriguesKlautau Filho, Mariano2019-01-15T11:38:57Zoai:revistas.usp.br:article/148033Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2019-01-15T11:38:57ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre exposição e desaparecimento: por uma ética das imagens do rosto
Between exposure and disappearance: towards an ethics of images of the face
title Entre exposição e desaparecimento: por uma ética das imagens do rosto
spellingShingle Entre exposição e desaparecimento: por uma ética das imagens do rosto
Lage, Leandro Rodrigues
image
politics
arts
imagem
política
artes
title_short Entre exposição e desaparecimento: por uma ética das imagens do rosto
title_full Entre exposição e desaparecimento: por uma ética das imagens do rosto
title_fullStr Entre exposição e desaparecimento: por uma ética das imagens do rosto
title_full_unstemmed Entre exposição e desaparecimento: por uma ética das imagens do rosto
title_sort Entre exposição e desaparecimento: por uma ética das imagens do rosto
author Lage, Leandro Rodrigues
author_facet Lage, Leandro Rodrigues
Klautau Filho, Mariano
author_role author
author2 Klautau Filho, Mariano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lage, Leandro Rodrigues
Klautau Filho, Mariano
dc.subject.por.fl_str_mv image
politics
arts
imagem
política
artes
topic image
politics
arts
imagem
política
artes
description Poderia a exposição ostensiva de certos indivíduos e povos converter-se em desaparição? O artigo problematiza os trabalhos artísticos dos paraenses Éder Oliveira e Wagner Almeida à luz de abordagens estéticas e políticas preocupadas com a regulação das disposições afetivas e da comoção (Butler), a significância ética do rosto como interpelação à responsabilidade para com o outro (Lévinas), a dimensão potencialmente política desses gestos artísticos e imagéticos em seu trabalho de identificação e desidentificação de sujeitos (Rancière) e os discursos que envolvem a estética documental na arte (Sekula). Busca-se compreender como tais imagens enquadram diferentes sujeitos e modos de vida, segundo gestos artísticos de regulação dos afetos, do visível e do “audível”. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/148033
10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.148033
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/148033
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.148033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/148033/149701
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Leandro Rodrigues Lage, Mariano Klautau Filho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Leandro Rodrigues Lage, Mariano Klautau Filho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 16 n. 34 (2018); 207 - 231
ARS; Vol. 16 Núm. 34 (2018); 207 - 231
ARS; Vol. 16 No. 34 (2018); 207 - 231
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293035343872