Entre exposição e desaparecimento: por uma ética das imagens do rosto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/148033 |
Resumo: | Poderia a exposição ostensiva de certos indivíduos e povos converter-se em desaparição? O artigo problematiza os trabalhos artísticos dos paraenses Éder Oliveira e Wagner Almeida à luz de abordagens estéticas e políticas preocupadas com a regulação das disposições afetivas e da comoção (Butler), a significância ética do rosto como interpelação à responsabilidade para com o outro (Lévinas), a dimensão potencialmente política desses gestos artísticos e imagéticos em seu trabalho de identificação e desidentificação de sujeitos (Rancière) e os discursos que envolvem a estética documental na arte (Sekula). Busca-se compreender como tais imagens enquadram diferentes sujeitos e modos de vida, segundo gestos artísticos de regulação dos afetos, do visível e do “audível”. |
id |
USP-45_56d4298bb9e2ec500834127d787b6a6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/148033 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre exposição e desaparecimento: por uma ética das imagens do rostoBetween exposure and disappearance: towards an ethics of images of the faceimagepoliticsartsimagempolíticaartesPoderia a exposição ostensiva de certos indivíduos e povos converter-se em desaparição? O artigo problematiza os trabalhos artísticos dos paraenses Éder Oliveira e Wagner Almeida à luz de abordagens estéticas e políticas preocupadas com a regulação das disposições afetivas e da comoção (Butler), a significância ética do rosto como interpelação à responsabilidade para com o outro (Lévinas), a dimensão potencialmente política desses gestos artísticos e imagéticos em seu trabalho de identificação e desidentificação de sujeitos (Rancière) e os discursos que envolvem a estética documental na arte (Sekula). Busca-se compreender como tais imagens enquadram diferentes sujeitos e modos de vida, segundo gestos artísticos de regulação dos afetos, do visível e do “audível”. Could the ostensible exposure of certain individuals and people become a disappearance? The article analyzes the artistic works of Éder Oliveira and Wagner Almeida, both from Pará, in the light of aesthetic and political approaches concerned with the regulation of affect (Butler), the ethical significance of the face as an interpellation to the responsibility towards the another (Lévinas), the potentially political dimension of these artistic and imaging gestures in his work of identification and disidentification of subjects (Rancière) and speeches that embrace the documentary aesthetic in art (Sekula). It seeks to understand how these images frame different subjects and ways of life, according to artistic gestures of regulation of affect, the visible and the “audible.” Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/14803310.11606/issn.2178-0447.ars.2018.148033ARS (São Paulo); v. 16 n. 34 (2018); 207 - 231ARS; Vol. 16 Núm. 34 (2018); 207 - 231ARS; Vol. 16 No. 34 (2018); 207 - 2312178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/148033/149701Copyright (c) 2018 Leandro Rodrigues Lage, Mariano Klautau Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLage, Leandro RodriguesKlautau Filho, Mariano2019-01-15T11:38:57Zoai:revistas.usp.br:article/148033Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2019-01-15T11:38:57ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre exposição e desaparecimento: por uma ética das imagens do rosto Between exposure and disappearance: towards an ethics of images of the face |
title |
Entre exposição e desaparecimento: por uma ética das imagens do rosto |
spellingShingle |
Entre exposição e desaparecimento: por uma ética das imagens do rosto Lage, Leandro Rodrigues image politics arts imagem política artes |
title_short |
Entre exposição e desaparecimento: por uma ética das imagens do rosto |
title_full |
Entre exposição e desaparecimento: por uma ética das imagens do rosto |
title_fullStr |
Entre exposição e desaparecimento: por uma ética das imagens do rosto |
title_full_unstemmed |
Entre exposição e desaparecimento: por uma ética das imagens do rosto |
title_sort |
Entre exposição e desaparecimento: por uma ética das imagens do rosto |
author |
Lage, Leandro Rodrigues |
author_facet |
Lage, Leandro Rodrigues Klautau Filho, Mariano |
author_role |
author |
author2 |
Klautau Filho, Mariano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lage, Leandro Rodrigues Klautau Filho, Mariano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
image politics arts imagem política artes |
topic |
image politics arts imagem política artes |
description |
Poderia a exposição ostensiva de certos indivíduos e povos converter-se em desaparição? O artigo problematiza os trabalhos artísticos dos paraenses Éder Oliveira e Wagner Almeida à luz de abordagens estéticas e políticas preocupadas com a regulação das disposições afetivas e da comoção (Butler), a significância ética do rosto como interpelação à responsabilidade para com o outro (Lévinas), a dimensão potencialmente política desses gestos artísticos e imagéticos em seu trabalho de identificação e desidentificação de sujeitos (Rancière) e os discursos que envolvem a estética documental na arte (Sekula). Busca-se compreender como tais imagens enquadram diferentes sujeitos e modos de vida, segundo gestos artísticos de regulação dos afetos, do visível e do “audível”. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/148033 10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.148033 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/148033 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.148033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/148033/149701 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Leandro Rodrigues Lage, Mariano Klautau Filho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Leandro Rodrigues Lage, Mariano Klautau Filho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 16 n. 34 (2018); 207 - 231 ARS; Vol. 16 Núm. 34 (2018); 207 - 231 ARS; Vol. 16 No. 34 (2018); 207 - 231 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688293035343872 |