Variações da cor preta e negra na pintura de Eduardo Sued

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Marcela
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3050
Resumo: Eduardo Sued transforma o pigmento preto de sua paleta física em campos cromáticos em suas pinturas. Ele costuma diferenciar a cor preta da cor negra. Diz que o preto torna-se negro à medida que a escuridão e a intensidade vão se apossando dele. Para Sued, o preto permite o passeio apenas em sua superfície, enquanto no negro há profundidade. "Há noites pretas e noites negras!" Nesta entrevista, Sued discorre sobre o que fomenta sua produção pictórica, em especial o uso que faz da tinta preta para criar seus pretos e seus negros.
id USP-45_663e8bdd1493a4fbd45b24e6a5a564ec
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/3050
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Variações da cor preta e negra na pintura de Eduardo Sued Eduardo SuedBrazilian paintingcolorblack paintcolor fieldsEduardo Suedpintura brasileiracortinta pretacampo cromático Eduardo Sued transforma o pigmento preto de sua paleta física em campos cromáticos em suas pinturas. Ele costuma diferenciar a cor preta da cor negra. Diz que o preto torna-se negro à medida que a escuridão e a intensidade vão se apossando dele. Para Sued, o preto permite o passeio apenas em sua superfície, enquanto no negro há profundidade. "Há noites pretas e noites negras!" Nesta entrevista, Sued discorre sobre o que fomenta sua produção pictórica, em especial o uso que faz da tinta preta para criar seus pretos e seus negros. Eduardo Sued transforms the black pigment of his physical palette in color fields on his paintings. He usually distinguishes black from "darkblack". He says black goes to "dark black" as darkness and intensity take hold of it. For him, the black works only on its surface, while "darkblack" is deep. "There are black nights and 'darkblack' nights!" In this interview Sued talks about what promotes his pictorial production, in particular his use of black paint to create his black and darkblack fields. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/305010.1590/S1678-53202009000200003ARS (São Paulo); v. 7 n. 14 (2009); 30-47 ARS; Vol. 7 Núm. 14 (2009); 30-47 ARS; Vol. 7 No. 14 (2009); 30-47 2178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3050/3739Copyright (c) 2009 Marcela Rangelinfo:eu-repo/semantics/openAccessRangel, Marcela2015-10-14T18:58:55Zoai:revistas.usp.br:article/3050Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2015-10-14T18:58:55ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Variações da cor preta e negra na pintura de Eduardo Sued
title Variações da cor preta e negra na pintura de Eduardo Sued
spellingShingle Variações da cor preta e negra na pintura de Eduardo Sued
Rangel, Marcela
Eduardo Sued
Brazilian painting
color
black paint
color fields
Eduardo Sued
pintura brasileira
cor
tinta preta
campo cromático
title_short Variações da cor preta e negra na pintura de Eduardo Sued
title_full Variações da cor preta e negra na pintura de Eduardo Sued
title_fullStr Variações da cor preta e negra na pintura de Eduardo Sued
title_full_unstemmed Variações da cor preta e negra na pintura de Eduardo Sued
title_sort Variações da cor preta e negra na pintura de Eduardo Sued
author Rangel, Marcela
author_facet Rangel, Marcela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Marcela
dc.subject.por.fl_str_mv Eduardo Sued
Brazilian painting
color
black paint
color fields
Eduardo Sued
pintura brasileira
cor
tinta preta
campo cromático
topic Eduardo Sued
Brazilian painting
color
black paint
color fields
Eduardo Sued
pintura brasileira
cor
tinta preta
campo cromático
description Eduardo Sued transforma o pigmento preto de sua paleta física em campos cromáticos em suas pinturas. Ele costuma diferenciar a cor preta da cor negra. Diz que o preto torna-se negro à medida que a escuridão e a intensidade vão se apossando dele. Para Sued, o preto permite o passeio apenas em sua superfície, enquanto no negro há profundidade. "Há noites pretas e noites negras!" Nesta entrevista, Sued discorre sobre o que fomenta sua produção pictórica, em especial o uso que faz da tinta preta para criar seus pretos e seus negros.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3050
10.1590/S1678-53202009000200003
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3050
identifier_str_mv 10.1590/S1678-53202009000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3050/3739
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2009 Marcela Rangel
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2009 Marcela Rangel
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 7 n. 14 (2009); 30-47
ARS; Vol. 7 Núm. 14 (2009); 30-47
ARS; Vol. 7 No. 14 (2009); 30-47
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688291671146496