Retrato de uma ideia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3098 |
Resumo: | Como chegar à "imagem abstrata" (cenário pictórico) que consolidando um método ou idioma plastico tornou-se a "assinatura" do artista - e que propriamente reconhecemos como um "Rothko"? Examina-se aqui uma hipótese em que esta busca dirige-se antes a um meio de expressão direta de estados subjetivos, como uma ideia ou linguagem das emoções, mais que a questões representacionais herdadas da tradição. |
id |
USP-45_c2832727b67f23512b3b9bcb8b50394f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/3098 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Retrato de uma ideia Rothkoabstract paintingsubjectivityexpressionRothkopintura "abstrata"subjetividadeexpressão Como chegar à "imagem abstrata" (cenário pictórico) que consolidando um método ou idioma plastico tornou-se a "assinatura" do artista - e que propriamente reconhecemos como um "Rothko"? Examina-se aqui uma hipótese em que esta busca dirige-se antes a um meio de expressão direta de estados subjetivos, como uma ideia ou linguagem das emoções, mais que a questões representacionais herdadas da tradição. How to reach the "abstract image" (pictorial scene) that became the 'signature' of the artist, a kind of method or plastic language that properly we recognize as a "Rothko"? This text focuses on one hypothesis that this search is addressed first through a direct expression of subjective states, such as an idea or language of the emotions rather than the representational issues inherited from the tradition. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/309810.1590/S1678-53202011000100005ARS (São Paulo); v. 9 n. 17 (2011); 78-83 ARS; Vol. 9 Núm. 17 (2011); 78-83 ARS; Vol. 9 No. 17 (2011); 78-83 2178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3098/3787Copyright (c) 2011 David Anfaminfo:eu-repo/semantics/openAccessAnfam, David2015-10-14T18:58:49Zoai:revistas.usp.br:article/3098Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2015-10-14T18:58:49ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Retrato de uma ideia |
title |
Retrato de uma ideia |
spellingShingle |
Retrato de uma ideia Anfam, David Rothko abstract painting subjectivity expression Rothko pintura "abstrata" subjetividade expressão |
title_short |
Retrato de uma ideia |
title_full |
Retrato de uma ideia |
title_fullStr |
Retrato de uma ideia |
title_full_unstemmed |
Retrato de uma ideia |
title_sort |
Retrato de uma ideia |
author |
Anfam, David |
author_facet |
Anfam, David |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anfam, David |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rothko abstract painting subjectivity expression Rothko pintura "abstrata" subjetividade expressão |
topic |
Rothko abstract painting subjectivity expression Rothko pintura "abstrata" subjetividade expressão |
description |
Como chegar à "imagem abstrata" (cenário pictórico) que consolidando um método ou idioma plastico tornou-se a "assinatura" do artista - e que propriamente reconhecemos como um "Rothko"? Examina-se aqui uma hipótese em que esta busca dirige-se antes a um meio de expressão direta de estados subjetivos, como uma ideia ou linguagem das emoções, mais que a questões representacionais herdadas da tradição. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3098 10.1590/S1678-53202011000100005 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3098 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-53202011000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3098/3787 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 David Anfam info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 David Anfam |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 9 n. 17 (2011); 78-83 ARS; Vol. 9 Núm. 17 (2011); 78-83 ARS; Vol. 9 No. 17 (2011); 78-83 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688291737206784 |