Pedagogia Griô: paradigmas para a arte/educação com a tradição oral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Iago Cerqueira dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pinto, Carolina Eiras, Croda, Pamella Correia, Correa, Thiago de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/178436
Resumo: O presente artigo busca discutir a importância da oralidade e das tradições de culturas contra-hegemônicas para a educação, tendo como base a pedagogia Griô e as experiências da educadora Silvania Francisca de Jesus, relatadas em entrevista. O texto explora as vivências propostas por essa pedagogia como estratégia de humanização da educação.
id USP-45_d4951b50322d97afe66a6485bb9506b7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/178436
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Pedagogia Griô: paradigmas para a arte/educação com a tradição oralPedagogía Griô: paradigmas de la tradición oral en arte/educaciónGriô pedagogy: Oral Tradition Paradigms in Art EducationOral TraditionArt/EducationGriô PedagogyPopular CultureTradición oralArte/educaciónPedagogía GriôCultura popularTradição oralArte/educaçãoPedagogia GriôCultura popularO presente artigo busca discutir a importância da oralidade e das tradições de culturas contra-hegemônicas para a educação, tendo como base a pedagogia Griô e as experiências da educadora Silvania Francisca de Jesus, relatadas em entrevista. O texto explora as vivências propostas por essa pedagogia como estratégia de humanização da educação.El presente artículo intenta discutir la importancia de la oralidad y de las tradiciones de culturas contra-hegemónicas para la educación, basándose en la pedagogía Griô y las experiencias que ha relatado en entrevista Silvania Francisca de Jesus, profesora en una escuela pública brasileña. El texto explora las vivencias propuestas por esa pedagogía en cuanto estrategia de humanización de la educación.This article aims to discuss the relevance of orality and counter-hegemonic cultural traditions in educational practices, using as sources the Griô pedagogy and two interviews conducted with Silvania Francisca de Jesus, a Brazilian public school teacher. The article explores the practices proposed in said pedagogy as strategies for humanizing the educational system.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/17843610.11606/issn.2178-0447.ars.2021.178436ARS (São Paulo); v. 19 n. 43 (2021); 431-461ARS; Vol. 19 Núm. 43 (2021); 431-461ARS; Vol. 19 No. 43 (2021); 431-4612178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/178436/179107Copyright (c) 2021 Iago Cerqueira dos Santos, Carolina Eiras Pinto, Pamella Correia Croda, Thiago de Jesus Correahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Iago Cerqueira dosPinto, Carolina EirasCroda, Pamella CorreiaCorrea, Thiago de Jesus 2023-07-14T15:23:52Zoai:revistas.usp.br:article/178436Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2023-07-14T15:23:52ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia Griô: paradigmas para a arte/educação com a tradição oral
Pedagogía Griô: paradigmas de la tradición oral en arte/educación
Griô pedagogy: Oral Tradition Paradigms in Art Education
title Pedagogia Griô: paradigmas para a arte/educação com a tradição oral
spellingShingle Pedagogia Griô: paradigmas para a arte/educação com a tradição oral
Santos, Iago Cerqueira dos
Oral Tradition
Art/Education
Griô Pedagogy
Popular Culture
Tradición oral
Arte/educación
Pedagogía Griô
Cultura popular
Tradição oral
Arte/educação
Pedagogia Griô
Cultura popular
title_short Pedagogia Griô: paradigmas para a arte/educação com a tradição oral
title_full Pedagogia Griô: paradigmas para a arte/educação com a tradição oral
title_fullStr Pedagogia Griô: paradigmas para a arte/educação com a tradição oral
title_full_unstemmed Pedagogia Griô: paradigmas para a arte/educação com a tradição oral
title_sort Pedagogia Griô: paradigmas para a arte/educação com a tradição oral
author Santos, Iago Cerqueira dos
author_facet Santos, Iago Cerqueira dos
Pinto, Carolina Eiras
Croda, Pamella Correia
Correa, Thiago de Jesus
author_role author
author2 Pinto, Carolina Eiras
Croda, Pamella Correia
Correa, Thiago de Jesus
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Iago Cerqueira dos
Pinto, Carolina Eiras
Croda, Pamella Correia
Correa, Thiago de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Oral Tradition
Art/Education
Griô Pedagogy
Popular Culture
Tradición oral
Arte/educación
Pedagogía Griô
Cultura popular
Tradição oral
Arte/educação
Pedagogia Griô
Cultura popular
topic Oral Tradition
Art/Education
Griô Pedagogy
Popular Culture
Tradición oral
Arte/educación
Pedagogía Griô
Cultura popular
Tradição oral
Arte/educação
Pedagogia Griô
Cultura popular
description O presente artigo busca discutir a importância da oralidade e das tradições de culturas contra-hegemônicas para a educação, tendo como base a pedagogia Griô e as experiências da educadora Silvania Francisca de Jesus, relatadas em entrevista. O texto explora as vivências propostas por essa pedagogia como estratégia de humanização da educação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/178436
10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.178436
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/178436
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.178436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/178436/179107
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 19 n. 43 (2021); 431-461
ARS; Vol. 19 Núm. 43 (2021); 431-461
ARS; Vol. 19 No. 43 (2021); 431-461
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293542854656