Pedagogia Griô: paradigmas para a arte/educação com a tradição oral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/178436 |
Resumo: | O presente artigo busca discutir a importância da oralidade e das tradições de culturas contra-hegemônicas para a educação, tendo como base a pedagogia Griô e as experiências da educadora Silvania Francisca de Jesus, relatadas em entrevista. O texto explora as vivências propostas por essa pedagogia como estratégia de humanização da educação. |
id |
USP-45_d4951b50322d97afe66a6485bb9506b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/178436 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia Griô: paradigmas para a arte/educação com a tradição oralPedagogía Griô: paradigmas de la tradición oral en arte/educaciónGriô pedagogy: Oral Tradition Paradigms in Art EducationOral TraditionArt/EducationGriô PedagogyPopular CultureTradición oralArte/educaciónPedagogía GriôCultura popularTradição oralArte/educaçãoPedagogia GriôCultura popularO presente artigo busca discutir a importância da oralidade e das tradições de culturas contra-hegemônicas para a educação, tendo como base a pedagogia Griô e as experiências da educadora Silvania Francisca de Jesus, relatadas em entrevista. O texto explora as vivências propostas por essa pedagogia como estratégia de humanização da educação.El presente artículo intenta discutir la importancia de la oralidad y de las tradiciones de culturas contra-hegemónicas para la educación, basándose en la pedagogía Griô y las experiencias que ha relatado en entrevista Silvania Francisca de Jesus, profesora en una escuela pública brasileña. El texto explora las vivencias propuestas por esa pedagogía en cuanto estrategia de humanización de la educación.This article aims to discuss the relevance of orality and counter-hegemonic cultural traditions in educational practices, using as sources the Griô pedagogy and two interviews conducted with Silvania Francisca de Jesus, a Brazilian public school teacher. The article explores the practices proposed in said pedagogy as strategies for humanizing the educational system.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/17843610.11606/issn.2178-0447.ars.2021.178436ARS (São Paulo); v. 19 n. 43 (2021); 431-461ARS; Vol. 19 Núm. 43 (2021); 431-461ARS; Vol. 19 No. 43 (2021); 431-4612178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/178436/179107Copyright (c) 2021 Iago Cerqueira dos Santos, Carolina Eiras Pinto, Pamella Correia Croda, Thiago de Jesus Correahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Iago Cerqueira dosPinto, Carolina EirasCroda, Pamella CorreiaCorrea, Thiago de Jesus 2023-07-14T15:23:52Zoai:revistas.usp.br:article/178436Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2023-07-14T15:23:52ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia Griô: paradigmas para a arte/educação com a tradição oral Pedagogía Griô: paradigmas de la tradición oral en arte/educación Griô pedagogy: Oral Tradition Paradigms in Art Education |
title |
Pedagogia Griô: paradigmas para a arte/educação com a tradição oral |
spellingShingle |
Pedagogia Griô: paradigmas para a arte/educação com a tradição oral Santos, Iago Cerqueira dos Oral Tradition Art/Education Griô Pedagogy Popular Culture Tradición oral Arte/educación Pedagogía Griô Cultura popular Tradição oral Arte/educação Pedagogia Griô Cultura popular |
title_short |
Pedagogia Griô: paradigmas para a arte/educação com a tradição oral |
title_full |
Pedagogia Griô: paradigmas para a arte/educação com a tradição oral |
title_fullStr |
Pedagogia Griô: paradigmas para a arte/educação com a tradição oral |
title_full_unstemmed |
Pedagogia Griô: paradigmas para a arte/educação com a tradição oral |
title_sort |
Pedagogia Griô: paradigmas para a arte/educação com a tradição oral |
author |
Santos, Iago Cerqueira dos |
author_facet |
Santos, Iago Cerqueira dos Pinto, Carolina Eiras Croda, Pamella Correia Correa, Thiago de Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Carolina Eiras Croda, Pamella Correia Correa, Thiago de Jesus |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Iago Cerqueira dos Pinto, Carolina Eiras Croda, Pamella Correia Correa, Thiago de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oral Tradition Art/Education Griô Pedagogy Popular Culture Tradición oral Arte/educación Pedagogía Griô Cultura popular Tradição oral Arte/educação Pedagogia Griô Cultura popular |
topic |
Oral Tradition Art/Education Griô Pedagogy Popular Culture Tradición oral Arte/educación Pedagogía Griô Cultura popular Tradição oral Arte/educação Pedagogia Griô Cultura popular |
description |
O presente artigo busca discutir a importância da oralidade e das tradições de culturas contra-hegemônicas para a educação, tendo como base a pedagogia Griô e as experiências da educadora Silvania Francisca de Jesus, relatadas em entrevista. O texto explora as vivências propostas por essa pedagogia como estratégia de humanização da educação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/178436 10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.178436 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/178436 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.178436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/178436/179107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 19 n. 43 (2021); 431-461 ARS; Vol. 19 Núm. 43 (2021); 431-461 ARS; Vol. 19 No. 43 (2021); 431-461 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688293542854656 |