GIOTTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrà, Carlo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Euvaldo, Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3070
Resumo: Ao comentar a obra de Giotto, Carrà exalta qualidades como "frescor", "espontaneidade" e uma "rude graça plástica". Ele acentua as diferenças entre sua posição e as de outros críticos ou comentadores, como os adeptos de "certos pseudoprimitivismos" ou da "teoria derivada do platonismo do século XVI"; Ruskin; Marcel Raymond; Mason Perkins. Afirma que, para apreender a "humanidade" da obra de Giotto, "em lugar de qualquer teoria estética", seria necessária "sensibilidade pictórica". Por fim, Carrà examina a decoração da capela dos Scrovegni (Pádua, 1305), "onde o gênio de Giotto atinge seu máximo esplendor".
id USP-45_f794f9f88168a82be6b24e87d7eac2b3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/3070
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling GIOTTO arte italianaséc. XIVGiottocapela dos ScrovegniItalian artXIV centuryGiottoScrovegni chapel Ao comentar a obra de Giotto, Carrà exalta qualidades como "frescor", "espontaneidade" e uma "rude graça plástica". Ele acentua as diferenças entre sua posição e as de outros críticos ou comentadores, como os adeptos de "certos pseudoprimitivismos" ou da "teoria derivada do platonismo do século XVI"; Ruskin; Marcel Raymond; Mason Perkins. Afirma que, para apreender a "humanidade" da obra de Giotto, "em lugar de qualquer teoria estética", seria necessária "sensibilidade pictórica". Por fim, Carrà examina a decoração da capela dos Scrovegni (Pádua, 1305), "onde o gênio de Giotto atinge seu máximo esplendor". While commenting Giotto's art, Carrà enhances qualities as "freshness", "spontaneity", and a "rough plastic grace". He points out the differences between his position and those of other critics or commentators, such as the adherents of "certain pseudo primitivisms" or of "the theory derived from XVI century's Platonism"; Ruskin; Marcel Raymond; Mason Perkins. He states that, in order to apprehend the "humanity" of Giotto's art, "instead of any aesthetic theory", a "pictorial sensibility" would be necessary. Finally, Carrà examines the decoration of the Scrovegni chapel (Padova, 1305), "where Giotto's genius achieves its maximum splendor". Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/307010.1590/S1678-53202009000100013ARS (São Paulo); v. 7 n. 13 (2009); 180-189 ARS; Vol. 7 Núm. 13 (2009); 180-189 ARS; Vol. 7 No. 13 (2009); 180-189 2178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3070/3759Copyright (c) 2009 Carlo Carrà, Célia Euvaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarrà, CarloEuvaldo, Célia2015-10-14T18:58:54Zoai:revistas.usp.br:article/3070Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2015-10-14T18:58:54ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv GIOTTO
title GIOTTO
spellingShingle GIOTTO
Carrà, Carlo
arte italiana
séc. XIV
Giotto
capela dos Scrovegni
Italian art
XIV century
Giotto
Scrovegni chapel
title_short GIOTTO
title_full GIOTTO
title_fullStr GIOTTO
title_full_unstemmed GIOTTO
title_sort GIOTTO
author Carrà, Carlo
author_facet Carrà, Carlo
Euvaldo, Célia
author_role author
author2 Euvaldo, Célia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrà, Carlo
Euvaldo, Célia
dc.subject.por.fl_str_mv arte italiana
séc. XIV
Giotto
capela dos Scrovegni
Italian art
XIV century
Giotto
Scrovegni chapel
topic arte italiana
séc. XIV
Giotto
capela dos Scrovegni
Italian art
XIV century
Giotto
Scrovegni chapel
description Ao comentar a obra de Giotto, Carrà exalta qualidades como "frescor", "espontaneidade" e uma "rude graça plástica". Ele acentua as diferenças entre sua posição e as de outros críticos ou comentadores, como os adeptos de "certos pseudoprimitivismos" ou da "teoria derivada do platonismo do século XVI"; Ruskin; Marcel Raymond; Mason Perkins. Afirma que, para apreender a "humanidade" da obra de Giotto, "em lugar de qualquer teoria estética", seria necessária "sensibilidade pictórica". Por fim, Carrà examina a decoração da capela dos Scrovegni (Pádua, 1305), "onde o gênio de Giotto atinge seu máximo esplendor".
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3070
10.1590/S1678-53202009000100013
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3070
identifier_str_mv 10.1590/S1678-53202009000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3070/3759
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2009 Carlo Carrà, Célia Euvaldo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2009 Carlo Carrà, Célia Euvaldo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 7 n. 13 (2009); 180-189
ARS; Vol. 7 Núm. 13 (2009); 180-189
ARS; Vol. 7 No. 13 (2009); 180-189
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688291699458049