CONTA-ME AGORA!: AS NARRATIVAS COMO ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS NA PESQUISA E NO ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551997000100010 |
Resumo: | Trata-se de uma reflexão sobre as narrativas como instrumental educativo, tanto na pesquisa como no ensino . Recupera-se o sentido das narrativas e parte-se do pressuposto de que, trabalhar com elas na pesquisa e/ou no ensino é partir para construção/desconstrução das experiências do professor. Defende-se a idéia que as narrativas provocam mudanças na forma como as pessoas compreendem a si próprias e aos outros e, por este motivo, são, também importantes estratégias formadoras de consciência numa perspectiva emancipadora. Explora-se a dupla vertente de possibilidades no campo: a investigação da narrativa usada no ensino e na pesquisa que usa a narrativa. |
id |
USP-54_0de08a4aa9c43f940636c5509060fb24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-25551997000100010 |
network_acronym_str |
USP-54 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTA-ME AGORA!: AS NARRATIVAS COMO ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS NA PESQUISA E NO ENSINONarrativasPesquisa qualitativaEnsino com pesquisaTrata-se de uma reflexão sobre as narrativas como instrumental educativo, tanto na pesquisa como no ensino . Recupera-se o sentido das narrativas e parte-se do pressuposto de que, trabalhar com elas na pesquisa e/ou no ensino é partir para construção/desconstrução das experiências do professor. Defende-se a idéia que as narrativas provocam mudanças na forma como as pessoas compreendem a si próprias e aos outros e, por este motivo, são, também importantes estratégias formadoras de consciência numa perspectiva emancipadora. Explora-se a dupla vertente de possibilidades no campo: a investigação da narrativa usada no ensino e na pesquisa que usa a narrativa.Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo1997-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551997000100010Revista da Faculdade de Educação v.23 n.1-2 1997reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0102-25551997000100010info:eu-repo/semantics/openAccessCUNHA,Maria Isabel dapor1999-02-23T00:00:00Zoai:scielo:S0102-25551997000100010Revistahttp://www.scielo.br/rfePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revedu@edu.usp.br1806-92740102-2555opendoar:1999-02-23T00:00Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTA-ME AGORA!: AS NARRATIVAS COMO ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS NA PESQUISA E NO ENSINO |
title |
CONTA-ME AGORA!: AS NARRATIVAS COMO ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS NA PESQUISA E NO ENSINO |
spellingShingle |
CONTA-ME AGORA!: AS NARRATIVAS COMO ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS NA PESQUISA E NO ENSINO CUNHA,Maria Isabel da Narrativas Pesquisa qualitativa Ensino com pesquisa |
title_short |
CONTA-ME AGORA!: AS NARRATIVAS COMO ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS NA PESQUISA E NO ENSINO |
title_full |
CONTA-ME AGORA!: AS NARRATIVAS COMO ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS NA PESQUISA E NO ENSINO |
title_fullStr |
CONTA-ME AGORA!: AS NARRATIVAS COMO ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS NA PESQUISA E NO ENSINO |
title_full_unstemmed |
CONTA-ME AGORA!: AS NARRATIVAS COMO ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS NA PESQUISA E NO ENSINO |
title_sort |
CONTA-ME AGORA!: AS NARRATIVAS COMO ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS NA PESQUISA E NO ENSINO |
author |
CUNHA,Maria Isabel da |
author_facet |
CUNHA,Maria Isabel da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CUNHA,Maria Isabel da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas Pesquisa qualitativa Ensino com pesquisa |
topic |
Narrativas Pesquisa qualitativa Ensino com pesquisa |
description |
Trata-se de uma reflexão sobre as narrativas como instrumental educativo, tanto na pesquisa como no ensino . Recupera-se o sentido das narrativas e parte-se do pressuposto de que, trabalhar com elas na pesquisa e/ou no ensino é partir para construção/desconstrução das experiências do professor. Defende-se a idéia que as narrativas provocam mudanças na forma como as pessoas compreendem a si próprias e aos outros e, por este motivo, são, também importantes estratégias formadoras de consciência numa perspectiva emancipadora. Explora-se a dupla vertente de possibilidades no campo: a investigação da narrativa usada no ensino e na pesquisa que usa a narrativa. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551997000100010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551997000100010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-25551997000100010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação v.23 n.1-2 1997 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@edu.usp.br |
_version_ |
1754820967092191232 |