Ensino de Antropologia em inglês: reflexões sobre uma experiência de inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de antropologia (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/191370 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos e refletimos sobre uma iniciativa que conduzimos junto a disciplinas obrigatórias de antropologia na qual oferecemos a alunas e alunos do Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade de São Paulo oficinas de capacitação para leitura de textos antropológicos em língua inglesa. Com o amparo da premissa de que é necessário qualificar estudantes para leitura em idiomas estrangeiros, nesse texto, oferecemos, por um lado, um relato de uma experiência docente piloto e, por outro lado, procuramos contribuir para a reflexão sobre o papel da docência no letramento acadêmico de nossas e nossos estudantes. |
id |
USP-55_4d9cb7cec4bb6e4c5e7c5350c2859af5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/191370 |
network_acronym_str |
USP-55 |
network_name_str |
Revista de antropologia (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de Antropologia em inglês: reflexões sobre uma experiência de inclusãoTeaching anthropology in English: reflections on an experience of inclusionEnsino de antropologiaLetramento acadêmicoInclusãoAções afirmativasAnthropology teachingAcademic literacyInclusionAffirmative actionsNeste artigo, apresentamos e refletimos sobre uma iniciativa que conduzimos junto a disciplinas obrigatórias de antropologia na qual oferecemos a alunas e alunos do Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade de São Paulo oficinas de capacitação para leitura de textos antropológicos em língua inglesa. Com o amparo da premissa de que é necessário qualificar estudantes para leitura em idiomas estrangeiros, nesse texto, oferecemos, por um lado, um relato de uma experiência docente piloto e, por outro lado, procuramos contribuir para a reflexão sobre o papel da docência no letramento acadêmico de nossas e nossos estudantes.In this article, we present and reflect on an initiative that we have carried out with undergraduate social sciences students who were taking the compulsory courses for their bachelor’s degree. We of fered them, alongside the course, workshops for the reading of anthropological texts in the English language. Based on the premise that it is necessary to qualify students for reading in foreign languages, in this text, we of fer, on the one hand, an account of a pilot teaching experience and, on the other hand, we seek to contribute to the reflection on the role of the university professors in the academic literacy of our students.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/19137010.11606/1678-9857.ra.2020.191370Revista de Antropologia; v. 64 n. 3 (2021); e191370Revista de Antropologia; Vol. 64 No 3 (2021); e191370Revista de Antropologia; Vol. 64 Núm. 3 (2021); e191370Revista de Antropologia; Vol. 64 No. 3 (2021); e1913701678-98570034-7701reponame:Revista de antropologia (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/191370/176597Copyright (c) 2021 Revista de Antropologiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoutinho, LauraTiriba, Thais Brusco, Rodrigo2021-12-13T19:15:26Zoai:revistas.usp.br:article/191370Revistahttp://www.revistas.usp.br/raPUBhttp://www.revistas.usp.br/ra/oairevista.antropologia.usp@gmail.com||revant@edu.usp.br1678-98570034-7701opendoar:2021-12-13T19:15:26Revista de antropologia (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Antropologia em inglês: reflexões sobre uma experiência de inclusão Teaching anthropology in English: reflections on an experience of inclusion |
title |
Ensino de Antropologia em inglês: reflexões sobre uma experiência de inclusão |
spellingShingle |
Ensino de Antropologia em inglês: reflexões sobre uma experiência de inclusão Moutinho, Laura Ensino de antropologia Letramento acadêmico Inclusão Ações afirmativas Anthropology teaching Academic literacy Inclusion Affirmative actions |
title_short |
Ensino de Antropologia em inglês: reflexões sobre uma experiência de inclusão |
title_full |
Ensino de Antropologia em inglês: reflexões sobre uma experiência de inclusão |
title_fullStr |
Ensino de Antropologia em inglês: reflexões sobre uma experiência de inclusão |
title_full_unstemmed |
Ensino de Antropologia em inglês: reflexões sobre uma experiência de inclusão |
title_sort |
Ensino de Antropologia em inglês: reflexões sobre uma experiência de inclusão |
author |
Moutinho, Laura |
author_facet |
Moutinho, Laura Tiriba, Thais Brusco, Rodrigo |
author_role |
author |
author2 |
Tiriba, Thais Brusco, Rodrigo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moutinho, Laura Tiriba, Thais Brusco, Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de antropologia Letramento acadêmico Inclusão Ações afirmativas Anthropology teaching Academic literacy Inclusion Affirmative actions |
topic |
Ensino de antropologia Letramento acadêmico Inclusão Ações afirmativas Anthropology teaching Academic literacy Inclusion Affirmative actions |
description |
Neste artigo, apresentamos e refletimos sobre uma iniciativa que conduzimos junto a disciplinas obrigatórias de antropologia na qual oferecemos a alunas e alunos do Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade de São Paulo oficinas de capacitação para leitura de textos antropológicos em língua inglesa. Com o amparo da premissa de que é necessário qualificar estudantes para leitura em idiomas estrangeiros, nesse texto, oferecemos, por um lado, um relato de uma experiência docente piloto e, por outro lado, procuramos contribuir para a reflexão sobre o papel da docência no letramento acadêmico de nossas e nossos estudantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/191370 10.11606/1678-9857.ra.2020.191370 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/191370 |
identifier_str_mv |
10.11606/1678-9857.ra.2020.191370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/191370/176597 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Antropologia http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Antropologia http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Antropologia; v. 64 n. 3 (2021); e191370 Revista de Antropologia; Vol. 64 No 3 (2021); e191370 Revista de Antropologia; Vol. 64 Núm. 3 (2021); e191370 Revista de Antropologia; Vol. 64 No. 3 (2021); e191370 1678-9857 0034-7701 reponame:Revista de antropologia (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de antropologia (São Paulo. Online) |
collection |
Revista de antropologia (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de antropologia (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.antropologia.usp@gmail.com||revant@edu.usp.br |
_version_ |
1797242191100248064 |