Ensino de Antropologia em inglês: reflexões sobre uma experiência de inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moutinho, Laura
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tiriba, Thais, Brusco, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de antropologia (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/191370
Resumo: Neste artigo, apresentamos e refletimos sobre uma iniciativa que conduzimos junto a disciplinas obrigatórias de antropologia na qual oferecemos a alunas e alunos do Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade de São Paulo oficinas de capacitação para leitura de textos antropológicos em língua inglesa. Com o amparo da premissa de que é necessário qualificar estudantes para leitura em idiomas estrangeiros, nesse texto, oferecemos, por um lado, um relato de uma experiência docente piloto e, por outro lado, procuramos contribuir para a reflexão sobre o papel da docência no letramento acadêmico de nossas e nossos estudantes.
id USP-55_4d9cb7cec4bb6e4c5e7c5350c2859af5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/191370
network_acronym_str USP-55
network_name_str Revista de antropologia (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Ensino de Antropologia em inglês: reflexões sobre uma experiência de inclusãoTeaching anthropology in English: reflections on an experience of inclusionEnsino de antropologiaLetramento acadêmicoInclusãoAções afirmativasAnthropology teachingAcademic literacyInclusionAffirmative actionsNeste artigo, apresentamos e refletimos sobre uma iniciativa que conduzimos junto a disciplinas obrigatórias de antropologia na qual oferecemos a alunas e alunos do Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade de São Paulo oficinas de capacitação para leitura de textos antropológicos em língua inglesa. Com o amparo da premissa de que é necessário qualificar estudantes para leitura em idiomas estrangeiros, nesse texto, oferecemos, por um lado, um relato de uma experiência docente piloto e, por outro lado, procuramos contribuir para a reflexão sobre o papel da docência no letramento acadêmico de nossas e nossos estudantes.In this article, we present and reflect on an initiative that we have carried out with undergraduate social sciences students who were taking the compulsory courses for their bachelor’s degree. We of fered them, alongside the course, workshops for the reading of anthropological texts in the English language. Based on the premise that it is necessary to qualify students for reading in foreign languages, in this text, we of fer, on the one hand, an account of a pilot teaching experience and, on the other hand, we seek to contribute to the reflection on the role of the university professors in the academic literacy of our students.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/19137010.11606/1678-9857.ra.2020.191370Revista de Antropologia; v. 64 n. 3 (2021); e191370Revista de Antropologia; Vol. 64 No 3 (2021); e191370Revista de Antropologia; Vol. 64 Núm. 3 (2021); e191370Revista de Antropologia; Vol. 64 No. 3 (2021); e1913701678-98570034-7701reponame:Revista de antropologia (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/191370/176597Copyright (c) 2021 Revista de Antropologiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoutinho, LauraTiriba, Thais Brusco, Rodrigo2021-12-13T19:15:26Zoai:revistas.usp.br:article/191370Revistahttp://www.revistas.usp.br/raPUBhttp://www.revistas.usp.br/ra/oairevista.antropologia.usp@gmail.com||revant@edu.usp.br1678-98570034-7701opendoar:2021-12-13T19:15:26Revista de antropologia (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Antropologia em inglês: reflexões sobre uma experiência de inclusão
Teaching anthropology in English: reflections on an experience of inclusion
title Ensino de Antropologia em inglês: reflexões sobre uma experiência de inclusão
spellingShingle Ensino de Antropologia em inglês: reflexões sobre uma experiência de inclusão
Moutinho, Laura
Ensino de antropologia
Letramento acadêmico
Inclusão
Ações afirmativas
Anthropology teaching
Academic literacy
Inclusion
Affirmative actions
title_short Ensino de Antropologia em inglês: reflexões sobre uma experiência de inclusão
title_full Ensino de Antropologia em inglês: reflexões sobre uma experiência de inclusão
title_fullStr Ensino de Antropologia em inglês: reflexões sobre uma experiência de inclusão
title_full_unstemmed Ensino de Antropologia em inglês: reflexões sobre uma experiência de inclusão
title_sort Ensino de Antropologia em inglês: reflexões sobre uma experiência de inclusão
author Moutinho, Laura
author_facet Moutinho, Laura
Tiriba, Thais
Brusco, Rodrigo
author_role author
author2 Tiriba, Thais
Brusco, Rodrigo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moutinho, Laura
Tiriba, Thais
Brusco, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de antropologia
Letramento acadêmico
Inclusão
Ações afirmativas
Anthropology teaching
Academic literacy
Inclusion
Affirmative actions
topic Ensino de antropologia
Letramento acadêmico
Inclusão
Ações afirmativas
Anthropology teaching
Academic literacy
Inclusion
Affirmative actions
description Neste artigo, apresentamos e refletimos sobre uma iniciativa que conduzimos junto a disciplinas obrigatórias de antropologia na qual oferecemos a alunas e alunos do Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade de São Paulo oficinas de capacitação para leitura de textos antropológicos em língua inglesa. Com o amparo da premissa de que é necessário qualificar estudantes para leitura em idiomas estrangeiros, nesse texto, oferecemos, por um lado, um relato de uma experiência docente piloto e, por outro lado, procuramos contribuir para a reflexão sobre o papel da docência no letramento acadêmico de nossas e nossos estudantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/191370
10.11606/1678-9857.ra.2020.191370
url https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/191370
identifier_str_mv 10.11606/1678-9857.ra.2020.191370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/191370/176597
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Antropologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Antropologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Antropologia; v. 64 n. 3 (2021); e191370
Revista de Antropologia; Vol. 64 No 3 (2021); e191370
Revista de Antropologia; Vol. 64 Núm. 3 (2021); e191370
Revista de Antropologia; Vol. 64 No. 3 (2021); e191370
1678-9857
0034-7701
reponame:Revista de antropologia (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de antropologia (São Paulo. Online)
collection Revista de antropologia (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de antropologia (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revista.antropologia.usp@gmail.com||revant@edu.usp.br
_version_ 1797242191100248064