The Singularity of Dadi’s Doll Theater: A Look at João Redondo Play in Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria das Graças Cavalcanti
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de antropologia (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/145523
Resumo: O presente artigo tem por objetivo evidenciar a singularidade da “calungueira” Dadi, ressaltando as transgressões realizadas por essa fazedora de bonecos num campo marcado pela genealogia historicamente masculina da tradição no Teatro de Bonecos do Rio Grande do Norte. Com 76 anos, Maria Ieda da Silva Medeiros – conhecida como Dadi –, constrói, veste, dá vida e movimento aos bonecos. A subversão dessa lógica na criação e no brincar perante bonecos e bonequeiros traduz seu diferencial ao provocar o riso nas pessoas apresentadas no decorrer da pesquisa. Para o arcabouço teórico foi utilizado o aporte teórico-metodológico das Ciências Sociais e da Antropologia, referências dos estudos culturais com abordagens sobre Memória e Tradição de autores como Halbwachs (1990) e Paul Zumthor (1993, 1997, 2005), entre outros, proporcionando ao trabalho uma atualidade relevante ao dialogar com diversos elementos e significados na produção de sentidos da singularidade da Mestra Dadi.
id USP-55_5489718ea9810cdeb7a1229c6b5c5323
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/145523
network_acronym_str USP-55
network_name_str Revista de antropologia (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling The Singularity of Dadi’s Doll Theater: A Look at João Redondo Play in Rio Grande do NorteA singularidade de Dadi no Teatro de Bonecos: um olhar na brincadeira do João Redondo no RNCalungueirateatro de bonecosJoão RedondotradiçãoAntropologiaCalungueiraTheater of DollsJoão RedondoTraditionAnthropologyO presente artigo tem por objetivo evidenciar a singularidade da “calungueira” Dadi, ressaltando as transgressões realizadas por essa fazedora de bonecos num campo marcado pela genealogia historicamente masculina da tradição no Teatro de Bonecos do Rio Grande do Norte. Com 76 anos, Maria Ieda da Silva Medeiros – conhecida como Dadi –, constrói, veste, dá vida e movimento aos bonecos. A subversão dessa lógica na criação e no brincar perante bonecos e bonequeiros traduz seu diferencial ao provocar o riso nas pessoas apresentadas no decorrer da pesquisa. Para o arcabouço teórico foi utilizado o aporte teórico-metodológico das Ciências Sociais e da Antropologia, referências dos estudos culturais com abordagens sobre Memória e Tradição de autores como Halbwachs (1990) e Paul Zumthor (1993, 1997, 2005), entre outros, proporcionando ao trabalho uma atualidade relevante ao dialogar com diversos elementos e significados na produção de sentidos da singularidade da Mestra Dadi.This article aims to point out the singularity of the "calungueira" Dadi and highlight the transgressions carried out by this dollmaker in a field marked by the historically masculine genealogy of the Doll Theater tradition in Rio Grande do Norte. At age 76, Maria Ieda da Silva Medeiros – known as Dadi –, builds, dresses, gives life and movement to the dolls. The subversion of this logic in the creation of and playing with dolls and dollmakers translates her uniqueness into provoking laughter in the people presented during the course of the research. For the theoretical framework we used the theoretical and methodological contributions of Social Sciences and Anthropology, references from cultural studies with approaches on Memory and Tradition, of authors such as Halbwachs (1990) and Paul Zumthor (1993, 1997, 2005), among others, providing this work with relevance when dialoguing with several elements and meanings in the production of meanings of the singularity of Master Dadi.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/14552310.11606/2179-0892.ra.2018.145523Revista de Antropologia; v. 61 n. 1 (2018); 215-240Revista de Antropologia; Vol. 61 No 1 (2018); 215-240Revista de Antropologia; Vol. 61 Núm. 1 (2018); 215-240Revista de Antropologia; Vol. 61 No. 1 (2018); 215-2401678-98570034-7701reponame:Revista de antropologia (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/145523/139660Pereira, Maria das Graças Cavalcantiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-03T03:57:25Zoai:revistas.usp.br:article/145523Revistahttp://www.revistas.usp.br/raPUBhttp://www.revistas.usp.br/ra/oairevista.antropologia.usp@gmail.com||revant@edu.usp.br1678-98570034-7701opendoar:2020-07-03T03:57:25Revista de antropologia (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The Singularity of Dadi’s Doll Theater: A Look at João Redondo Play in Rio Grande do Norte
A singularidade de Dadi no Teatro de Bonecos: um olhar na brincadeira do João Redondo no RN
title The Singularity of Dadi’s Doll Theater: A Look at João Redondo Play in Rio Grande do Norte
spellingShingle The Singularity of Dadi’s Doll Theater: A Look at João Redondo Play in Rio Grande do Norte
Pereira, Maria das Graças Cavalcanti
Calungueira
teatro de bonecos
João Redondo
tradição
Antropologia
Calungueira
Theater of Dolls
João Redondo
Tradition
Anthropology
title_short The Singularity of Dadi’s Doll Theater: A Look at João Redondo Play in Rio Grande do Norte
title_full The Singularity of Dadi’s Doll Theater: A Look at João Redondo Play in Rio Grande do Norte
title_fullStr The Singularity of Dadi’s Doll Theater: A Look at João Redondo Play in Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed The Singularity of Dadi’s Doll Theater: A Look at João Redondo Play in Rio Grande do Norte
title_sort The Singularity of Dadi’s Doll Theater: A Look at João Redondo Play in Rio Grande do Norte
author Pereira, Maria das Graças Cavalcanti
author_facet Pereira, Maria das Graças Cavalcanti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria das Graças Cavalcanti
dc.subject.por.fl_str_mv Calungueira
teatro de bonecos
João Redondo
tradição
Antropologia
Calungueira
Theater of Dolls
João Redondo
Tradition
Anthropology
topic Calungueira
teatro de bonecos
João Redondo
tradição
Antropologia
Calungueira
Theater of Dolls
João Redondo
Tradition
Anthropology
description O presente artigo tem por objetivo evidenciar a singularidade da “calungueira” Dadi, ressaltando as transgressões realizadas por essa fazedora de bonecos num campo marcado pela genealogia historicamente masculina da tradição no Teatro de Bonecos do Rio Grande do Norte. Com 76 anos, Maria Ieda da Silva Medeiros – conhecida como Dadi –, constrói, veste, dá vida e movimento aos bonecos. A subversão dessa lógica na criação e no brincar perante bonecos e bonequeiros traduz seu diferencial ao provocar o riso nas pessoas apresentadas no decorrer da pesquisa. Para o arcabouço teórico foi utilizado o aporte teórico-metodológico das Ciências Sociais e da Antropologia, referências dos estudos culturais com abordagens sobre Memória e Tradição de autores como Halbwachs (1990) e Paul Zumthor (1993, 1997, 2005), entre outros, proporcionando ao trabalho uma atualidade relevante ao dialogar com diversos elementos e significados na produção de sentidos da singularidade da Mestra Dadi.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/145523
10.11606/2179-0892.ra.2018.145523
url https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/145523
identifier_str_mv 10.11606/2179-0892.ra.2018.145523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/145523/139660
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Antropologia; v. 61 n. 1 (2018); 215-240
Revista de Antropologia; Vol. 61 No 1 (2018); 215-240
Revista de Antropologia; Vol. 61 Núm. 1 (2018); 215-240
Revista de Antropologia; Vol. 61 No. 1 (2018); 215-240
1678-9857
0034-7701
reponame:Revista de antropologia (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de antropologia (São Paulo. Online)
collection Revista de antropologia (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de antropologia (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revista.antropologia.usp@gmail.com||revant@edu.usp.br
_version_ 1797242190236221440