CAD - o lado criativo duas experiências educacionais visando mudar a forma como estudantes de arquitetura usam o CAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43358 |
Resumo: | O presente artigo descreve um sistema inovador de educação em arquitetura, experimentado em duas escolas brasileiras; cada uma delas com um enfoque diferente no que se refere ao ensino do CAD. Os dois cursos experimentais aqui descritos tiveram dois objetivos principais: (1) explorar o uso de operações lógicas no processo de projeto, como a simetria, a recursão, a parametrização e a análise combinatória; (2) a aplicação prática dessas técnicas pelo uso do computador, com a utilização do CAD não apenas como ferramenta de representação, mas como um assistente do processo criativo altamente adaptável e programável. As duas experiências resultaram em um grande número de interessantes composições abstratas, projetos arquitetônicos e programas de computador. Os questionários de avaliação aplicados revelaram que houve, de fato, uma mudança de atitude com relação ao papel do CAD em arquitetura por parte dos alunos. |
id |
USP-58_ee69bd38da2d98c2c43d5f4d5348a1e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/43358 |
network_acronym_str |
USP-58 |
network_name_str |
Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CAD - o lado criativo duas experiências educacionais visando mudar a forma como estudantes de arquitetura usam o CADCADcomputação gráficaensino em arquiteturaCADcomputer-aided designarchitectural educationO presente artigo descreve um sistema inovador de educação em arquitetura, experimentado em duas escolas brasileiras; cada uma delas com um enfoque diferente no que se refere ao ensino do CAD. Os dois cursos experimentais aqui descritos tiveram dois objetivos principais: (1) explorar o uso de operações lógicas no processo de projeto, como a simetria, a recursão, a parametrização e a análise combinatória; (2) a aplicação prática dessas técnicas pelo uso do computador, com a utilização do CAD não apenas como ferramenta de representação, mas como um assistente do processo criativo altamente adaptável e programável. As duas experiências resultaram em um grande número de interessantes composições abstratas, projetos arquitetônicos e programas de computador. Os questionários de avaliação aplicados revelaram que houve, de fato, uma mudança de atitude com relação ao papel do CAD em arquitetura por parte dos alunos.The present paper describes an innovative design education system tried out at two different architecture schools in Brazil, with opposite approaches to the use of CAD. The experimental courses had two main goals: (1) to explore the use of logical operations in design, such as symmetry, recursion, parameterization, and combinatorial analysis, and (2) to apply these techniques with the use of the computers, using CAD not only as a representational tool, but rather as an explorative, customizable and programmable design aid for the creative process. The experiments resulted in a number of interesting compositions, design projects and programs, and assessment questionnaires revealed a real change in students' attitude towards the use of CAD in architecture.Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/4335810.11606/issn.2317-2762.v0i14p66-79PosFAUUSP; n. 14 (2003); 66-79Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; No. 14 (2003); 66-79Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Núm. 14 (2003); 66-792317-27621518-9554reponame:Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43358/46980Copyright (c) 2003 Maria Gabriela C. Celani, Marcelo E. Giacaglia, Doris C. C. K. Kowaltowskiinfo:eu-repo/semantics/openAccessCelani, Maria Gabriela C.Giacaglia, Marcelo E.Kowaltowski, Doris C. C. K.2020-03-12T18:03:35Zoai:revistas.usp.br:article/43358Revistahttp://www.revistas.usp.br/posfauPUBhttp://www.revistas.usp.br/posfau/oairvposfau@usp.br||2317-27621518-9554opendoar:2020-03-12T18:03:35Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CAD - o lado criativo duas experiências educacionais visando mudar a forma como estudantes de arquitetura usam o CAD |
title |
CAD - o lado criativo duas experiências educacionais visando mudar a forma como estudantes de arquitetura usam o CAD |
spellingShingle |
CAD - o lado criativo duas experiências educacionais visando mudar a forma como estudantes de arquitetura usam o CAD Celani, Maria Gabriela C. CAD computação gráfica ensino em arquitetura CAD computer-aided design architectural education |
title_short |
CAD - o lado criativo duas experiências educacionais visando mudar a forma como estudantes de arquitetura usam o CAD |
title_full |
CAD - o lado criativo duas experiências educacionais visando mudar a forma como estudantes de arquitetura usam o CAD |
title_fullStr |
CAD - o lado criativo duas experiências educacionais visando mudar a forma como estudantes de arquitetura usam o CAD |
title_full_unstemmed |
CAD - o lado criativo duas experiências educacionais visando mudar a forma como estudantes de arquitetura usam o CAD |
title_sort |
CAD - o lado criativo duas experiências educacionais visando mudar a forma como estudantes de arquitetura usam o CAD |
author |
Celani, Maria Gabriela C. |
author_facet |
Celani, Maria Gabriela C. Giacaglia, Marcelo E. Kowaltowski, Doris C. C. K. |
author_role |
author |
author2 |
Giacaglia, Marcelo E. Kowaltowski, Doris C. C. K. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Celani, Maria Gabriela C. Giacaglia, Marcelo E. Kowaltowski, Doris C. C. K. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CAD computação gráfica ensino em arquitetura CAD computer-aided design architectural education |
topic |
CAD computação gráfica ensino em arquitetura CAD computer-aided design architectural education |
description |
O presente artigo descreve um sistema inovador de educação em arquitetura, experimentado em duas escolas brasileiras; cada uma delas com um enfoque diferente no que se refere ao ensino do CAD. Os dois cursos experimentais aqui descritos tiveram dois objetivos principais: (1) explorar o uso de operações lógicas no processo de projeto, como a simetria, a recursão, a parametrização e a análise combinatória; (2) a aplicação prática dessas técnicas pelo uso do computador, com a utilização do CAD não apenas como ferramenta de representação, mas como um assistente do processo criativo altamente adaptável e programável. As duas experiências resultaram em um grande número de interessantes composições abstratas, projetos arquitetônicos e programas de computador. Os questionários de avaliação aplicados revelaram que houve, de fato, uma mudança de atitude com relação ao papel do CAD em arquitetura por parte dos alunos. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43358 10.11606/issn.2317-2762.v0i14p66-79 |
url |
https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43358 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2317-2762.v0i14p66-79 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43358/46980 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2003 Maria Gabriela C. Celani, Marcelo E. Giacaglia, Doris C. C. K. Kowaltowski info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2003 Maria Gabriela C. Celani, Marcelo E. Giacaglia, Doris C. C. K. Kowaltowski |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. |
dc.source.none.fl_str_mv |
PosFAUUSP; n. 14 (2003); 66-79 Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; No. 14 (2003); 66-79 Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Núm. 14 (2003); 66-79 2317-2762 1518-9554 reponame:Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) |
collection |
Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvposfau@usp.br|| |
_version_ |
1797231646856970240 |