A técnica como horizonte, a experiência estética e a hipermídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bairon, Sérgio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/41811
Resumo: O presente artigo analisa a relação entre a dimensão conceitual da técnica como horizonte e a dimensão comunicativa da experiência estética em sua expressividade hipermidiática. A análise baseia-se em princípios hermenêutico-fenomenológicos e propõe uma leitura particular da dimensão técnica da hipermídia, como uma nova forma de manifestação da compreensão. A técnica como horizonte é compreendida como a possibilidade do alcance do nível da reflexão analítica por parte da linguagem hipermidiática. O privilégio da pergunta à pergunta, à busca, ao estranhamento e à multiplicidade de respostas é uma das características desta nova forma de compreensão.
id USP-63_4937d8d0fb926e0365291d03d60b5058
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41811
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling A técnica como horizonte, a experiência estética e a hipermídiaTécnica como el horizonte, la experiencia y la estética HipermediaThe technique as the horizon, the aesthetic experience and hypermediaHipermediaHorizonte TécnicoLa Comunicación Y La Experiencia EstéticaHypermediaTechnique As HorizonCommunication And Aesthetical ExperienceHipermídiaTécnica Como HorizonteComunicação E Experiência EstéticaO presente artigo analisa a relação entre a dimensão conceitual da técnica como horizonte e a dimensão comunicativa da experiência estética em sua expressividade hipermidiática. A análise baseia-se em princípios hermenêutico-fenomenológicos e propõe uma leitura particular da dimensão técnica da hipermídia, como uma nova forma de manifestação da compreensão. A técnica como horizonte é compreendida como a possibilidade do alcance do nível da reflexão analítica por parte da linguagem hipermidiática. O privilégio da pergunta à pergunta, à busca, ao estranhamento e à multiplicidade de respostas é uma das características desta nova forma de compreensão.Este trabajo analiza la relación entre el tamaño del horizonte técnico y conceptual y la dimensión comunicativa de la experiencia estética en su expresividad hipermedia. El análisis se basa en los principios de la hermenéutica fenomenológica y propone una lectura particular de la dimensión técnica de hipermedia como una nueva manifestación de la comprensión. La técnica se entiende como el horizonte como la posibilidad de alcanzar el nivel de la reflexión analítica sobre la parte del lenguaje hipermedia. El privilegio de la cuestión a la pregunta, a la búsqueda, el distanciamiento y la multitud de respuestas, son algunas de las características de este nuevo entendimiento.The present paper analyzes the relationship between the conceptual dimension of technique as horizon and the communicative dimension of the aesthetic experience in its hypermediatic expressivity. This analysis is based in hermeneutic-phenomenological principles, and proposes a particular view of the technical dimension of hypermedia, as a new form of manifestation of understanding. The technique as horizon is understood as the possibility of reaching the level of analytic reflection by means of hypermedia language. The privilege the question have to question, to search, to estrangement, and to the multiplicity of answers, is some of the traits of this new form of understanding.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/4181110.11606/issn.1984-5057.v3i2p194-215Signos do Consumo; v. 3 n. 2 (2011): Signos do Consumo: Jovem Maturidade?; 194-2151984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/41811/45479Copyright (c) 2018 Sérgio Baironinfo:eu-repo/semantics/openAccessBairon, Sérgio2019-04-01T12:56:24Zoai:revistas.usp.br:article/41811Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:56:24Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A técnica como horizonte, a experiência estética e a hipermídia
Técnica como el horizonte, la experiencia y la estética Hipermedia
The technique as the horizon, the aesthetic experience and hypermedia
title A técnica como horizonte, a experiência estética e a hipermídia
spellingShingle A técnica como horizonte, a experiência estética e a hipermídia
Bairon, Sérgio
Hipermedia
Horizonte Técnico
La Comunicación Y La Experiencia Estética
Hypermedia
Technique As Horizon
Communication And Aesthetical Experience
Hipermídia
Técnica Como Horizonte
Comunicação E Experiência Estética
title_short A técnica como horizonte, a experiência estética e a hipermídia
title_full A técnica como horizonte, a experiência estética e a hipermídia
title_fullStr A técnica como horizonte, a experiência estética e a hipermídia
title_full_unstemmed A técnica como horizonte, a experiência estética e a hipermídia
title_sort A técnica como horizonte, a experiência estética e a hipermídia
author Bairon, Sérgio
author_facet Bairon, Sérgio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bairon, Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv Hipermedia
Horizonte Técnico
La Comunicación Y La Experiencia Estética
Hypermedia
Technique As Horizon
Communication And Aesthetical Experience
Hipermídia
Técnica Como Horizonte
Comunicação E Experiência Estética
topic Hipermedia
Horizonte Técnico
La Comunicación Y La Experiencia Estética
Hypermedia
Technique As Horizon
Communication And Aesthetical Experience
Hipermídia
Técnica Como Horizonte
Comunicação E Experiência Estética
description O presente artigo analisa a relação entre a dimensão conceitual da técnica como horizonte e a dimensão comunicativa da experiência estética em sua expressividade hipermidiática. A análise baseia-se em princípios hermenêutico-fenomenológicos e propõe uma leitura particular da dimensão técnica da hipermídia, como uma nova forma de manifestação da compreensão. A técnica como horizonte é compreendida como a possibilidade do alcance do nível da reflexão analítica por parte da linguagem hipermidiática. O privilégio da pergunta à pergunta, à busca, ao estranhamento e à multiplicidade de respostas é uma das características desta nova forma de compreensão.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/41811
10.11606/issn.1984-5057.v3i2p194-215
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/41811
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v3i2p194-215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/41811/45479
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Sérgio Bairon
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Sérgio Bairon
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 3 n. 2 (2011): Signos do Consumo: Jovem Maturidade?; 194-215
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1754838447073263616