O trabalho emocional no trabalho publicitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Dôuglas Aparecido
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/202680
Resumo: Este artigo é parte dos resultados de uma pesquisa de doutoramento que visou estudar as emoções envolvidas no trabalho publicitário. O recorte escolhido analisa as práticas emocionais identificadas nos relatos dos profissionais deste setor, a fim de entender de que modo elas acontecem dentro do cenário laboral e o que revelam sobre o modo de produção capitalista. Para tanto, através de uma grade analítica constituída a partir das reflexões teóricas sobre o trabalho no capitalismo e o capitalismo emocional, analisamos os comentários da lista “Como é trabalhar aí? 2.0”, um documento com depoimentos anônimos sobre as rotinas nas agências de publicidade. Nossas conclusões demonstram como o trabalho emocional é, contraditoriamente, benéfico aos publicitários, ao mesmo tempo que também os torna ainda mais suscetíveis à exploração do capitalismo.
id USP-63_b50583355bbf0ce9dd70d444ee96c6c6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/202680
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling O trabalho emocional no trabalho publicitárioEmotion work in advertising workTrabajo emocional en el trabajo publicitarioTrabalho emocionalTrabalho publicitárioCapitalismoComunicaçãoEmotion workAdvertising workCapitalismCommunicationTrabajo emocionalTrabajo publicitariocapitalismoComunicaciónEste artigo é parte dos resultados de uma pesquisa de doutoramento que visou estudar as emoções envolvidas no trabalho publicitário. O recorte escolhido analisa as práticas emocionais identificadas nos relatos dos profissionais deste setor, a fim de entender de que modo elas acontecem dentro do cenário laboral e o que revelam sobre o modo de produção capitalista. Para tanto, através de uma grade analítica constituída a partir das reflexões teóricas sobre o trabalho no capitalismo e o capitalismo emocional, analisamos os comentários da lista “Como é trabalhar aí? 2.0”, um documento com depoimentos anônimos sobre as rotinas nas agências de publicidade. Nossas conclusões demonstram como o trabalho emocional é, contraditoriamente, benéfico aos publicitários, ao mesmo tempo que também os torna ainda mais suscetíveis à exploração do capitalismo.Este artículo es parte de los resultados de una investigación doctoral cuyo objetivo fue estudiar las emociones implicadas en el trabajo publicitario. Se buscó analizar las prácticas emocionales identificadas en los discursos de los profesionales de este sector, con el fin de comprender cómo suceden dentro del escenario laboral y qué revelan sobre el modo de producción capitalista. Para ello, a partir de una matriz analítica constituida de reflexiones teóricas sobre el trabajo en el capitalismo y el capitalismo emocional, se analizan los comentarios de la lista “Como é trabalhar aí? 2.0”, un documento con testimonios anónimos sobre las rutinas en las agencias de publicidad. Se concluye que el trabajo emocional es, contradictoriamente, beneficioso para los trabajadores, mientras que los deja aún más susceptibles a la explotación capitalista.This article is part of the results of doctoral research aimed at studying the emotions involved in advertising work. The chosen clipping analyzes the emotional practices identified in the reports of professionals in this sector, to understand how they happen within the labor scenario and what they reveal about the capitalist mode of production. For that, with an analytical grid constituted from theoretical reflections on work in capitalism and emotional capitalism, we analyzed the comments of the list “Como é trabalhar aí? 2.0,” a document with anonymous testimonials about the routines in advertising agencies. Our conclusions demonstrate how emotional work is, contradictorily, beneficial to advertisers, whereas also making them even more susceptible to the exploration of capitalism.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/20268010.11606/issn.1984-5057.v14i2e202680Signos do Consumo; v. 14 n. 2 (2022): As novas lógicas publicitárias e as manifestações despublicitarizadas dos signos do consumo; e2026801984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/202680/190298https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/202680/200671Copyright (c) 2023 Dôuglas Aparecido Ferreirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Dôuglas Aparecido2023-12-06T20:22:38Zoai:revistas.usp.br:article/202680Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2023-12-06T20:22:38Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho emocional no trabalho publicitário
Emotion work in advertising work
Trabajo emocional en el trabajo publicitario
title O trabalho emocional no trabalho publicitário
spellingShingle O trabalho emocional no trabalho publicitário
Ferreira, Dôuglas Aparecido
Trabalho emocional
Trabalho publicitário
Capitalismo
Comunicação
Emotion work
Advertising work
Capitalism
Communication
Trabajo emocional
Trabajo publicitario
capitalismo
Comunicación
title_short O trabalho emocional no trabalho publicitário
title_full O trabalho emocional no trabalho publicitário
title_fullStr O trabalho emocional no trabalho publicitário
title_full_unstemmed O trabalho emocional no trabalho publicitário
title_sort O trabalho emocional no trabalho publicitário
author Ferreira, Dôuglas Aparecido
author_facet Ferreira, Dôuglas Aparecido
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Dôuglas Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho emocional
Trabalho publicitário
Capitalismo
Comunicação
Emotion work
Advertising work
Capitalism
Communication
Trabajo emocional
Trabajo publicitario
capitalismo
Comunicación
topic Trabalho emocional
Trabalho publicitário
Capitalismo
Comunicação
Emotion work
Advertising work
Capitalism
Communication
Trabajo emocional
Trabajo publicitario
capitalismo
Comunicación
description Este artigo é parte dos resultados de uma pesquisa de doutoramento que visou estudar as emoções envolvidas no trabalho publicitário. O recorte escolhido analisa as práticas emocionais identificadas nos relatos dos profissionais deste setor, a fim de entender de que modo elas acontecem dentro do cenário laboral e o que revelam sobre o modo de produção capitalista. Para tanto, através de uma grade analítica constituída a partir das reflexões teóricas sobre o trabalho no capitalismo e o capitalismo emocional, analisamos os comentários da lista “Como é trabalhar aí? 2.0”, um documento com depoimentos anônimos sobre as rotinas nas agências de publicidade. Nossas conclusões demonstram como o trabalho emocional é, contraditoriamente, benéfico aos publicitários, ao mesmo tempo que também os torna ainda mais suscetíveis à exploração do capitalismo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/202680
10.11606/issn.1984-5057.v14i2e202680
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/202680
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v14i2e202680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/202680/190298
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/202680/200671
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Dôuglas Aparecido Ferreira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Dôuglas Aparecido Ferreira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 14 n. 2 (2022): As novas lógicas publicitárias e as manifestações despublicitarizadas dos signos do consumo; e202680
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068855353278464