A Linguagem das Mercadorias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santaella, Lucia
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Nöth, Winfried
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/42763
Resumo: Mercadorias têm sido estudadas pela economia, economia política e, evidentemente, pelo marketing. Tendo como base a semiótica, ciência geral de todos os tipos de signos e seus respectivos modos de produzir sentido, este artigo visa analisar as mercadorias em sua natureza e funcionamento de linguagem. Para isso, depois de examinar as teorias semióticas das mercadorias e as abordagens antropológicas, as mercadorias são apresentadas como signos em uma visão pluralista. Assim, a mercadoria é contemplada como signo utilitário, como signo comercial e como signo sociocultural. Por fim, são analisados os processos de semiotização por que passam as mercadorias e a linguagem da mercadoria como um sistema.
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