A pedagogia do consumo: estratégias da marca guaraná antarctica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/44594 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo analisar como a publicidade ensina ao consumidor modos de usar os objetos de consumo. Tal abordagem irá privilegiar as transformações ocorridas no aspecto estratégico da comunicação publicitária da marca, tangenciando questões relacionadas a experiência. Para isso, a pesquisa recorre, a título de objeto de análise, à periodização de três momentos da publicidade do Guaraná Antarctica: nos anos 1920, nos anos 1990 e nos anos 2000. |
id |
USP-63_de05e09299cd458af4e5a76f0183f740 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/44594 |
network_acronym_str |
USP-63 |
network_name_str |
Signos do Consumo |
repository_id_str |
|
spelling |
A pedagogia do consumo: estratégias da marca guaraná antarcticapedagogia do consumohistória da publicidadeestratégias de marcaexperiênciaO artigo tem como objetivo analisar como a publicidade ensina ao consumidor modos de usar os objetos de consumo. Tal abordagem irá privilegiar as transformações ocorridas no aspecto estratégico da comunicação publicitária da marca, tangenciando questões relacionadas a experiência. Para isso, a pesquisa recorre, a título de objeto de análise, à periodização de três momentos da publicidade do Guaraná Antarctica: nos anos 1920, nos anos 1990 e nos anos 2000.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2010-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/4459410.11606/issn.1984-5057.v2i2p154-169Signos do Consumo; v. 2 n. 2 (2010): Signos do Consumo, uma abordagem plural; 154-1691984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/44594/48214Copyright (c) 2018 Priscila Azeredo da Silva, Sandro Tôrres de Azevedo, Thaiane Moreira de Oliveira, Guilherme Nery Atem, Laura Martini Bedran, Mariana Ayres Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Priscila Azeredo daAzevedo, Sandro Tôrres deOliveira, Thaiane Moreira deAtem, Guilherme NeryBedran, Laura MartiniTavares, Mariana Ayres2019-04-01T12:56:33Zoai:revistas.usp.br:article/44594Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:56:33Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pedagogia do consumo: estratégias da marca guaraná antarctica |
title |
A pedagogia do consumo: estratégias da marca guaraná antarctica |
spellingShingle |
A pedagogia do consumo: estratégias da marca guaraná antarctica Silva, Priscila Azeredo da pedagogia do consumo história da publicidade estratégias de marca experiência |
title_short |
A pedagogia do consumo: estratégias da marca guaraná antarctica |
title_full |
A pedagogia do consumo: estratégias da marca guaraná antarctica |
title_fullStr |
A pedagogia do consumo: estratégias da marca guaraná antarctica |
title_full_unstemmed |
A pedagogia do consumo: estratégias da marca guaraná antarctica |
title_sort |
A pedagogia do consumo: estratégias da marca guaraná antarctica |
author |
Silva, Priscila Azeredo da |
author_facet |
Silva, Priscila Azeredo da Azevedo, Sandro Tôrres de Oliveira, Thaiane Moreira de Atem, Guilherme Nery Bedran, Laura Martini Tavares, Mariana Ayres |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Sandro Tôrres de Oliveira, Thaiane Moreira de Atem, Guilherme Nery Bedran, Laura Martini Tavares, Mariana Ayres |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Priscila Azeredo da Azevedo, Sandro Tôrres de Oliveira, Thaiane Moreira de Atem, Guilherme Nery Bedran, Laura Martini Tavares, Mariana Ayres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pedagogia do consumo história da publicidade estratégias de marca experiência |
topic |
pedagogia do consumo história da publicidade estratégias de marca experiência |
description |
O artigo tem como objetivo analisar como a publicidade ensina ao consumidor modos de usar os objetos de consumo. Tal abordagem irá privilegiar as transformações ocorridas no aspecto estratégico da comunicação publicitária da marca, tangenciando questões relacionadas a experiência. Para isso, a pesquisa recorre, a título de objeto de análise, à periodização de três momentos da publicidade do Guaraná Antarctica: nos anos 1920, nos anos 1990 e nos anos 2000. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/44594 10.11606/issn.1984-5057.v2i2p154-169 |
url |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/44594 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v2i2p154-169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/44594/48214 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signos do Consumo; v. 2 n. 2 (2010): Signos do Consumo, uma abordagem plural; 154-169 1984-5057 reponame:Signos do Consumo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Signos do Consumo |
collection |
Signos do Consumo |
repository.name.fl_str_mv |
Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br |
_version_ |
1797068855454990337 |