Mais do que dinheiro: pink money e a circulação de sentidos na comunidade LGBT+
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/173551 |
Resumo: | Diante da crescente investida das marcas em campanhas publicitárias de apoio à diversidade de orientação sexual e de gênero, o presente artigo busca apontar alguns argumentos da comunidade LGBT+ a respeito do tema. Os discursos foram analisados a partir da observação participante de eventos realizados no Rio de Janeiro em 2019. As principais reflexões relevam que, para além da visibilidade auferida pelas iniciativas das marcas, as discussões circulantes demonstram especial preocupação dos participantes com os afetos dos indivíduos representados pelas campanhas e com seu impacto nas relações socioeconômicas. |
id |
USP-63_fd71612baf452339682524ead594724f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/173551 |
network_acronym_str |
USP-63 |
network_name_str |
Signos do Consumo |
repository_id_str |
|
spelling |
Mais do que dinheiro: pink money e a circulação de sentidos na comunidade LGBT+Más que dinero: pink money y la circulación de sentidos en la comunidad LGBT+More than money: pink money and the circulation of senses in the LGBT+ communityPink moneyComunidade LGBT Observação participantePink moneyComunidad LGBT Observación participantePink moneyLGBT communityParticipant observationDiante da crescente investida das marcas em campanhas publicitárias de apoio à diversidade de orientação sexual e de gênero, o presente artigo busca apontar alguns argumentos da comunidade LGBT+ a respeito do tema. Os discursos foram analisados a partir da observação participante de eventos realizados no Rio de Janeiro em 2019. As principais reflexões relevam que, para além da visibilidade auferida pelas iniciativas das marcas, as discussões circulantes demonstram especial preocupação dos participantes com os afetos dos indivíduos representados pelas campanhas e com seu impacto nas relações socioeconômicas.Considering the growing onslaught of brands in advertising campaigns to support the diversity of sexual orientation and gender, this article points out some arguments from the LGBT+ community regarding the theme. The speeches were analyzed based on the participant observation of events held in Rio de Janeiro, in 2019. The main reflections show that far beyond the visibility gained by the initiatives of the brands, the circulating discussions show special concern with the affections of the individuals represented by such campaigns and how their socio-economic relations can be affected.En vista de la creciente circulación de marcas en campañas publicitarias para apoyar la diversidad de orientación sexual y de género, este artículo propone señalar algunos argumentos de la comunidad LGBT+ con respecto al tema. Los discursos se analizaron a partir de la observación participante de eventos en Río de Janeiro en 2019. Las principales reflexiones muestran que, mucho más allá de la visibilidad obtenida por las iniciativas de las marcas, las discusiones circulantes muestran una especial preocupación, por parte de los participantes, por el afecto de las personas representadas por tales campañas y cómo pueden verse afectadas sus relaciones socioeconómicas.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextotextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/17355110.11606/issn.1984-5057.v13i1p20-31Signos do Consumo; v. 13 n. 1 (2021): Signos do consumo em múltiplos enfoques; 20-311984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/173551/173764https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/173551/180596Copyright (c) 2021 Arize Souza Fernandes de Oliveira, Mônica Machadohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Arize Souza Fernandes deMachado, Mônica2021-07-06T20:57:45Zoai:revistas.usp.br:article/173551Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2021-07-06T20:57:45Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mais do que dinheiro: pink money e a circulação de sentidos na comunidade LGBT+ Más que dinero: pink money y la circulación de sentidos en la comunidad LGBT+ More than money: pink money and the circulation of senses in the LGBT+ community |
title |
Mais do que dinheiro: pink money e a circulação de sentidos na comunidade LGBT+ |
spellingShingle |
Mais do que dinheiro: pink money e a circulação de sentidos na comunidade LGBT+ Oliveira, Arize Souza Fernandes de Pink money Comunidade LGBT Observação participante Pink money Comunidad LGBT Observación participante Pink money LGBT community Participant observation |
title_short |
Mais do que dinheiro: pink money e a circulação de sentidos na comunidade LGBT+ |
title_full |
Mais do que dinheiro: pink money e a circulação de sentidos na comunidade LGBT+ |
title_fullStr |
Mais do que dinheiro: pink money e a circulação de sentidos na comunidade LGBT+ |
title_full_unstemmed |
Mais do que dinheiro: pink money e a circulação de sentidos na comunidade LGBT+ |
title_sort |
Mais do que dinheiro: pink money e a circulação de sentidos na comunidade LGBT+ |
author |
Oliveira, Arize Souza Fernandes de |
author_facet |
Oliveira, Arize Souza Fernandes de Machado, Mônica |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Mônica |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Arize Souza Fernandes de Machado, Mônica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pink money Comunidade LGBT Observação participante Pink money Comunidad LGBT Observación participante Pink money LGBT community Participant observation |
topic |
Pink money Comunidade LGBT Observação participante Pink money Comunidad LGBT Observación participante Pink money LGBT community Participant observation |
description |
Diante da crescente investida das marcas em campanhas publicitárias de apoio à diversidade de orientação sexual e de gênero, o presente artigo busca apontar alguns argumentos da comunidade LGBT+ a respeito do tema. Os discursos foram analisados a partir da observação participante de eventos realizados no Rio de Janeiro em 2019. As principais reflexões relevam que, para além da visibilidade auferida pelas iniciativas das marcas, as discussões circulantes demonstram especial preocupação dos participantes com os afetos dos indivíduos representados pelas campanhas e com seu impacto nas relações socioeconômicas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/173551 10.11606/issn.1984-5057.v13i1p20-31 |
url |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/173551 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v13i1p20-31 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/173551/173764 https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/173551/180596 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Arize Souza Fernandes de Oliveira, Mônica Machado http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Arize Souza Fernandes de Oliveira, Mônica Machado http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signos do Consumo; v. 13 n. 1 (2021): Signos do consumo em múltiplos enfoques; 20-31 1984-5057 reponame:Signos do Consumo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Signos do Consumo |
collection |
Signos do Consumo |
repository.name.fl_str_mv |
Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br |
_version_ |
1797068856408145920 |