Caso para ensino: o processo de escolhas metodológicas em uma abordagem quantitativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de contabilidade e organizações |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/148286 |
Resumo: | O caso para ensino trata do processo de amadurecimento de um problema de pesquisa em um programa de mestrado em Administração e Contabilidade, no paradigma positivista, em uma abordagem quantitativa. O caso adota uma narrativa e diálogos típicos entre um aluno de mestrado e seu orientador e professores, para expor os pontos de tensão e escolhas que emergem no primeiro ano de um típico programa de mestrado na área. O caso permite ao aluno conhecer uma típica interação no mestrado na área e refletir sobre a sequência de escolhas de técnicas estatísticas específicas. O caso de ensino é sugerido para disciplinas como metodologia de pesquisa, métodos quantitativos, seminários de dissertação no mestrado, e também para iniciação científica. |
id |
USP-65_f03cd0c4502c2b8ce94964ec106747a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/148286 |
network_acronym_str |
USP-65 |
network_name_str |
Revista de contabilidade e organizações |
repository_id_str |
|
spelling |
Caso para ensino: o processo de escolhas metodológicas em uma abordagem quantitativaTeaching case: the process of methodological choices in a quantitative approachResearch methodsMethodological choicesTechniques of analysisMétodos de pesquisaEscolhas metodológicasTécnicas de análiseO caso para ensino trata do processo de amadurecimento de um problema de pesquisa em um programa de mestrado em Administração e Contabilidade, no paradigma positivista, em uma abordagem quantitativa. O caso adota uma narrativa e diálogos típicos entre um aluno de mestrado e seu orientador e professores, para expor os pontos de tensão e escolhas que emergem no primeiro ano de um típico programa de mestrado na área. O caso permite ao aluno conhecer uma típica interação no mestrado na área e refletir sobre a sequência de escolhas de técnicas estatísticas específicas. O caso de ensino é sugerido para disciplinas como metodologia de pesquisa, métodos quantitativos, seminários de dissertação no mestrado, e também para iniciação científica.This teaching case focus on the process to mature a research problem in a master in Administration and Accounting, considering in a quantitative approach in a positivist paradigm. The case embrace typical dialogues and narratives between a master's student and his supervisor and other professors, to expose the points of tension and choices that emerge in the first year of a typical master's degree. This case allowsstudents to explore a typical interaction in the master's degree and to reflect on the sequence of choices for ordinate the specific statistical techniques. We suggest this teaching case for disciplines such as research methodology, quantitative methods, dissertation seminars in the master's degree, and for undergraduate researches.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto2018-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/14828610.11606/issn.1982-6486.rco.2018.148286Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 12 (2018); e148286Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 12 (2018); e148286Revista de Contabilidade e Organizações; v. 12 (2018); e1482861982-6486reponame:Revista de contabilidade e organizaçõesinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/148286/149021https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/148286/155160https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/148286/152924Copyright (c) 2018 Revista de Contabilidade e Organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLana, JefersonPartyka, Raul BealAlberton, AneteMarcon, Rosilene2020-06-25T13:36:13Zoai:revistas.usp.br:article/148286Revistahttps://www.revistas.usp.br/rcoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rco/oairco@usp.br1982-64861982-6486opendoar:2020-06-25T13:36:13Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caso para ensino: o processo de escolhas metodológicas em uma abordagem quantitativa Teaching case: the process of methodological choices in a quantitative approach |
title |
Caso para ensino: o processo de escolhas metodológicas em uma abordagem quantitativa |
spellingShingle |
Caso para ensino: o processo de escolhas metodológicas em uma abordagem quantitativa Lana, Jeferson Research methods Methodological choices Techniques of analysis Métodos de pesquisa Escolhas metodológicas Técnicas de análise |
title_short |
Caso para ensino: o processo de escolhas metodológicas em uma abordagem quantitativa |
title_full |
Caso para ensino: o processo de escolhas metodológicas em uma abordagem quantitativa |
title_fullStr |
Caso para ensino: o processo de escolhas metodológicas em uma abordagem quantitativa |
title_full_unstemmed |
Caso para ensino: o processo de escolhas metodológicas em uma abordagem quantitativa |
title_sort |
Caso para ensino: o processo de escolhas metodológicas em uma abordagem quantitativa |
author |
Lana, Jeferson |
author_facet |
Lana, Jeferson Partyka, Raul Beal Alberton, Anete Marcon, Rosilene |
author_role |
author |
author2 |
Partyka, Raul Beal Alberton, Anete Marcon, Rosilene |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lana, Jeferson Partyka, Raul Beal Alberton, Anete Marcon, Rosilene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Research methods Methodological choices Techniques of analysis Métodos de pesquisa Escolhas metodológicas Técnicas de análise |
topic |
Research methods Methodological choices Techniques of analysis Métodos de pesquisa Escolhas metodológicas Técnicas de análise |
description |
O caso para ensino trata do processo de amadurecimento de um problema de pesquisa em um programa de mestrado em Administração e Contabilidade, no paradigma positivista, em uma abordagem quantitativa. O caso adota uma narrativa e diálogos típicos entre um aluno de mestrado e seu orientador e professores, para expor os pontos de tensão e escolhas que emergem no primeiro ano de um típico programa de mestrado na área. O caso permite ao aluno conhecer uma típica interação no mestrado na área e refletir sobre a sequência de escolhas de técnicas estatísticas específicas. O caso de ensino é sugerido para disciplinas como metodologia de pesquisa, métodos quantitativos, seminários de dissertação no mestrado, e também para iniciação científica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/148286 10.11606/issn.1982-6486.rco.2018.148286 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/148286 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1982-6486.rco.2018.148286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/148286/149021 https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/148286/155160 https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/148286/152924 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Contabilidade e Organizações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Contabilidade e Organizações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 12 (2018); e148286 Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 12 (2018); e148286 Revista de Contabilidade e Organizações; v. 12 (2018); e148286 1982-6486 reponame:Revista de contabilidade e organizações instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de contabilidade e organizações |
collection |
Revista de contabilidade e organizações |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rco@usp.br |
_version_ |
1797054145949073408 |