O declínio do mestre e suas relações com o saber na adolescência: novas reflexões sobre a psicologia do escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Celina Peixoto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46065
Resumo: Depois de quase cem anos das reflexões freudianas sobre a psicologia do escolar e considerando as novas configurações do laço social, este artigo propõe-se a discutir aquilo que se apresenta hoje como um sintoma adolescente, a saber, um estado de pane, quando não de pânico, diante da demanda escolar. No primeiro momento, aborda o lugar do mestre e seu atual declínio, denunciado já por Hannah Arendt como fator desencadeador da crise na educação e, acrescentaríamos, agravador da crise da adolescência. Em seguida, as incidências de tal situação serão articuladas aos destinos do desejo de saber no sujeito adolescente.
id USP-67_36369a1b93aefad7c59bde622c6a71ed
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/46065
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling O declínio do mestre e suas relações com o saber na adolescência: novas reflexões sobre a psicologia do escolarEl declínio del maestro y de sus relaciones con el saber en la adolescencia: reflexiones sobre la psicología escolarThe master's decay and his relation with the knowledge on adolescence: new reflections about the schoolboy psychologypsychoanalysiseducationadolescencedesire for knowledgepsicoanálisiseducaciónadolescenciadeseo de saberpsicanáliseeducaçãoadolescênciadesejo de saberDepois de quase cem anos das reflexões freudianas sobre a psicologia do escolar e considerando as novas configurações do laço social, este artigo propõe-se a discutir aquilo que se apresenta hoje como um sintoma adolescente, a saber, um estado de pane, quando não de pânico, diante da demanda escolar. No primeiro momento, aborda o lugar do mestre e seu atual declínio, denunciado já por Hannah Arendt como fator desencadeador da crise na educação e, acrescentaríamos, agravador da crise da adolescência. Em seguida, as incidências de tal situação serão articuladas aos destinos do desejo de saber no sujeito adolescente.Después de casi cien años de reflexiones freudianas sobre la psicologia del escolar y considerando las nuevas configuraciones de los lazos sociales, este artículo se propone discutir lo que hoy se presenta como síntoma adolescente, es decir, un estado de desequilibrio, si no de pánico, ante las demandas escolares. En un primer momento, aborda el lugar del maestro y su actual declínio, antes denunciado por Hannah Arendt como factor desencadenador de la crisis en la educación y, acrecentaríamos, complicador de la crisis de adolescencia. Enseguida, las incidencias de tal situación serán articuladas con los destinos del deseo de saber en el sujeto adolescente.After almost a hundred years of Freud's reflections about the schoolboy psychology and taking into consideration the new configuration of social ties, this paper proposes a discussion about what are showed nowadays as adolescent symptoms, a breakdown, if not a state of panic, in front of school's demands. In a first moment, the place of the master and its current decay, already thought by Hannah Arendt as the trigger of the educational crisis and, in addition, of the adolescent crisis. Then, the incidence of that situation will be articulated with the knowledge desire of the adolescent.Universidade de São Paulo2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/4606510.11606/issn.1981-1624.v14i27p112-123Estilos da Clinica; v. 14 n. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 112-123Estilos da Clinica; ##issue.vol## 14 ##issue.no## 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 112-123Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 14 N. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 112-123Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 14 No. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 112-123Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 14 No 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 112-123Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 14 Núm. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 112-1231981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46065/49690Lima, Maria Celina Peixotoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:01:08Zoai:revistas.usp.br:article/46065Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:01:08Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O declínio do mestre e suas relações com o saber na adolescência: novas reflexões sobre a psicologia do escolar
El declínio del maestro y de sus relaciones con el saber en la adolescencia: reflexiones sobre la psicología escolar
The master's decay and his relation with the knowledge on adolescence: new reflections about the schoolboy psychology
title O declínio do mestre e suas relações com o saber na adolescência: novas reflexões sobre a psicologia do escolar
spellingShingle O declínio do mestre e suas relações com o saber na adolescência: novas reflexões sobre a psicologia do escolar
Lima, Maria Celina Peixoto
psychoanalysis
education
adolescence
desire for knowledge
psicoanálisis
educación
adolescencia
deseo de saber
psicanálise
educação
adolescência
desejo de saber
title_short O declínio do mestre e suas relações com o saber na adolescência: novas reflexões sobre a psicologia do escolar
title_full O declínio do mestre e suas relações com o saber na adolescência: novas reflexões sobre a psicologia do escolar
title_fullStr O declínio do mestre e suas relações com o saber na adolescência: novas reflexões sobre a psicologia do escolar
title_full_unstemmed O declínio do mestre e suas relações com o saber na adolescência: novas reflexões sobre a psicologia do escolar
title_sort O declínio do mestre e suas relações com o saber na adolescência: novas reflexões sobre a psicologia do escolar
author Lima, Maria Celina Peixoto
author_facet Lima, Maria Celina Peixoto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria Celina Peixoto
dc.subject.por.fl_str_mv psychoanalysis
education
adolescence
desire for knowledge
psicoanálisis
educación
adolescencia
deseo de saber
psicanálise
educação
adolescência
desejo de saber
topic psychoanalysis
education
adolescence
desire for knowledge
psicoanálisis
educación
adolescencia
deseo de saber
psicanálise
educação
adolescência
desejo de saber
description Depois de quase cem anos das reflexões freudianas sobre a psicologia do escolar e considerando as novas configurações do laço social, este artigo propõe-se a discutir aquilo que se apresenta hoje como um sintoma adolescente, a saber, um estado de pane, quando não de pânico, diante da demanda escolar. No primeiro momento, aborda o lugar do mestre e seu atual declínio, denunciado já por Hannah Arendt como fator desencadeador da crise na educação e, acrescentaríamos, agravador da crise da adolescência. Em seguida, as incidências de tal situação serão articuladas aos destinos do desejo de saber no sujeito adolescente.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46065
10.11606/issn.1981-1624.v14i27p112-123
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46065
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v14i27p112-123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46065/49690
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 14 n. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 112-123
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 14 ##issue.no## 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 112-123
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 14 N. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 112-123
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 14 No. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 112-123
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 14 No 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 112-123
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 14 Núm. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 112-123
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067492969938944