L' impact de l'école sur l'idéation suicidaire des adolescents

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Friedemann, Adams
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Narvaez, Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/171110
Resumo: Na escola, os adolescentes ampliam seu convício social e vivenciam importantes transformações psíquicas, tornando-a um ambiente propício ao surgimento de condutas psicopatológicas, como a ideação suicida. Por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, buscamos compreender a percepção de adolescentes quanto à implicação do espaço escolar em sua ideação suicida. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada com quatro adolescentes, estudantes de escolas públicas, a qual foi analisada mediante a estratégia clínico-interpretativa. Constatou-se que os participantes não consideram a escola um espaço amenizador de seu sofrimento psíquico. Considera-se importante a presença do psicólogo na escola para possibilitar a criação de novos destinos aos conflitos adolescentes.
id USP-67_398acc8831fa134590c24877964d65fb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/171110
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling L' impact de l'école sur l'idéation suicidaire des adolescentsO impacto da escola na ideação suicida de adolescentesThe impact of school on the suicidal ideation of adolescentsEl impacto de la escuela en la idea suicida de adolescentesadolescencesuicideschooladolescenciasuicidioescuelaadolescênciasuicídioescolaadolescencesuicideécoleNa escola, os adolescentes ampliam seu convício social e vivenciam importantes transformações psíquicas, tornando-a um ambiente propício ao surgimento de condutas psicopatológicas, como a ideação suicida. Por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, buscamos compreender a percepção de adolescentes quanto à implicação do espaço escolar em sua ideação suicida. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada com quatro adolescentes, estudantes de escolas públicas, a qual foi analisada mediante a estratégia clínico-interpretativa. Constatou-se que os participantes não consideram a escola um espaço amenizador de seu sofrimento psíquico. Considera-se importante a presença do psicólogo na escola para possibilitar a criação de novos destinos aos conflitos adolescentes.À l'école, les adolescents prolongent leur vie sociale et vivent d'importantes transformations psychiques, créant un environnement propice au développement de conduites psychopathologiques, telles que les idées suicidaires. A travers une recherche exploratoire qualitative, nous cherchons à appréhender la perception des adolescents quant à l'implication de l'école dans leur idéation suicidaire. Nous avons mené un entretien semi-structuré avec quatre adolescents, étudiants des écoles publiques, analysés à travers la stratégie d'interprétation clinique. Nos résultats montrent que les participants ne considèrent pas l'école comme un espace atténuant pour leur souffrance psychique. La présence d'un psychologue à l'école est importante pour permettre la création de nouvelles vicissitudes pour les conflits adolescents.In school, adolescents extend their social life and experience important psychic transformations, creating an environment prone to the development of psychopathological conducts, such as suicidal ideation. Through a qualitative exploratory research, we seek to comprehend the perception of adolescents regarding the implication of school in their suicidal ideation. We conducted a semi-structured interview with four adolescents, students of public schools, analyzed through the clinical-interpretative strategy. Our results show that participants do not consider school a mitigating space for their psychic suffering. The presence of a psychologist at school is important to enable the creation of new vicissitudes for adolescent conflicts.En la escuela, los adolescentes extienden su vida social y experimentan importantes transformaciones psíquicas, creando un ambiente propenso al desarrollo de conductas psicopatológicas, como la idea suicida. A través de una investigación exploratoria cualitativa, buscamos comprender la percepción de los adolescentes sobre la implicación de la escuela en su idea suicida. Se aplicó una entrevista semiestructurada con cuatro adolescentes, estudiantes de escuelas públicas, que fue analizada a través de la estrategia clínico-interpretativa. Se constató que los participantes no consideran la escuela un espacio mitigante para su sufrimiento psíquico. La presencia de un psicólogo en la escuela es importante para permitir la creación de nuevas vicisitudes para los conflictos adolescentes.Universidade de São Paulo2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/17111010.11606/issn.1981-1624.v25i3p471-487Estilos da Clinica; v. 25 n. 3 (2020): Psicanálise e laço social: democratização e segregação na educação; 471-487Estilos da Clinica; ##issue.vol## 25 ##issue.no## 3 (2020): Psicanálise e laço social: democratização e segregação na educação; 471-487Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 25 N. 3 (2020): Psicanálise e laço social: democratização e segregação na educação; 471-487Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 25 No. 3 (2020): Psychoanalysis and social bond: democratization and segregation in education; 471-487Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 25 No 3 (2020): Psychanalyse et lien social: démocratisation et ségrégation dans l'éducation; 471-487Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 25 Núm. 3 (2020): Psicoanálisis y lazo social: democratización y segregación en la educación; 471-4871981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/171110/167435Copyright (c) 2020 Adams Friedemann, Joana Narvaezhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFriedemann, AdamsNarvaez, Joana2020-12-28T21:35:11Zoai:revistas.usp.br:article/171110Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-12-28T21:35:11Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv L' impact de l'école sur l'idéation suicidaire des adolescents
O impacto da escola na ideação suicida de adolescentes
The impact of school on the suicidal ideation of adolescents
El impacto de la escuela en la idea suicida de adolescentes
title L' impact de l'école sur l'idéation suicidaire des adolescents
spellingShingle L' impact de l'école sur l'idéation suicidaire des adolescents
Friedemann, Adams
adolescence
suicide
school
adolescencia
suicidio
escuela
adolescência
suicídio
escola
adolescence
suicide
école
title_short L' impact de l'école sur l'idéation suicidaire des adolescents
title_full L' impact de l'école sur l'idéation suicidaire des adolescents
title_fullStr L' impact de l'école sur l'idéation suicidaire des adolescents
title_full_unstemmed L' impact de l'école sur l'idéation suicidaire des adolescents
title_sort L' impact de l'école sur l'idéation suicidaire des adolescents
author Friedemann, Adams
author_facet Friedemann, Adams
Narvaez, Joana
author_role author
author2 Narvaez, Joana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Friedemann, Adams
Narvaez, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv adolescence
suicide
school
adolescencia
suicidio
escuela
adolescência
suicídio
escola
adolescence
suicide
école
topic adolescence
suicide
school
adolescencia
suicidio
escuela
adolescência
suicídio
escola
adolescence
suicide
école
description Na escola, os adolescentes ampliam seu convício social e vivenciam importantes transformações psíquicas, tornando-a um ambiente propício ao surgimento de condutas psicopatológicas, como a ideação suicida. Por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, buscamos compreender a percepção de adolescentes quanto à implicação do espaço escolar em sua ideação suicida. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada com quatro adolescentes, estudantes de escolas públicas, a qual foi analisada mediante a estratégia clínico-interpretativa. Constatou-se que os participantes não consideram a escola um espaço amenizador de seu sofrimento psíquico. Considera-se importante a presença do psicólogo na escola para possibilitar a criação de novos destinos aos conflitos adolescentes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/171110
10.11606/issn.1981-1624.v25i3p471-487
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/171110
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v25i3p471-487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/171110/167435
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Adams Friedemann, Joana Narvaez
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Adams Friedemann, Joana Narvaez
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 25 n. 3 (2020): Psicanálise e laço social: democratização e segregação na educação; 471-487
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 25 ##issue.no## 3 (2020): Psicanálise e laço social: democratização e segregação na educação; 471-487
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 25 N. 3 (2020): Psicanálise e laço social: democratização e segregação na educação; 471-487
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 25 No. 3 (2020): Psychoanalysis and social bond: democratization and segregation in education; 471-487
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 25 No 3 (2020): Psychanalyse et lien social: démocratisation et ségrégation dans l'éducation; 471-487
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 25 Núm. 3 (2020): Psicoanálisis y lazo social: democratización y segregación en la educación; 471-487
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067496955576320