Psychanalyse et éducation : de l'impossible éducation au meilleur chemin possible

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Thiago de Camargo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Batista, Douglas Emiliano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/204265
Resumo: Este artigo de revisão bibliográfica se inscreve no campo Psicanálise e Educação e visa a analisar o impossível da educação - como concebido por Freud - em sua interface com uma melhor educação possível em Winnicott. O estudo, que teve como base principalmente os referidos psicanalistas, apresenta o educador implicado subjetivamente como fundamental para o desenvolvimento do educando na medida em que possibilita, a quem se encontra em formação, que se identifique com a sociedade sem demasiado sacrifício da espontaneidade pessoal. Conclui-se que a importância da tarefa docente está muito além da aplicação de técnicas ou modelos didáticos, uma vez que a docência pressupõe a sujeição à experiência da formação humana, em nível inconsciente, sujeição que possibilita que uma educação suficientemente boa emerja a partir do real da educação.
id USP-67_70c3d9b39193f925c16bb64ef1e7036f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/204265
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling Psychanalyse et éducation : de l'impossible éducation au meilleur chemin possiblePsychoanalysis and Education: from the impossible education to the best path possiblePsicanálise e educação: da educação impossível ao melhor caminho possívelPsicoanálisis y educación: de la educación imposible al mejor camino posiblepsychanalyse et éducationformationdéveloppementFreud, SigmundWinnicott, D.W.psicanálise e educaçãoformaçãodesenvolvimentoFreud, SigmundWinnicott, D.W.psicoanálisis y educaciónformacióndesarrolloFreud, SigmundWinnicott, D.W.psychoanalysis and educationformationdevelopmentFreud, SigmundWinnicott, D.W.Este artigo de revisão bibliográfica se inscreve no campo Psicanálise e Educação e visa a analisar o impossível da educação - como concebido por Freud - em sua interface com uma melhor educação possível em Winnicott. O estudo, que teve como base principalmente os referidos psicanalistas, apresenta o educador implicado subjetivamente como fundamental para o desenvolvimento do educando na medida em que possibilita, a quem se encontra em formação, que se identifique com a sociedade sem demasiado sacrifício da espontaneidade pessoal. Conclui-se que a importância da tarefa docente está muito além da aplicação de técnicas ou modelos didáticos, uma vez que a docência pressupõe a sujeição à experiência da formação humana, em nível inconsciente, sujeição que possibilita que uma educação suficientemente boa emerja a partir do real da educação.Cet article de revue bibliographique s'inscrit dans le champ Psychanalyse et Éducation et vise à analyser l'impossible de l'éducation - telle que conçue par Freud - dans son interface avec une meilleure éducation possible chez Winnicott. L'étude, qui s'appuie sur les psychanalystes précités, présente l'éducateur subjectivement impliqué comme fondamental pour le développement de l’apprenant dans la mesure où il permet aux personnes en formation de s'identifier à la société sans trop sacrifier sa spontanéité. Il est conclu que l'importance de la tâche d'enseignement va bien au-delà de l'application de techniques ou de modèles didactiques, puisque l'enseignement présuppose une sujétion à l'expérience de la formation humaine, à un niveau inconscient, sujétion qui permet à une éducation suffisamment bonne émerger du réel de l'éducation.Este artículo de revisión bibliográfica se inscribe en el campo Psicoanálisis y Educación y analiza lo imposible de la educación - concebido por Freud - en su interface con una mejor educación posible en Winnicott. El estudio fue basado a los referidos psicoanalistas, presenta al educador implicado subjetivamente como fundamental para el desarrollo del educando al posibilitar, a quien se forma, que se identifique con la sociedad sin demasiado sacrificio de su espontaneidad. Se concluye que la importancia de la tarea docente está mucho más allá de la aplicación de técnicas o modelos didácticos, una vez que la docencia presupone estar sometido a la experiencia de la formación humana, a nivel inconsciente, estar sometido que posibilita que una educación suficientemente buena emerja a partir de lo real de la educación.This article of bibliography revision is inserted in the Psychoanalysis and Education area and its scope is analyze the impossible of the education – as described by Freud – and its interface with a best possible education in Winnicott. This study, based mainly by referred psychoanalysts, presents the subjectively involved teacher as major factor to contribute to the development of the student when enables who is in formation to identify with the society without major compromise in own personal spontaneity. Concludes that the value within teaching is far from applying technics and didactic models, once teaching requires being submitted to the experience in the human development, in which in an unconscious level, this submission makes possible to a good enough education to emerge from the real of the education.Universidade de São Paulo2023-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/20426510.11606/issn.1981-1624.v28i2p249-263Estilos da Clinica; v. 28 n. 2 (2023); 249-263Estilos da Clinica; 巻 28 号 2 (2023); 249-263Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 28 No 2 (2023); 249-263Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 28 No. 2 (2023); 249-263Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 28 N. 2 (2023); 249-263Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 28 Núm. 2 (2023); 249-2631981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/204265/197345Copyright (c) 2023 Thiago Nascimento, Douglas Emiliano Batistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Thiago de CamargoBatista, Douglas Emiliano2023-09-12T11:22:25Zoai:revistas.usp.br:article/204265Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2023-09-12T11:22:25Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Psychanalyse et éducation : de l'impossible éducation au meilleur chemin possible
Psychoanalysis and Education: from the impossible education to the best path possible
Psicanálise e educação: da educação impossível ao melhor caminho possível
Psicoanálisis y educación: de la educación imposible al mejor camino posible
title Psychanalyse et éducation : de l'impossible éducation au meilleur chemin possible
spellingShingle Psychanalyse et éducation : de l'impossible éducation au meilleur chemin possible
Nascimento, Thiago de Camargo
psychanalyse et éducation
formation
développement
Freud, Sigmund
Winnicott, D.W.
psicanálise e educação
formação
desenvolvimento
Freud, Sigmund
Winnicott, D.W.
psicoanálisis y educación
formación
desarrollo
Freud, Sigmund
Winnicott, D.W.
psychoanalysis and education
formation
development
Freud, Sigmund
Winnicott, D.W.
title_short Psychanalyse et éducation : de l'impossible éducation au meilleur chemin possible
title_full Psychanalyse et éducation : de l'impossible éducation au meilleur chemin possible
title_fullStr Psychanalyse et éducation : de l'impossible éducation au meilleur chemin possible
title_full_unstemmed Psychanalyse et éducation : de l'impossible éducation au meilleur chemin possible
title_sort Psychanalyse et éducation : de l'impossible éducation au meilleur chemin possible
author Nascimento, Thiago de Camargo
author_facet Nascimento, Thiago de Camargo
Batista, Douglas Emiliano
author_role author
author2 Batista, Douglas Emiliano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Thiago de Camargo
Batista, Douglas Emiliano
dc.subject.por.fl_str_mv psychanalyse et éducation
formation
développement
Freud, Sigmund
Winnicott, D.W.
psicanálise e educação
formação
desenvolvimento
Freud, Sigmund
Winnicott, D.W.
psicoanálisis y educación
formación
desarrollo
Freud, Sigmund
Winnicott, D.W.
psychoanalysis and education
formation
development
Freud, Sigmund
Winnicott, D.W.
topic psychanalyse et éducation
formation
développement
Freud, Sigmund
Winnicott, D.W.
psicanálise e educação
formação
desenvolvimento
Freud, Sigmund
Winnicott, D.W.
psicoanálisis y educación
formación
desarrollo
Freud, Sigmund
Winnicott, D.W.
psychoanalysis and education
formation
development
Freud, Sigmund
Winnicott, D.W.
description Este artigo de revisão bibliográfica se inscreve no campo Psicanálise e Educação e visa a analisar o impossível da educação - como concebido por Freud - em sua interface com uma melhor educação possível em Winnicott. O estudo, que teve como base principalmente os referidos psicanalistas, apresenta o educador implicado subjetivamente como fundamental para o desenvolvimento do educando na medida em que possibilita, a quem se encontra em formação, que se identifique com a sociedade sem demasiado sacrifício da espontaneidade pessoal. Conclui-se que a importância da tarefa docente está muito além da aplicação de técnicas ou modelos didáticos, uma vez que a docência pressupõe a sujeição à experiência da formação humana, em nível inconsciente, sujeição que possibilita que uma educação suficientemente boa emerja a partir do real da educação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/204265
10.11606/issn.1981-1624.v28i2p249-263
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/204265
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v28i2p249-263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/204265/197345
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Thiago Nascimento, Douglas Emiliano Batista
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Thiago Nascimento, Douglas Emiliano Batista
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 28 n. 2 (2023); 249-263
Estilos da Clinica; 巻 28 号 2 (2023); 249-263
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 28 No 2 (2023); 249-263
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 28 No. 2 (2023); 249-263
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 28 N. 2 (2023); 249-263
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 28 Núm. 2 (2023); 249-263
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067492335550464