PNAISH: uma análise de sua dimensão educativa na perspectiva de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jamile
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Klein, Carin, Meyer, Dagmar Estermann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Saúde e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/160320
Resumo: O artigo desdobra-se de pesquisa documental inscrita nos campos dos estudos de gênero e culturais e discute alguns dos modos pelos quais o gênero atravessa as proposições da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH). Para isso, toma como referência um contexto discursivo em que termos como integralidade e equidade são reiteradamente apresentados e acionados, na direção de instituir propostas educativas e de cuidado voltadas à saúde e à educação de homens adultos. Argumentamos que, ao mesmo tempo em que essa amplitude coloca sob suspeita determinadas formas de viver a masculinidade, ela não desloca a centralidade dos processos curativos e parece contribuir para impregnar a política com uma visão utilitária, individualizando e culpabilizando os homens por seu distanciamento dos serviços de saúde.
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spelling PNAISH: uma análise de sua dimensão educativa na perspectiva de gêneroPNAISH: an analysis of its educative dimension from the gender perspectiveGender TransversalizationPublic PoliciesNational Men’s Health PolicyTransversalização de GêneroPolíticas PúblicasPolítica Nacional de Atenção Integral à Saúde do HomemO artigo desdobra-se de pesquisa documental inscrita nos campos dos estudos de gênero e culturais e discute alguns dos modos pelos quais o gênero atravessa as proposições da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH). Para isso, toma como referência um contexto discursivo em que termos como integralidade e equidade são reiteradamente apresentados e acionados, na direção de instituir propostas educativas e de cuidado voltadas à saúde e à educação de homens adultos. Argumentamos que, ao mesmo tempo em que essa amplitude coloca sob suspeita determinadas formas de viver a masculinidade, ela não desloca a centralidade dos processos curativos e parece contribuir para impregnar a política com uma visão utilitária, individualizando e culpabilizando os homens por seu distanciamento dos serviços de saúde.This study stemmed from a documental research in the fields of Gender Studies and Cultural Studies, and discusses some of the ways that gender is regarded in the propositions of the PNAISH. To do so, it considers a discursive context in which words such as integrality and equality are repeatedly presented and used to launch educative and care proposals intended for adult men’s health and education. We argue that, at the same time that such amplitude puts certain ways of experiencing masculinity under suspicion, it does not deviates the focus on the healing processes and seems to contribute to impregnate the policy with a utilitarian view, thus individualizing men and blaming them for their detachment from health care services.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2019-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/16032010.1590/S0104-12902019170836Saúde e Sociedade; v. 28 n. 2 (2019); 132-146Saúde e Sociedade; Vol. 28 No. 2 (2019); 132-146Saúde e Sociedade; Vol. 28 Núm. 2 (2019); 132-1461984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/160320/154666https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/160320/154667Copyright (c) 2019 Saúde e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, JamileKlein, CarinMeyer, Dagmar Estermann2019-07-31T11:59:40Zoai:revistas.usp.br:article/160320Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2019-07-31T11:59:40Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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