Cursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Sonia Virgínia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira, Antonia Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/174135
Resumo: Este artigo analisa a expansão dos cursos de Jornalismo em instituições públicas e privadas de ensino superior e a distribuição geográfica das redes que se estabelecem entre os cursos em diferentes dimensões urbanas. Fundamenta-se em dados do Ministério da Educação e no conceito de hierarquia das cidades do IBGE para tratar das inserções regionais em espaços como metrópoles, cidades médias e cidades pequenas. Os dados coletados em pesquisa bibliográfica e nos bancos de dados indicam que políticas de ações afirmativas, como o financiamento estudantil e o sistema unificado de seleção e o ingresso de negros e pardos, indígenas e de pessoas com deficiência, influenciaram o fluxo de alunos entre cidades e regiões. Mostram, também, que o acesso ao ensino superior contribuiu para a diversidade e a inclusão social de jovens de baixa renda no processo de interiorização das universidades e dos cursos de jornalismo.
id USP-71_032e31ae5373c59b8754b6338d2e8e60
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/174135
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Cursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no BrasilCursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no BrasilHigher educationJournalism undergraduate coursesGeographic regionsScalesBrazilEducação superiorCursos de jornalismoRegiões geográficasEscalasBrasilEste artigo analisa a expansão dos cursos de Jornalismo em instituições públicas e privadas de ensino superior e a distribuição geográfica das redes que se estabelecem entre os cursos em diferentes dimensões urbanas. Fundamenta-se em dados do Ministério da Educação e no conceito de hierarquia das cidades do IBGE para tratar das inserções regionais em espaços como metrópoles, cidades médias e cidades pequenas. Os dados coletados em pesquisa bibliográfica e nos bancos de dados indicam que políticas de ações afirmativas, como o financiamento estudantil e o sistema unificado de seleção e o ingresso de negros e pardos, indígenas e de pessoas com deficiência, influenciaram o fluxo de alunos entre cidades e regiões. Mostram, também, que o acesso ao ensino superior contribuiu para a diversidade e a inclusão social de jovens de baixa renda no processo de interiorização das universidades e dos cursos de jornalismo.This paper analyzes the growth of journalism undergraduate courses in public and private universities and the geographic distribution of networks that are established among courses in many urban dimensions. It considers the regional insertions of the courses in different spaces, such as large, medium, and small cities according to the geographical concept of “hierarchy of the cities” formulated by the Brazilian Institute of Geography and Statistics, and on data gathered from the Brazilian Ministry of Education website. The data collected show that affirmative action policies, such as student financing, the unified selection system, and the entry of black and indigenous people and also persons with disabilities, increased the students’ flow between cities and regions. They also reveal that access to higher education contributed to the diversity and social inclusion of youths with low-income in small cities reaching the universities and journalism undergraduate courses. Keywords: higher education; journalism undergraduate courses, geographic regions, scales; Brazil.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/17413510.11606/issn.2316-9125.v26i1p19-30Comunicação & Educação; v. 26 n. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 19-30Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 19-30Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 19-302316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/174135/173987Copyright (c) 2021 Sonia Virgínia Moreira, Antonia Alves Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Sonia VirgíniaPereira, Antonia Alves2021-07-15T20:34:19Zoai:revistas.usp.br:article/174135Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:31.449167Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no Brasil
Cursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no Brasil
title Cursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no Brasil
spellingShingle Cursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no Brasil
Moreira, Sonia Virgínia
Higher education
Journalism undergraduate courses
Geographic regions
Scales
Brazil
Educação superior
Cursos de jornalismo
Regiões geográficas
Escalas
Brasil
title_short Cursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no Brasil
title_full Cursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no Brasil
title_fullStr Cursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no Brasil
title_full_unstemmed Cursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no Brasil
title_sort Cursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no Brasil
author Moreira, Sonia Virgínia
author_facet Moreira, Sonia Virgínia
Pereira, Antonia Alves
author_role author
author2 Pereira, Antonia Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Sonia Virgínia
Pereira, Antonia Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Higher education
Journalism undergraduate courses
Geographic regions
Scales
Brazil
Educação superior
Cursos de jornalismo
Regiões geográficas
Escalas
Brasil
topic Higher education
Journalism undergraduate courses
Geographic regions
Scales
Brazil
Educação superior
Cursos de jornalismo
Regiões geográficas
Escalas
Brasil
description Este artigo analisa a expansão dos cursos de Jornalismo em instituições públicas e privadas de ensino superior e a distribuição geográfica das redes que se estabelecem entre os cursos em diferentes dimensões urbanas. Fundamenta-se em dados do Ministério da Educação e no conceito de hierarquia das cidades do IBGE para tratar das inserções regionais em espaços como metrópoles, cidades médias e cidades pequenas. Os dados coletados em pesquisa bibliográfica e nos bancos de dados indicam que políticas de ações afirmativas, como o financiamento estudantil e o sistema unificado de seleção e o ingresso de negros e pardos, indígenas e de pessoas com deficiência, influenciaram o fluxo de alunos entre cidades e regiões. Mostram, também, que o acesso ao ensino superior contribuiu para a diversidade e a inclusão social de jovens de baixa renda no processo de interiorização das universidades e dos cursos de jornalismo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/174135
10.11606/issn.2316-9125.v26i1p19-30
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/174135
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v26i1p19-30
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/174135/173987
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Sonia Virgínia Moreira, Antonia Alves Pereira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Sonia Virgínia Moreira, Antonia Alves Pereira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 26 n. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 19-30
Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 19-30
Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 19-30
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092684783616