Cursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/174135 |
Resumo: | Este artigo analisa a expansão dos cursos de Jornalismo em instituições públicas e privadas de ensino superior e a distribuição geográfica das redes que se estabelecem entre os cursos em diferentes dimensões urbanas. Fundamenta-se em dados do Ministério da Educação e no conceito de hierarquia das cidades do IBGE para tratar das inserções regionais em espaços como metrópoles, cidades médias e cidades pequenas. Os dados coletados em pesquisa bibliográfica e nos bancos de dados indicam que políticas de ações afirmativas, como o financiamento estudantil e o sistema unificado de seleção e o ingresso de negros e pardos, indígenas e de pessoas com deficiência, influenciaram o fluxo de alunos entre cidades e regiões. Mostram, também, que o acesso ao ensino superior contribuiu para a diversidade e a inclusão social de jovens de baixa renda no processo de interiorização das universidades e dos cursos de jornalismo. |
id |
USP-71_032e31ae5373c59b8754b6338d2e8e60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/174135 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no BrasilCursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no BrasilHigher educationJournalism undergraduate coursesGeographic regionsScalesBrazilEducação superiorCursos de jornalismoRegiões geográficasEscalasBrasilEste artigo analisa a expansão dos cursos de Jornalismo em instituições públicas e privadas de ensino superior e a distribuição geográfica das redes que se estabelecem entre os cursos em diferentes dimensões urbanas. Fundamenta-se em dados do Ministério da Educação e no conceito de hierarquia das cidades do IBGE para tratar das inserções regionais em espaços como metrópoles, cidades médias e cidades pequenas. Os dados coletados em pesquisa bibliográfica e nos bancos de dados indicam que políticas de ações afirmativas, como o financiamento estudantil e o sistema unificado de seleção e o ingresso de negros e pardos, indígenas e de pessoas com deficiência, influenciaram o fluxo de alunos entre cidades e regiões. Mostram, também, que o acesso ao ensino superior contribuiu para a diversidade e a inclusão social de jovens de baixa renda no processo de interiorização das universidades e dos cursos de jornalismo.This paper analyzes the growth of journalism undergraduate courses in public and private universities and the geographic distribution of networks that are established among courses in many urban dimensions. It considers the regional insertions of the courses in different spaces, such as large, medium, and small cities according to the geographical concept of “hierarchy of the cities” formulated by the Brazilian Institute of Geography and Statistics, and on data gathered from the Brazilian Ministry of Education website. The data collected show that affirmative action policies, such as student financing, the unified selection system, and the entry of black and indigenous people and also persons with disabilities, increased the students’ flow between cities and regions. They also reveal that access to higher education contributed to the diversity and social inclusion of youths with low-income in small cities reaching the universities and journalism undergraduate courses. Keywords: higher education; journalism undergraduate courses, geographic regions, scales; Brazil.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/17413510.11606/issn.2316-9125.v26i1p19-30Comunicação & Educação; v. 26 n. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 19-30Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 19-30Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 19-302316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/174135/173987Copyright (c) 2021 Sonia Virgínia Moreira, Antonia Alves Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Sonia VirgíniaPereira, Antonia Alves2021-07-15T20:34:19Zoai:revistas.usp.br:article/174135Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:31.449167Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no Brasil Cursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no Brasil |
title |
Cursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no Brasil |
spellingShingle |
Cursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no Brasil Moreira, Sonia Virgínia Higher education Journalism undergraduate courses Geographic regions Scales Brazil Educação superior Cursos de jornalismo Regiões geográficas Escalas Brasil |
title_short |
Cursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no Brasil |
title_full |
Cursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no Brasil |
title_fullStr |
Cursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no Brasil |
title_full_unstemmed |
Cursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no Brasil |
title_sort |
Cursos de Jornalismo em perspectiva histórico-geográfica: arranjos locais e regionais no Brasil |
author |
Moreira, Sonia Virgínia |
author_facet |
Moreira, Sonia Virgínia Pereira, Antonia Alves |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Antonia Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Sonia Virgínia Pereira, Antonia Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Higher education Journalism undergraduate courses Geographic regions Scales Brazil Educação superior Cursos de jornalismo Regiões geográficas Escalas Brasil |
topic |
Higher education Journalism undergraduate courses Geographic regions Scales Brazil Educação superior Cursos de jornalismo Regiões geográficas Escalas Brasil |
description |
Este artigo analisa a expansão dos cursos de Jornalismo em instituições públicas e privadas de ensino superior e a distribuição geográfica das redes que se estabelecem entre os cursos em diferentes dimensões urbanas. Fundamenta-se em dados do Ministério da Educação e no conceito de hierarquia das cidades do IBGE para tratar das inserções regionais em espaços como metrópoles, cidades médias e cidades pequenas. Os dados coletados em pesquisa bibliográfica e nos bancos de dados indicam que políticas de ações afirmativas, como o financiamento estudantil e o sistema unificado de seleção e o ingresso de negros e pardos, indígenas e de pessoas com deficiência, influenciaram o fluxo de alunos entre cidades e regiões. Mostram, também, que o acesso ao ensino superior contribuiu para a diversidade e a inclusão social de jovens de baixa renda no processo de interiorização das universidades e dos cursos de jornalismo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/174135 10.11606/issn.2316-9125.v26i1p19-30 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/174135 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v26i1p19-30 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/174135/173987 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Sonia Virgínia Moreira, Antonia Alves Pereira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Sonia Virgínia Moreira, Antonia Alves Pereira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 26 n. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 19-30 Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 19-30 Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 19-30 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092684783616 |