Netnography in Digital Inclusion Program AcessaSP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passarelli, Brasilina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Junqueira, Antonio Helio, Francisco, Rodrigo Eduardo Botelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45432
Resumo: Na atualidade, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) configuram- se como um importante território deprodução e transformação sociocultural, no qual se engendram novos valores, sentidos e práticas sociais pautados pela colaboração e interação em rede. Em um contexto de discussão sobre indicadores de acesso ao computador e à Internet, a presente pesquisa vale-se da netnografia para abordar as literacias informacionais emergentes e a inclusão digital de idosos no Programa AcessaSP.
id USP-71_052c3fbf8185a2952de5e9cb073eb189
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/45432
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Netnography in Digital Inclusion Program AcessaSPNetnografia no Programa de Inclusão Digital AcessaSPCiberculturainclusão digitalnetnografialiteracias emergentes na Web 2.0idosos e as TIC.Ciberculturedigital inclusionnetnographyWeb 2.0 emerging literacieselderly people digital literacies.Na atualidade, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) configuram- se como um importante território deprodução e transformação sociocultural, no qual se engendram novos valores, sentidos e práticas sociais pautados pela colaboração e interação em rede. Em um contexto de discussão sobre indicadores de acesso ao computador e à Internet, a presente pesquisa vale-se da netnografia para abordar as literacias informacionais emergentes e a inclusão digital de idosos no Programa AcessaSP.Nowadays ICT become an important territory for the production and socio-cultural transformation, with the production of new values, meanings and social practices guided by collaborationand network interaction. In a context of discussion about indicators of computer access and the Internet, this research uses netnography to map the emerging informational literacies and digital inclusion of older people in the digital inclusion program AcessaSP.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4543210.11606/issn.2316-9125.v17i1p13-22Comunicação & Educação; v. 17 n. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 13-22Comunicação & Educação; Vol. 17 No. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 13-22Comunicação & Educação; Vol. 17 Núm. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 13-222316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45432/49041Passarelli, BrasilinaJunqueira, Antonio HelioFrancisco, Rodrigo Eduardo Botelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-29T13:54:37Zoai:revistas.usp.br:article/45432Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:11.525257Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Netnography in Digital Inclusion Program AcessaSP
Netnografia no Programa de Inclusão Digital AcessaSP
title Netnography in Digital Inclusion Program AcessaSP
spellingShingle Netnography in Digital Inclusion Program AcessaSP
Passarelli, Brasilina
Cibercultura
inclusão digital
netnografia
literacias emergentes na Web 2.0
idosos e as TIC.
Ciberculture
digital inclusion
netnography
Web 2.0 emerging literacies
elderly people digital literacies.
title_short Netnography in Digital Inclusion Program AcessaSP
title_full Netnography in Digital Inclusion Program AcessaSP
title_fullStr Netnography in Digital Inclusion Program AcessaSP
title_full_unstemmed Netnography in Digital Inclusion Program AcessaSP
title_sort Netnography in Digital Inclusion Program AcessaSP
author Passarelli, Brasilina
author_facet Passarelli, Brasilina
Junqueira, Antonio Helio
Francisco, Rodrigo Eduardo Botelho
author_role author
author2 Junqueira, Antonio Helio
Francisco, Rodrigo Eduardo Botelho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passarelli, Brasilina
Junqueira, Antonio Helio
Francisco, Rodrigo Eduardo Botelho
dc.subject.por.fl_str_mv Cibercultura
inclusão digital
netnografia
literacias emergentes na Web 2.0
idosos e as TIC.
Ciberculture
digital inclusion
netnography
Web 2.0 emerging literacies
elderly people digital literacies.
topic Cibercultura
inclusão digital
netnografia
literacias emergentes na Web 2.0
idosos e as TIC.
Ciberculture
digital inclusion
netnography
Web 2.0 emerging literacies
elderly people digital literacies.
description Na atualidade, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) configuram- se como um importante território deprodução e transformação sociocultural, no qual se engendram novos valores, sentidos e práticas sociais pautados pela colaboração e interação em rede. Em um contexto de discussão sobre indicadores de acesso ao computador e à Internet, a presente pesquisa vale-se da netnografia para abordar as literacias informacionais emergentes e a inclusão digital de idosos no Programa AcessaSP.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45432
10.11606/issn.2316-9125.v17i1p13-22
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45432
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v17i1p13-22
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45432/49041
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 17 n. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 13-22
Comunicação & Educação; Vol. 17 No. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 13-22
Comunicação & Educação; Vol. 17 Núm. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 13-22
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047091287031808