A teoria do valor de Marx e a educação do gosto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37577 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é propor uma crítica ao caráter não-democráticoda indústria cultural e da educação formal em geral, à luz da teoria do valor de Marx, de modo a identificar certa operacionalidade complementar de ambas as instâncias na perpetuação da cisão entre prazer e conhecimento, que a noção de gosto carrega. O fio condutor dessa reflexão, que tem por objeto a subordinação do gosto à economia, começa com uma análiseda cisão na própria etimologia do termo gosto; em seguida, uma breve história da mercantilização da música deverá ilustrar a forma como tal subordinação tem ocorrido. A escolha da música como exemplo deveseao fato de se tratar do único objeto de prazer e conhecimento massificado pela indústria cultural que já existia antes de sua emergência, o que nos fornece uma boa referência para a compreensão do processo histórico mais amplo da subordinação do gosto às leis de ferro do valor. |
id |
USP-71_5c42b361b9541e1dd709f848f8591232 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/37577 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A teoria do valor de Marx e a educação do gostoO objetivo deste trabalho é propor uma crítica ao caráter não-democráticoda indústria cultural e da educação formal em geral, à luz da teoria do valor de Marx, de modo a identificar certa operacionalidade complementar de ambas as instâncias na perpetuação da cisão entre prazer e conhecimento, que a noção de gosto carrega. O fio condutor dessa reflexão, que tem por objeto a subordinação do gosto à economia, começa com uma análiseda cisão na própria etimologia do termo gosto; em seguida, uma breve história da mercantilização da música deverá ilustrar a forma como tal subordinação tem ocorrido. A escolha da música como exemplo deveseao fato de se tratar do único objeto de prazer e conhecimento massificado pela indústria cultural que já existia antes de sua emergência, o que nos fornece uma boa referência para a compreensão do processo histórico mais amplo da subordinação do gosto às leis de ferro do valor.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2006-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3757710.11606/issn.2316-9125.v11i2p167-176Comunicação & Educação; v. 11 n. 2 (2006): Elifas Andreato. A consagração de uma arte engajada.; 167-176Comunicação & Educação; Vol. 11 No. 2 (2006): Elifas Andreato. A consagração de uma arte engajada.; 167-176Comunicação & Educação; Vol. 11 Núm. 2 (2006): Elifas Andreato. A consagração de uma arte engajada.; 167-1762316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37577/40291Schneider, Marcoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:35:50Zoai:revistas.usp.br:article/37577Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:54.013262Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A teoria do valor de Marx e a educação do gosto |
title |
A teoria do valor de Marx e a educação do gosto |
spellingShingle |
A teoria do valor de Marx e a educação do gosto Schneider, Marco |
title_short |
A teoria do valor de Marx e a educação do gosto |
title_full |
A teoria do valor de Marx e a educação do gosto |
title_fullStr |
A teoria do valor de Marx e a educação do gosto |
title_full_unstemmed |
A teoria do valor de Marx e a educação do gosto |
title_sort |
A teoria do valor de Marx e a educação do gosto |
author |
Schneider, Marco |
author_facet |
Schneider, Marco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Marco |
description |
O objetivo deste trabalho é propor uma crítica ao caráter não-democráticoda indústria cultural e da educação formal em geral, à luz da teoria do valor de Marx, de modo a identificar certa operacionalidade complementar de ambas as instâncias na perpetuação da cisão entre prazer e conhecimento, que a noção de gosto carrega. O fio condutor dessa reflexão, que tem por objeto a subordinação do gosto à economia, começa com uma análiseda cisão na própria etimologia do termo gosto; em seguida, uma breve história da mercantilização da música deverá ilustrar a forma como tal subordinação tem ocorrido. A escolha da música como exemplo deveseao fato de se tratar do único objeto de prazer e conhecimento massificado pela indústria cultural que já existia antes de sua emergência, o que nos fornece uma boa referência para a compreensão do processo histórico mais amplo da subordinação do gosto às leis de ferro do valor. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37577 10.11606/issn.2316-9125.v11i2p167-176 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37577 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v11i2p167-176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37577/40291 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 11 n. 2 (2006): Elifas Andreato. A consagração de uma arte engajada.; 167-176 Comunicação & Educação; Vol. 11 No. 2 (2006): Elifas Andreato. A consagração de uma arte engajada.; 167-176 Comunicação & Educação; Vol. 11 Núm. 2 (2006): Elifas Andreato. A consagração de uma arte engajada.; 167-176 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047090006720512 |