Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Allyson Carvalho de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Marcio Romeu Ribas de, Souza Júnior, Antonio Fernandes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/149190
Resumo: A dinâmica social contemporânea, marcada por aceleradas trocas simbólicas em suportes multilinguagens, tem requerido urgentemente novos processos de ensino-aprendizagem. Objetivamos deste relato de experiência refletir sobre o processo de formação continuada de professores de Educação Física na cidade do Natal (RN) ao acionar conceitos que migram do campo comunicacional, mas que implicam em novas formas de ensinar. A descrição é tributária de uma pesquisa-ação e tem base na observação sistemática dos encontros de formação continuada em 2016. Ao resgatar os conceitos de narrativa e comunicação, além do processo de mediação, observamos que os professores demonstram reconhecer e refletir tais conceitos na medida em que estes são problematizados em práticas pedagógicas possíveis de serem experimentadas no cotidiano escolar.
id USP-71_6571c435a3f75eb3f595b9b0157183e6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/149190
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensinomediationnarrativecommunicationcontinuing educationphysical educationmediaçãonarrativacomunicaçãoformação continuadaeducação físicaA dinâmica social contemporânea, marcada por aceleradas trocas simbólicas em suportes multilinguagens, tem requerido urgentemente novos processos de ensino-aprendizagem. Objetivamos deste relato de experiência refletir sobre o processo de formação continuada de professores de Educação Física na cidade do Natal (RN) ao acionar conceitos que migram do campo comunicacional, mas que implicam em novas formas de ensinar. A descrição é tributária de uma pesquisa-ação e tem base na observação sistemática dos encontros de formação continuada em 2016. Ao resgatar os conceitos de narrativa e comunicação, além do processo de mediação, observamos que os professores demonstram reconhecer e refletir tais conceitos na medida em que estes são problematizados em práticas pedagógicas possíveis de serem experimentadas no cotidiano escolar.Contemporary social dynamics, marked by accelerated symbolic exchanges with the support of multi-language, have urgently required new teachinglearning processes. The objective of this experience report is to reflect on the process of continuing education to physical education teachers in the city of Natal, RN, using communication concepts that imply new teaching methods. The description is the result of action research and is based on systematic observation of continuing education meetings held in 2016. By using narrative and communication concepts and a mediation process, teachers recognize and reflect on such concepts as they are discussed in their pedagogical practices, allowing them to experience these concepts in daily school routine.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/14919010.11606/issn.2316-9125.v24i1p141-153Comunicação & Educação; v. 24 n. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 141-153Comunicação & Educação; Vol. 24 No. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 141-153Comunicação & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 141-1532316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/149190/153649https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/149190/153650Copyright (c) 2019 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Allyson Carvalho deOliveira, Marcio Romeu Ribas deSouza Júnior, Antonio Fernandes de2019-06-18T15:34:20Zoai:revistas.usp.br:article/149190Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:27.138413Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino
title Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino
spellingShingle Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino
Araújo, Allyson Carvalho de
mediation
narrative
communication
continuing education
physical education
mediação
narrativa
comunicação
formação continuada
educação física
title_short Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino
title_full Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino
title_fullStr Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino
title_full_unstemmed Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino
title_sort Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino
author Araújo, Allyson Carvalho de
author_facet Araújo, Allyson Carvalho de
Oliveira, Marcio Romeu Ribas de
Souza Júnior, Antonio Fernandes de
author_role author
author2 Oliveira, Marcio Romeu Ribas de
Souza Júnior, Antonio Fernandes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Allyson Carvalho de
Oliveira, Marcio Romeu Ribas de
Souza Júnior, Antonio Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv mediation
narrative
communication
continuing education
physical education
mediação
narrativa
comunicação
formação continuada
educação física
topic mediation
narrative
communication
continuing education
physical education
mediação
narrativa
comunicação
formação continuada
educação física
description A dinâmica social contemporânea, marcada por aceleradas trocas simbólicas em suportes multilinguagens, tem requerido urgentemente novos processos de ensino-aprendizagem. Objetivamos deste relato de experiência refletir sobre o processo de formação continuada de professores de Educação Física na cidade do Natal (RN) ao acionar conceitos que migram do campo comunicacional, mas que implicam em novas formas de ensinar. A descrição é tributária de uma pesquisa-ação e tem base na observação sistemática dos encontros de formação continuada em 2016. Ao resgatar os conceitos de narrativa e comunicação, além do processo de mediação, observamos que os professores demonstram reconhecer e refletir tais conceitos na medida em que estes são problematizados em práticas pedagógicas possíveis de serem experimentadas no cotidiano escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/149190
10.11606/issn.2316-9125.v24i1p141-153
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/149190
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v24i1p141-153
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/149190/153649
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/149190/153650
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Comunicação & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Comunicação & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 24 n. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 141-153
Comunicação & Educação; Vol. 24 No. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 141-153
Comunicação & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 141-153
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092242284544