Pedagogical approaches to combat misinformation: an analysis of lesson plans shared on the internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194588 |
Resumo: | Este artigo parte da perspectiva da função determinante da educação no enfrentamento da desordem informacional contemporânea para analisar as abordagens pedagógicas e seus impactos nos planos de aula relativos ao combate à desinformação criados pelo Programa EducaMídia e por professores no Portal do Professor. Usam-se como referencial teórico as dimensões que conceituam as abordagens pedagógicas e a escala da Taxonomia de Bloom. Analisa-se um conjunto de oito planos de aula que tratam de objetos de conhecimento relativos à notícia. Observa-se que a maioria apresenta combinações de elementos das dimensões técnica, cognitiva e sociocultural e tem suas estruturas referenciadas nas etapas cognitivas de Bloom. Sob a perspectiva freiriana, verifica-se uma reduzida atividade de produção e criticidade, fundamentais para uma formação crítica. |
id |
USP-71_8c869961ed6dcf1401ad88e710cd3555 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/194588 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogical approaches to combat misinformation: an analysis of lesson plans shared on the internetAbordagens pedagógicas no combate à desinformação: uma análise de planos de aulas compartilhados na internetDesinformaçãoAlfabetização midiática e informacionalCompetência crítica em informaçãoAbordagem pedagógicaMisinformationMedia and information literacyCritical information literacyPedagogical approachEste artigo parte da perspectiva da função determinante da educação no enfrentamento da desordem informacional contemporânea para analisar as abordagens pedagógicas e seus impactos nos planos de aula relativos ao combate à desinformação criados pelo Programa EducaMídia e por professores no Portal do Professor. Usam-se como referencial teórico as dimensões que conceituam as abordagens pedagógicas e a escala da Taxonomia de Bloom. Analisa-se um conjunto de oito planos de aula que tratam de objetos de conhecimento relativos à notícia. Observa-se que a maioria apresenta combinações de elementos das dimensões técnica, cognitiva e sociocultural e tem suas estruturas referenciadas nas etapas cognitivas de Bloom. Sob a perspectiva freiriana, verifica-se uma reduzida atividade de produção e criticidade, fundamentais para uma formação crítica.Based on the key role of education in combating contemporary informational disorder, this paper analyzes the pedagogical approaches and their impacts on lesson plans created by the EducaMídia Program and by teachers at Portal do Professor regarding the fight against misinformation. The conceptual dimensions of pedagogical approaches and Bloom’s Taxonomy scale are used as theoretical frameworks to examine eight lesson plans on subjects related to news. Most plans combine technical, cognitive, and sociocultural elements and have their structures referenced in Bloom’s cognitive stages. From Freire’s perspective, we see a reduced activity of production and criticism, fundamental for a critical education.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/19458810.11606/issn.2316-9125.v28i1p26-41Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 26-41Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 26-41Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 26-412316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194588/196036https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194588/202627Copyright (c) 2023 Ana Paula Alencar, Anna Cristina Brisolahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlencar, Ana PaulaBrisola, Anna Cristina 2024-01-23T14:04:15Zoai:revistas.usp.br:article/194588Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2024-01-23T14:04:15Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogical approaches to combat misinformation: an analysis of lesson plans shared on the internet Abordagens pedagógicas no combate à desinformação: uma análise de planos de aulas compartilhados na internet |
title |
Pedagogical approaches to combat misinformation: an analysis of lesson plans shared on the internet |
spellingShingle |
Pedagogical approaches to combat misinformation: an analysis of lesson plans shared on the internet Alencar, Ana Paula Desinformação Alfabetização midiática e informacional Competência crítica em informação Abordagem pedagógica Misinformation Media and information literacy Critical information literacy Pedagogical approach |
title_short |
Pedagogical approaches to combat misinformation: an analysis of lesson plans shared on the internet |
title_full |
Pedagogical approaches to combat misinformation: an analysis of lesson plans shared on the internet |
title_fullStr |
Pedagogical approaches to combat misinformation: an analysis of lesson plans shared on the internet |
title_full_unstemmed |
Pedagogical approaches to combat misinformation: an analysis of lesson plans shared on the internet |
title_sort |
Pedagogical approaches to combat misinformation: an analysis of lesson plans shared on the internet |
author |
Alencar, Ana Paula |
author_facet |
Alencar, Ana Paula Brisola, Anna Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Brisola, Anna Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alencar, Ana Paula Brisola, Anna Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desinformação Alfabetização midiática e informacional Competência crítica em informação Abordagem pedagógica Misinformation Media and information literacy Critical information literacy Pedagogical approach |
topic |
Desinformação Alfabetização midiática e informacional Competência crítica em informação Abordagem pedagógica Misinformation Media and information literacy Critical information literacy Pedagogical approach |
description |
Este artigo parte da perspectiva da função determinante da educação no enfrentamento da desordem informacional contemporânea para analisar as abordagens pedagógicas e seus impactos nos planos de aula relativos ao combate à desinformação criados pelo Programa EducaMídia e por professores no Portal do Professor. Usam-se como referencial teórico as dimensões que conceituam as abordagens pedagógicas e a escala da Taxonomia de Bloom. Analisa-se um conjunto de oito planos de aula que tratam de objetos de conhecimento relativos à notícia. Observa-se que a maioria apresenta combinações de elementos das dimensões técnica, cognitiva e sociocultural e tem suas estruturas referenciadas nas etapas cognitivas de Bloom. Sob a perspectiva freiriana, verifica-se uma reduzida atividade de produção e criticidade, fundamentais para uma formação crítica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194588 10.11606/issn.2316-9125.v28i1p26-41 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194588 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v28i1p26-41 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194588/196036 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194588/202627 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ana Paula Alencar, Anna Cristina Brisola https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ana Paula Alencar, Anna Cristina Brisola https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 26-41 Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 26-41 Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 26-41 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047087014084608 |