Educomunicação e Jornalismo: uma análise da relação Comunicação/ Educação em MT e MS a partir das contribuições de Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/146531 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é identificar a pertinência da educomunicação para os cursos de jornalismo, com ênfase nas contribuições de Paulo Freire, fundamentado nas experiências realizadas em cursos de jornalismo nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A análise parte da aplicabilidade do pensamento de Freire aos estudos jornalísticos, com base nas reflexões de Meditsch e Faraco, Oliveira e Ijuim, e resgata o diálogo e formação crítica para o exercício de um jornalismo capaz de promover a emancipação e libertação de sujeitos protagonistas, que assumam o controle e a responsabilidade numa sociedade midiatizada e mediada pela comunicação e tecnologia. As experiências mostram a apropriação do conceito da Educomunicação, a partir de Soares e Citelli, no ensino superior, alicerçada no tripé “ensino, pesquisa e extensão”. |
id |
USP-71_cb7539cc17496429ff2261fa81a0ecfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/146531 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educomunicação e Jornalismo: uma análise da relação Comunicação/ Educação em MT e MS a partir das contribuições de Paulo FreireEducommunication and Journalism: an analysis of the Communication/ Education relation in MT and MS from the contributions of Paulo Freirejournalismeducommunicationcommunication and educationPaulo Freireemancipationjornalismoeducomunicaçãocomunicação e educaçãoPaulo FreireemancipaçãoO objetivo deste artigo é identificar a pertinência da educomunicação para os cursos de jornalismo, com ênfase nas contribuições de Paulo Freire, fundamentado nas experiências realizadas em cursos de jornalismo nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A análise parte da aplicabilidade do pensamento de Freire aos estudos jornalísticos, com base nas reflexões de Meditsch e Faraco, Oliveira e Ijuim, e resgata o diálogo e formação crítica para o exercício de um jornalismo capaz de promover a emancipação e libertação de sujeitos protagonistas, que assumam o controle e a responsabilidade numa sociedade midiatizada e mediada pela comunicação e tecnologia. As experiências mostram a apropriação do conceito da Educomunicação, a partir de Soares e Citelli, no ensino superior, alicerçada no tripé “ensino, pesquisa e extensão”.The objective of this article is to identify the relevance of Educommunication for Journalism programs, with emphasis in the Paulo Freire’s contributions, based on the experiences of Journalism programs in the state of Mato Grosso and Mato Grosso do Sul. The analysis starts from the applicability of Freire’s thought to journalistic studies, based on the reflections of Meditsch and Faraco, Oliveira, and Ijuim, and rescues the dialogue and critical training for the exercise of Journalism capable of promoting the emancipation and liberation of protagonist subjects, who assume control and responsibility in a mediated society conciliated by communication and technology. The experiences show the appropriation of the concept of Educommunication, from Soared and Citelli, in higher education, based on the tripod “teaching, research and extension.”Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/14653110.11606/issn.2316-9125.v23i2p85-94Comunicação & Educação; v. 23 n. 2 (2018): Interfaces educomunicativas: ensino médio, jornalismo, relações públicas e outras conexões; 85-94Comunicação & Educação; Vol. 23 No. 2 (2018): Educommunicational interfaces: high school, journalism, public relations and other connections; 85-94Comunicação & Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2018): Interfaces educomunicativas: enseñanza media, periodismo, relaciones públicas y otras conexiones; 85-942316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/146531/149972https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/146531/149973Copyright (c) 2018 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Antonia AlvesPinheiro, Rose Mara2019-02-19T18:54:16Zoai:revistas.usp.br:article/146531Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:26.853864Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educomunicação e Jornalismo: uma análise da relação Comunicação/ Educação em MT e MS a partir das contribuições de Paulo Freire Educommunication and Journalism: an analysis of the Communication/ Education relation in MT and MS from the contributions of Paulo Freire |
title |
Educomunicação e Jornalismo: uma análise da relação Comunicação/ Educação em MT e MS a partir das contribuições de Paulo Freire |
spellingShingle |
Educomunicação e Jornalismo: uma análise da relação Comunicação/ Educação em MT e MS a partir das contribuições de Paulo Freire Pereira, Antonia Alves journalism educommunication communication and education Paulo Freire emancipation jornalismo educomunicação comunicação e educação Paulo Freire emancipação |
title_short |
Educomunicação e Jornalismo: uma análise da relação Comunicação/ Educação em MT e MS a partir das contribuições de Paulo Freire |
title_full |
Educomunicação e Jornalismo: uma análise da relação Comunicação/ Educação em MT e MS a partir das contribuições de Paulo Freire |
title_fullStr |
Educomunicação e Jornalismo: uma análise da relação Comunicação/ Educação em MT e MS a partir das contribuições de Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
Educomunicação e Jornalismo: uma análise da relação Comunicação/ Educação em MT e MS a partir das contribuições de Paulo Freire |
title_sort |
Educomunicação e Jornalismo: uma análise da relação Comunicação/ Educação em MT e MS a partir das contribuições de Paulo Freire |
author |
Pereira, Antonia Alves |
author_facet |
Pereira, Antonia Alves Pinheiro, Rose Mara |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, Rose Mara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Antonia Alves Pinheiro, Rose Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
journalism educommunication communication and education Paulo Freire emancipation jornalismo educomunicação comunicação e educação Paulo Freire emancipação |
topic |
journalism educommunication communication and education Paulo Freire emancipation jornalismo educomunicação comunicação e educação Paulo Freire emancipação |
description |
O objetivo deste artigo é identificar a pertinência da educomunicação para os cursos de jornalismo, com ênfase nas contribuições de Paulo Freire, fundamentado nas experiências realizadas em cursos de jornalismo nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A análise parte da aplicabilidade do pensamento de Freire aos estudos jornalísticos, com base nas reflexões de Meditsch e Faraco, Oliveira e Ijuim, e resgata o diálogo e formação crítica para o exercício de um jornalismo capaz de promover a emancipação e libertação de sujeitos protagonistas, que assumam o controle e a responsabilidade numa sociedade midiatizada e mediada pela comunicação e tecnologia. As experiências mostram a apropriação do conceito da Educomunicação, a partir de Soares e Citelli, no ensino superior, alicerçada no tripé “ensino, pesquisa e extensão”. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/146531 10.11606/issn.2316-9125.v23i2p85-94 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/146531 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v23i2p85-94 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/146531/149972 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/146531/149973 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Comunicação & Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Comunicação & Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 23 n. 2 (2018): Interfaces educomunicativas: ensino médio, jornalismo, relações públicas e outras conexões; 85-94 Comunicação & Educação; Vol. 23 No. 2 (2018): Educommunicational interfaces: high school, journalism, public relations and other connections; 85-94 Comunicação & Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2018): Interfaces educomunicativas: enseñanza media, periodismo, relaciones públicas y otras conexiones; 85-94 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092233895936 |