Propagandas de serviços médicos especializados na internet: aspectos bioéticos envolvidos nessa questão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139146 |
Resumo: | Propaganda médica é tema de relevância mundial controverso. O médico tem legítimo direito de propagar suas atividades profissionais, mas deve conservar-se dentro dos limites éticos. É clara a importância que a comunicação assume na promoção da saúde. A internet insere-se, nesta conjuntura, como uma mídia utilizada para educação da população e propagação da publicidade médica. Contudo, o compromisso ético vem sendo substituído por interesses da política socioeconômica capitalista. Quando o médico se torna responsável pela banalização da medicina, coloca em xeque a relação médico-paciente. Este estudo levantou no Google propagandas de serviços médicos especializados do Estado de São Paulo na internet, de outubro de 2008 a julho de 2009. |
id |
USP-72_28c39d8ba687d82f347d9e29f787e3d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139146 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Propagandas de serviços médicos especializados na internet: aspectos bioéticos envolvidos nessa questãoPropagandas de servicios médicos especializados en el internet: aspectos bioéticos envueltos en esa cuestiónAdvertising of specialized medical services in the internet: bioethical aspects involved in the matterPublicidad. Internet. Ética médica. Bioética.Advertising. Internet. Medical ethics. Bioethics.Publicidade. Internet. Ética médica. Bioética.Propaganda médica é tema de relevância mundial controverso. O médico tem legítimo direito de propagar suas atividades profissionais, mas deve conservar-se dentro dos limites éticos. É clara a importância que a comunicação assume na promoção da saúde. A internet insere-se, nesta conjuntura, como uma mídia utilizada para educação da população e propagação da publicidade médica. Contudo, o compromisso ético vem sendo substituído por interesses da política socioeconômica capitalista. Quando o médico se torna responsável pela banalização da medicina, coloca em xeque a relação médico-paciente. Este estudo levantou no Google propagandas de serviços médicos especializados do Estado de São Paulo na internet, de outubro de 2008 a julho de 2009.La propaganda médica es un tema controversial de relevancia mundial. El médico tiene el legítimo derecho de propagar sus actividades profesionales, pero debe conservarse dentro de los límites éticos. Está clara la importancia que la comunicación asume en la promoción de la salud. El internet se insiere, en esta coyuntura, como un medio utilizado para educación de la población y propagación de la publicidad médica. A pesar de eso, el compromiso ético viene siendo substituido por intereses de la política socioeconómica capitalista. Cuando el médico se torna responsable por la banalización de la medicina, se coloca en jaque la relación médico-paciente. Este estudio procuró en Google propagandas de servicios médicos especializados del Estado de São Paulo en el internet, de octubre de 2008 a julio de 2009.Publicidade. Internet. Ética médica. Bioética.Medical advertising is a controversial theme of worldwide relevance. The physician has the legitimate right of advertising his/her professional activities, but must preserve him/herself within the ethical limits. The importance that communication assumes in the promotion of health is clear. The internet is inserted in this conjuncture as a media used for education of the population and dissemination of medical advertising. However, the ethical commitment is being substituted by capitalist socioeconomic political interests. When the physician becomes responsible for the trivialization of medicine, it challenges the physician-patient relationship. This study assessed, in Google, advertisements of specialized medical services of the State of São Paulo in the internet, from September 2008 to July 2009.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13914610.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139146Organicom; v. 9 n. 16-17 (2012): Comunicação e Saúde; 299-3152238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139146/134498Copyright (c) 2017 Revista Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Marco Antonio MendesSousa, Paulo Roberto deEspin Neto, JoséRocha, Lenamaris Mendes2017-11-07T16:13:44Zoai:revistas.usp.br:article/139146Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:31.803500Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Propagandas de serviços médicos especializados na internet: aspectos bioéticos envolvidos nessa questão Propagandas de servicios médicos especializados en el internet: aspectos bioéticos envueltos en esa cuestión Advertising of specialized medical services in the internet: bioethical aspects involved in the matter |
title |
Propagandas de serviços médicos especializados na internet: aspectos bioéticos envolvidos nessa questão |
spellingShingle |
Propagandas de serviços médicos especializados na internet: aspectos bioéticos envolvidos nessa questão Rocha, Marco Antonio Mendes Publicidad. Internet. Ética médica. Bioética. Advertising. Internet. Medical ethics. Bioethics. Publicidade. Internet. Ética médica. Bioética. |
title_short |
Propagandas de serviços médicos especializados na internet: aspectos bioéticos envolvidos nessa questão |
title_full |
Propagandas de serviços médicos especializados na internet: aspectos bioéticos envolvidos nessa questão |
title_fullStr |
Propagandas de serviços médicos especializados na internet: aspectos bioéticos envolvidos nessa questão |
title_full_unstemmed |
Propagandas de serviços médicos especializados na internet: aspectos bioéticos envolvidos nessa questão |
title_sort |
Propagandas de serviços médicos especializados na internet: aspectos bioéticos envolvidos nessa questão |
author |
Rocha, Marco Antonio Mendes |
author_facet |
Rocha, Marco Antonio Mendes Sousa, Paulo Roberto de Espin Neto, José Rocha, Lenamaris Mendes |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Paulo Roberto de Espin Neto, José Rocha, Lenamaris Mendes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Marco Antonio Mendes Sousa, Paulo Roberto de Espin Neto, José Rocha, Lenamaris Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidad. Internet. Ética médica. Bioética. Advertising. Internet. Medical ethics. Bioethics. Publicidade. Internet. Ética médica. Bioética. |
topic |
Publicidad. Internet. Ética médica. Bioética. Advertising. Internet. Medical ethics. Bioethics. Publicidade. Internet. Ética médica. Bioética. |
description |
Propaganda médica é tema de relevância mundial controverso. O médico tem legítimo direito de propagar suas atividades profissionais, mas deve conservar-se dentro dos limites éticos. É clara a importância que a comunicação assume na promoção da saúde. A internet insere-se, nesta conjuntura, como uma mídia utilizada para educação da população e propagação da publicidade médica. Contudo, o compromisso ético vem sendo substituído por interesses da política socioeconômica capitalista. Quando o médico se torna responsável pela banalização da medicina, coloca em xeque a relação médico-paciente. Este estudo levantou no Google propagandas de serviços médicos especializados do Estado de São Paulo na internet, de outubro de 2008 a julho de 2009. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139146 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139146 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139146 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139146/134498 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 9 n. 16-17 (2012): Comunicação e Saúde; 299-315 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109372870656 |