Propagandas de serviços médicos especializados na internet: aspectos bioéticos envolvidos nessa questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Marco Antonio Mendes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Sousa, Paulo Roberto de, Espin Neto, José, Rocha, Lenamaris Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139146
Resumo: Propaganda médica é tema de relevância mundial controverso. O médico tem legítimo direito de propagar suas atividades profissionais, mas deve conservar-se dentro dos limites éticos. É clara a importância que a comunicação assume na promoção da saúde. A internet insere-se, nesta conjuntura, como uma mídia utilizada para educação da população e propagação da publicidade médica. Contudo, o compromisso ético vem sendo substituído por interesses da política socioeconômica capitalista. Quando o médico se torna responsável pela banalização da medicina, coloca em xeque a relação médico-paciente. Este estudo levantou no Google propagandas de serviços médicos especializados do Estado de São Paulo na internet, de outubro de 2008 a julho de 2009.
id USP-72_28c39d8ba687d82f347d9e29f787e3d2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139146
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Propagandas de serviços médicos especializados na internet: aspectos bioéticos envolvidos nessa questãoPropagandas de servicios médicos especializados en el internet: aspectos bioéticos envueltos en esa cuestiónAdvertising of specialized medical services in the internet: bioethical aspects involved in the matterPublicidad. Internet. Ética médica. Bioética.Advertising. Internet. Medical ethics. Bioethics.Publicidade. Internet. Ética médica. Bioética.Propaganda médica é tema de relevância mundial controverso. O médico tem legítimo direito de propagar suas atividades profissionais, mas deve conservar-se dentro dos limites éticos. É clara a importância que a comunicação assume na promoção da saúde. A internet insere-se, nesta conjuntura, como uma mídia utilizada para educação da população e propagação da publicidade médica. Contudo, o compromisso ético vem sendo substituído por interesses da política socioeconômica capitalista. Quando o médico se torna responsável pela banalização da medicina, coloca em xeque a relação médico-paciente. Este estudo levantou no Google propagandas de serviços médicos especializados do Estado de São Paulo na internet, de outubro de 2008 a julho de 2009.La propaganda médica es un tema controversial de relevancia mundial. El médico tiene el legítimo derecho de propagar sus actividades profesionales, pero debe conservarse dentro de los límites éticos. Está clara la importancia que la comunicación asume en la promoción de la salud. El internet se insiere, en esta coyuntura, como un medio utilizado para educación de la población y propagación de la publicidad médica. A pesar de eso, el compromiso ético viene siendo substituido por intereses de la política socioeconómica capitalista. Cuando el médico se torna responsable por la banalización de la medicina, se coloca en jaque la relación médico-paciente. Este estudio procuró en Google propagandas de servicios médicos especializados del Estado de São Paulo en el internet, de octubre de 2008 a julio de 2009.Publicidade. Internet. Ética médica. Bioética.Medical advertising is a controversial theme of worldwide relevance. The physician has the legitimate right of advertising his/her professional activities, but must preserve him/herself within the ethical limits. The importance that communication assumes in the promotion of health is clear. The internet is inserted in this conjuncture as a media used for education of the population and dissemination of medical advertising. However, the ethical commitment is being substituted by capitalist socioeconomic political interests. When the physician becomes responsible for the trivialization of medicine, it challenges the physician-patient relationship. This study assessed, in Google, advertisements of specialized medical services of the State of São Paulo in the internet, from September 2008 to July 2009.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13914610.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139146Organicom; v. 9 n. 16-17 (2012): Comunicação e Saúde; 299-3152238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139146/134498Copyright (c) 2017 Revista Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Marco Antonio MendesSousa, Paulo Roberto deEspin Neto, JoséRocha, Lenamaris Mendes2017-11-07T16:13:44Zoai:revistas.usp.br:article/139146Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:31.803500Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Propagandas de serviços médicos especializados na internet: aspectos bioéticos envolvidos nessa questão
Propagandas de servicios médicos especializados en el internet: aspectos bioéticos envueltos en esa cuestión
Advertising of specialized medical services in the internet: bioethical aspects involved in the matter
title Propagandas de serviços médicos especializados na internet: aspectos bioéticos envolvidos nessa questão
spellingShingle Propagandas de serviços médicos especializados na internet: aspectos bioéticos envolvidos nessa questão
Rocha, Marco Antonio Mendes
Publicidad. Internet. Ética médica. Bioética.
Advertising. Internet. Medical ethics. Bioethics.
Publicidade. Internet. Ética médica. Bioética.
title_short Propagandas de serviços médicos especializados na internet: aspectos bioéticos envolvidos nessa questão
title_full Propagandas de serviços médicos especializados na internet: aspectos bioéticos envolvidos nessa questão
title_fullStr Propagandas de serviços médicos especializados na internet: aspectos bioéticos envolvidos nessa questão
title_full_unstemmed Propagandas de serviços médicos especializados na internet: aspectos bioéticos envolvidos nessa questão
title_sort Propagandas de serviços médicos especializados na internet: aspectos bioéticos envolvidos nessa questão
author Rocha, Marco Antonio Mendes
author_facet Rocha, Marco Antonio Mendes
Sousa, Paulo Roberto de
Espin Neto, José
Rocha, Lenamaris Mendes
author_role author
author2 Sousa, Paulo Roberto de
Espin Neto, José
Rocha, Lenamaris Mendes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Marco Antonio Mendes
Sousa, Paulo Roberto de
Espin Neto, José
Rocha, Lenamaris Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidad. Internet. Ética médica. Bioética.
Advertising. Internet. Medical ethics. Bioethics.
Publicidade. Internet. Ética médica. Bioética.
topic Publicidad. Internet. Ética médica. Bioética.
Advertising. Internet. Medical ethics. Bioethics.
Publicidade. Internet. Ética médica. Bioética.
description Propaganda médica é tema de relevância mundial controverso. O médico tem legítimo direito de propagar suas atividades profissionais, mas deve conservar-se dentro dos limites éticos. É clara a importância que a comunicação assume na promoção da saúde. A internet insere-se, nesta conjuntura, como uma mídia utilizada para educação da população e propagação da publicidade médica. Contudo, o compromisso ético vem sendo substituído por interesses da política socioeconômica capitalista. Quando o médico se torna responsável pela banalização da medicina, coloca em xeque a relação médico-paciente. Este estudo levantou no Google propagandas de serviços médicos especializados do Estado de São Paulo na internet, de outubro de 2008 a julho de 2009.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139146
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139146
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139146
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139146/134498
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 9 n. 16-17 (2012): Comunicação e Saúde; 299-315
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109372870656