A comunicação como estratégia para a participação do cidadão no estado democrático de direito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Patrícia Cerqueira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139090
Resumo: Este artigo propõe analisar a função estratégica que a comunicação, como mecanismo de estímulo ao diálogo e participação, ocupa no modelo constitucional de estado democrático de direito. Por meio de uma pesquisa conceitual nos campos do direito constitucional, da teoria política e da comunicação pública discute-se que o reconhecimento dos diferentes grupos civis organizados, a participação e a pressão desses grupos por seus interesses por meio do lobby na formulação e implementação de políticas públicas fazem parte do modelo democrático adotado no Brasil a partir de 1988. 
id USP-72_49bd98d49f788f91504af71be99e4e61
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139090
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling A comunicação como estratégia para a participação do cidadão no estado democrático de direitoCommunication as a strategy for the citizen’s participation in a democratic rule-of-law stateLa comunicación como estrategia para la participación del ciudadano en el estado democrático de derechoCiudadanía. Democracia. Estado democrático de derecho. Comunicación.Citizenship. Democratization. Democratic rule-of-law state. Communication.Cidadania. Democratização. Estado democrático de direito. Comunicação. Lobby.Este artigo propõe analisar a função estratégica que a comunicação, como mecanismo de estímulo ao diálogo e participação, ocupa no modelo constitucional de estado democrático de direito. Por meio de uma pesquisa conceitual nos campos do direito constitucional, da teoria política e da comunicação pública discute-se que o reconhecimento dos diferentes grupos civis organizados, a participação e a pressão desses grupos por seus interesses por meio do lobby na formulação e implementação de políticas públicas fazem parte do modelo democrático adotado no Brasil a partir de 1988. This article proposes to examine the strategic role that communication, as a mechanism for encouragement of dialogue and participation, has in the constitutional model of a democratic rule-of-law state. Through research in the fields of constitutional law, political theory and public communication, one discusses the recognition of different organized civic groups, the participation and pressure of these groups for satisfaction of their interests, through lobbying for development and implementation of public policies are part of the democratic model adopted in Brazil since 1988.Este artículo se propone examinar el papel estratégico que la comunicación, como un mecanismo para fomentar el diálogo y la participación, ocupa en el modelo constitucional de un estado democrático de derecho. A través de una investigación conceptual en los campos del derecho constitucional, de la teoría política y de la comunicación pública, se afirma que el reconocimiento de diferentes grupos cívicos organizados, la participación de estos grupos y la presión en defensa de sus intereses a través del lobby en la formulación e implementación de políticas públicas forman parte del modelo democrático adoptado en Brasil desde 1988.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13909010.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139090Organicom; v. 8 n. 14 (2011): Lobby, relações governamentais, democracia; 145-1582238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139090/134439Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Patrícia Cerqueira2017-11-07T11:29:27Zoai:revistas.usp.br:article/139090Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:28.730783Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação como estratégia para a participação do cidadão no estado democrático de direito
Communication as a strategy for the citizen’s participation in a democratic rule-of-law state
La comunicación como estrategia para la participación del ciudadano en el estado democrático de derecho
title A comunicação como estratégia para a participação do cidadão no estado democrático de direito
spellingShingle A comunicação como estratégia para a participação do cidadão no estado democrático de direito
Reis, Patrícia Cerqueira
Ciudadanía. Democracia. Estado democrático de derecho. Comunicación.
Citizenship. Democratization. Democratic rule-of-law state. Communication.
Cidadania. Democratização. Estado democrático de direito. Comunicação. Lobby.
title_short A comunicação como estratégia para a participação do cidadão no estado democrático de direito
title_full A comunicação como estratégia para a participação do cidadão no estado democrático de direito
title_fullStr A comunicação como estratégia para a participação do cidadão no estado democrático de direito
title_full_unstemmed A comunicação como estratégia para a participação do cidadão no estado democrático de direito
title_sort A comunicação como estratégia para a participação do cidadão no estado democrático de direito
author Reis, Patrícia Cerqueira
author_facet Reis, Patrícia Cerqueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Patrícia Cerqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Ciudadanía. Democracia. Estado democrático de derecho. Comunicación.
Citizenship. Democratization. Democratic rule-of-law state. Communication.
Cidadania. Democratização. Estado democrático de direito. Comunicação. Lobby.
topic Ciudadanía. Democracia. Estado democrático de derecho. Comunicación.
Citizenship. Democratization. Democratic rule-of-law state. Communication.
Cidadania. Democratização. Estado democrático de direito. Comunicação. Lobby.
description Este artigo propõe analisar a função estratégica que a comunicação, como mecanismo de estímulo ao diálogo e participação, ocupa no modelo constitucional de estado democrático de direito. Por meio de uma pesquisa conceitual nos campos do direito constitucional, da teoria política e da comunicação pública discute-se que o reconhecimento dos diferentes grupos civis organizados, a participação e a pressão desses grupos por seus interesses por meio do lobby na formulação e implementação de políticas públicas fazem parte do modelo democrático adotado no Brasil a partir de 1988. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139090
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139090
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139090
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139090/134439
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 8 n. 14 (2011): Lobby, relações governamentais, democracia; 145-158
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109288984576