Um olhar sobre si: o Teto de Vidro na área da Comunicação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201271 |
Resumo: | Neste artigo, discute-se a metáfora do teto de vidro e do labirinto de cristal, confrontando tais referenciais com os dados do relatório Techo de cristal en comunicación. A partir dessas reflexões, busca-se conhecer a percepção dos profissionais da comunicação da América Latina a respeito de suas próprias realidades organizacionais. Percebe-se que, apesar de a área ter proximidade com as Ciências Sociais Aplicadas, com frequência as desigualdades de gênero estão aí reproduzidas. |
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Um olhar sobre si: o Teto de Vidro na área da ComunicaçãoUna mirada a ti mismo: el techo de cristal en el campo de la ComunicaciónA look at yourself: the Glass Ceiling in the field of CommunicationTeto de vidroLabirinto de cristalMercado da comunicaçãoLatin American Communication Monitor (LCM)Techo de cristalLaberinto de cristalMercado de la comunicaciónLatin American Communication Monitor (LCM)Glass ceilingCrystal labyrinthCommunication marketLatin American Communication Monitor (LCM)Neste artigo, discute-se a metáfora do teto de vidro e do labirinto de cristal, confrontando tais referenciais com os dados do relatório Techo de cristal en comunicación. A partir dessas reflexões, busca-se conhecer a percepção dos profissionais da comunicação da América Latina a respeito de suas próprias realidades organizacionais. Percebe-se que, apesar de a área ter proximidade com as Ciências Sociais Aplicadas, com frequência as desigualdades de gênero estão aí reproduzidas.En este artículo se discute la metáfora del techo de cristal y el laberinto de cristal, comparándola con datos del informe Techo de Cristal En Comunicación. A partir de esta reflexión, se pretende conocer la percepción de los profesionales de la comunicación en América Latina respecto a sus propias realidades organizacionales. A pesar de la cercanía del área a las Ciencias Sociales Aplicadas, las desigualdades de género muchas veces se reproducen allí.This article discusses the glass ceiling metaphor and the cristal labyrinth, comparing these references with the data from the report Techo de cristal en comunicación. From these reflections, we seek to know the perception of communication professionals in Latin America regarding their own organizational realities. Note that, despite the area being close to the Applied Social Sciences, gender inequalities are often reproduced there.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/20127110.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.201271Organicom; v. 20 n. 41 (2023): Mulheres e Feminismos: mundo do trabalho, organizações e sociedade; 162-1742238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201271/192326Copyright (c) 2023 Patrícia Milano Pérsigo, Andréia Silveira Athaydeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPérsigo, Patrícia MilanoAthaydes, Andréia Silveira2023-03-27T11:05:21Zoai:revistas.usp.br:article/201271Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-03-27T11:05:21Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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