Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139013 |
Resumo: | A Comunicação Organizacional é entendida, a partir do paradigma da complexidade, como processo de construção e disputa de sentidos no âmbito das relações organizacionais. Afirma-se que ela contempla três dimensões tensionadas e interdependentes: a organização comunicada (fala autorizada); a organização comunicante (fala autorizada e demais processos comunicacionais que se atualizam sempre que alguém estabelecer relação direta com a organização); e a organização “falada” (processos de comunicação que, não sendo a partir de relações diretas com a organização, referem-se a ela). |
id |
USP-72_8e979bc064d73e1874cb052c9e981054 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139013 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidadeOrganizational Communication from the complexity perspectiveComunicación Organizacional en la perspectiva de la complejidadComunicación Organizacional. Paradigma de la complejidad. Sentidos.Organizational Communication. Paradigm of complexity. Senses.Comunicação Organizacional. Paradigma da Complexidade. Sentidos.A Comunicação Organizacional é entendida, a partir do paradigma da complexidade, como processo de construção e disputa de sentidos no âmbito das relações organizacionais. Afirma-se que ela contempla três dimensões tensionadas e interdependentes: a organização comunicada (fala autorizada); a organização comunicante (fala autorizada e demais processos comunicacionais que se atualizam sempre que alguém estabelecer relação direta com a organização); e a organização “falada” (processos de comunicação que, não sendo a partir de relações diretas com a organização, referem-se a ela).From the paradigm of complexity, Organizational Communication is understood as a process of construction and dispute of senses within the scope of organizational relations. Organizational Communication contemplates three stretched and interdependent dimensions: the communicated organization (authorized speech); the communicative organization (authorized speech and other communication processes that are always updated when someone establishes a direct relation with the organization); and the “spoken” organization (communication processes that, although not having direct relations with the organization, make mention to it).Desde el paradigma de la complejidad, se comprende la Comunicación Organizacional como un proceso de construcción y disputa de sentidos en el ámbito de las relaciones organizacionales. Se afirma que contempla tres dimensiones tensas e interdependientes: la organización comunicada (habla oficial); la organización comunicante (habla oficial y demás procesos comunicacionales que se actualizan siempre que alguien establece una relación directa con la organización); y la organización “hablada” (procesos de comunicación que no se producen a partir de relaciones directas con la organización, pero que se refieren a ella).Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2009-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13901310.11606/issn.2238-2593.organicom.2009.139013Organicom; v. 6 n. 10-11 (2009): Comunicação Organizacional e Relações Públicas: pesquisa, reprodução, aplicação; 115-1202238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139013/134361Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessBaldissera, Rudimar2017-11-06T12:10:53Zoai:revistas.usp.br:article/139013Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:24.455912Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade Organizational Communication from the complexity perspective Comunicación Organizacional en la perspectiva de la complejidad |
title |
Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade |
spellingShingle |
Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade Baldissera, Rudimar Comunicación Organizacional. Paradigma de la complejidad. Sentidos. Organizational Communication. Paradigm of complexity. Senses. Comunicação Organizacional. Paradigma da Complexidade. Sentidos. |
title_short |
Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade |
title_full |
Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade |
title_fullStr |
Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade |
title_full_unstemmed |
Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade |
title_sort |
Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade |
author |
Baldissera, Rudimar |
author_facet |
Baldissera, Rudimar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baldissera, Rudimar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicación Organizacional. Paradigma de la complejidad. Sentidos. Organizational Communication. Paradigm of complexity. Senses. Comunicação Organizacional. Paradigma da Complexidade. Sentidos. |
topic |
Comunicación Organizacional. Paradigma de la complejidad. Sentidos. Organizational Communication. Paradigm of complexity. Senses. Comunicação Organizacional. Paradigma da Complexidade. Sentidos. |
description |
A Comunicação Organizacional é entendida, a partir do paradigma da complexidade, como processo de construção e disputa de sentidos no âmbito das relações organizacionais. Afirma-se que ela contempla três dimensões tensionadas e interdependentes: a organização comunicada (fala autorizada); a organização comunicante (fala autorizada e demais processos comunicacionais que se atualizam sempre que alguém estabelecer relação direta com a organização); e a organização “falada” (processos de comunicação que, não sendo a partir de relações diretas com a organização, referem-se a ela). |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139013 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2009.139013 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139013 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2009.139013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139013/134361 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 6 n. 10-11 (2009): Comunicação Organizacional e Relações Públicas: pesquisa, reprodução, aplicação; 115-120 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047108844388352 |