Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldissera, Rudimar
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139013
Resumo: A Comunicação Organizacional é entendida, a partir do paradigma da complexidade, como processo de construção e disputa de sentidos no âmbito das relações organizacionais. Afirma-se que ela contempla três dimensões tensionadas e interdependentes: a organização comunicada (fala autorizada); a organização comunicante (fala autorizada e demais processos comunicacionais que se atualizam sempre que alguém estabelecer relação direta com a organização); e a organização “falada” (processos de comunicação que, não sendo a partir de relações diretas com a organização, referem-se a ela).
id USP-72_8e979bc064d73e1874cb052c9e981054
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139013
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidadeOrganizational Communication from the complexity perspectiveComunicación Organizacional en la perspectiva de la complejidadComunicación Organizacional. Paradigma de la complejidad. Sentidos.Organizational Communication. Paradigm of complexity. Senses.Comunicação Organizacional. Paradigma da Complexidade. Sentidos.A Comunicação Organizacional é entendida, a partir do paradigma da complexidade, como processo de construção e disputa de sentidos no âmbito das relações organizacionais. Afirma-se que ela contempla três dimensões tensionadas e interdependentes: a organização comunicada (fala autorizada); a organização comunicante (fala autorizada e demais processos comunicacionais que se atualizam sempre que alguém estabelecer relação direta com a organização); e a organização “falada” (processos de comunicação que, não sendo a partir de relações diretas com a organização, referem-se a ela).From the paradigm of complexity, Organizational Communication is understood as a process of construction and dispute of senses within the scope of organizational relations. Organizational Communication contemplates three stretched and interdependent dimensions: the communicated organization (authorized speech); the communicative organization (authorized speech and other communication processes that are always updated when someone establishes a direct relation with the organization); and the “spoken” organization (communication processes that, although not having direct relations with the organization, make mention to it).Desde el paradigma de la complejidad, se comprende la Comunicación Organizacional como un proceso de construcción y disputa de sentidos en el ámbito de las relaciones organizacionales. Se afirma que contempla tres dimensiones tensas e interdependientes: la organización comunicada (habla oficial); la organización comunicante (habla oficial y demás procesos comunicacionales que se actualizan siempre que alguien establece una relación directa con la organización); y la organización “hablada” (procesos de comunicación que no se producen a partir de relaciones directas con la organización, pero que se refieren a ella).Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2009-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13901310.11606/issn.2238-2593.organicom.2009.139013Organicom; v. 6 n. 10-11 (2009): Comunicação Organizacional e Relações Públicas: pesquisa, reprodução, aplicação; 115-1202238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139013/134361Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessBaldissera, Rudimar2017-11-06T12:10:53Zoai:revistas.usp.br:article/139013Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:24.455912Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade
Organizational Communication from the complexity perspective
Comunicación Organizacional en la perspectiva de la complejidad
title Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade
spellingShingle Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade
Baldissera, Rudimar
Comunicación Organizacional. Paradigma de la complejidad. Sentidos.
Organizational Communication. Paradigm of complexity. Senses.
Comunicação Organizacional. Paradigma da Complexidade. Sentidos.
title_short Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade
title_full Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade
title_fullStr Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade
title_full_unstemmed Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade
title_sort Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade
author Baldissera, Rudimar
author_facet Baldissera, Rudimar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baldissera, Rudimar
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicación Organizacional. Paradigma de la complejidad. Sentidos.
Organizational Communication. Paradigm of complexity. Senses.
Comunicação Organizacional. Paradigma da Complexidade. Sentidos.
topic Comunicación Organizacional. Paradigma de la complejidad. Sentidos.
Organizational Communication. Paradigm of complexity. Senses.
Comunicação Organizacional. Paradigma da Complexidade. Sentidos.
description A Comunicação Organizacional é entendida, a partir do paradigma da complexidade, como processo de construção e disputa de sentidos no âmbito das relações organizacionais. Afirma-se que ela contempla três dimensões tensionadas e interdependentes: a organização comunicada (fala autorizada); a organização comunicante (fala autorizada e demais processos comunicacionais que se atualizam sempre que alguém estabelecer relação direta com a organização); e a organização “falada” (processos de comunicação que, não sendo a partir de relações diretas com a organização, referem-se a ela).
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139013
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2009.139013
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139013
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2009.139013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139013/134361
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 6 n. 10-11 (2009): Comunicação Organizacional e Relações Públicas: pesquisa, reprodução, aplicação; 115-120
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047108844388352